O Pop!OS virou modinha?

De boas mano!!! O que quis dizer é que durante algum tempo “bastante tempo por sinal” a Canonical (Ubuntu e derivados) introduzia bugs no GNOME pois preferia utilizar bibliotecas desatualizadas, e eu como sempre estava ali nos fóruns do Ubuntu, e vendo o pessoal tratando aquilo como se fosse um problema do GNOME quando não era. Eu pedia para as pessoas testarem o comportamento no Debia/Fedora e Arch e o problema não existia lá.

1 curtida

Sim, eu acho importante a conscientização para minimizar essas coisas. Ao mesmo tempo, isso também pode ser visto como uma consequência do modelo aberto de desenvolvimento.

Se fosse fechado, esse problema não existiria. Uma vez que não é, se tenta minimizar, mas não se pode condenar porque alguém fez o que queria com um software livre.

Não tenho certeza como essa parte funciona, mas se existem guidelines para derivação de trabalho, e a empresa não segue, a empresa deve arcar com as consequências de fugir disso e nunca deve esperar que a comunidade GNOME goste da tal empresa.

Simultaneamente, se a empresa não se importa com isso e na outra ponta, usuários e clientes são ajudados, alguém ainda está saindo feliz. Essa não é a melhor possibilidade, porque fere a sua base de desenvolvimento, mas realmente pode acontecer, e a ideia é lutar para que não ocorra.

O Ubuntu me parece estar de acordo a enviar todas as modificações que eles fazem para o GNOME, o GNOME escolhe o que implementa ou o que não. Essas guidelines, como as do tema, são particularmente interessantes.

Lembra do lance do tema Ambiance (antigo do Ubuntu), que quebrava o visual de alguns Apps do GNOME? Os devs reclamaram (com razão), porque o tema implantado quebrava o app deles e não era quem implementava o tema que recebia o bug pra corrigir. Isso acabou gerando temas mais conscientes, talvez não perfeitos, mas o Yaru e o Pop!_Theme de hoje, são praticamente recolors do Adwaita.

Talvez pudessem haver diretrizes desse tipo pra mais coisas, não sei se há, de fato.

3 curtidas

Eu torço mesmo para que tanto a System76 quando a Canonical e Zorin ofereçam ideias ao pessoal do GNOME e tentem implementar no código e não através de extensões como vem sendo feito.

1 curtida

Concordo com você. Lembro quando comecei a ver seus vídeos e via uns comentários dizendo que o Mint era modinha. Como disse por aqui antes eu acho o pop interessante e entendo ele “virar modinha”.

Apenas gostaria de deixar claro que a intenção do tópico não é rebaixar o pop, falar dele de modo pejorativo, desmerecer e etc, queria apenas descontrair aqui com a galera já que vi alguns memes e pensei que seria legal falarmos sobre, mas em nenhum momento quis que isso fosse algo ruim, apenas humor :blush:

2 curtidas

O Zorin em particular é um que muda bastante o tema inclusive. Mas ele também é responsável por ter ajudado muita gente a chegar no Linux, eu inclusive. :slight_smile:

Vejamos o caso do Zorin, olha pro visual dele… (tempo pra catar um screenshot haha), a idea de como o GNOME deve ser por eles, é muito diferente da ideia do projeto GNOME, essas modificações que eles fazem nunca seriam adicionadas ao projeto.

Aí eles tem duas alternativas, trabalhar sobre extensões, que é a forma modular e oficial de modificar o comportamento do GNOME, ou criar um fork do GNOME e criar o “Zorin Shell” e não ajudar mais tão diretamente o GNOME assim.

Qual escolher?

1 curtida

Sim, tem mesmo, se você voltar um pouco mais, vai encontrar as pessoas falando o mesmo do Deepin, quando eu usei por um tempo, com o Ubuntu também, etc.

No fundo essas pessoas estão dizendo (pode ler na voz do cebolinha): “Que dloga, a modinha nunca é a minha distlo”.

:rofl:

Ah sim o Zorin-shell é totalmente diferente, mas as modificações que eles fizeram na CC de alterar o tema eu achei muito boa, uma empresa que quase nunca é citada a Purism fez a libhandy que possibilitou as aplicações do GNOME serem utilizadas em smartphones, não desmereço o trabalho de nenhuma delas, só não concordo em manter bibliotecas antigas inserindo bugs aonde não deveria existir.

Boa sacada, eu acho que você deve utilizar o que é melhor pra você sempre. Eu tenho usado o GNOME a uns 20 anos e o que menos importa é a distro.

Pois é :joy: bom vou procurar uns vídeos seus mais antigos pra ver esses comentários, me divirto! Dio já vi cada comentário nos seus vídeos que misericórdia :joy: :joy:

1 curtida

O complicado @steph de se ter um canal com tantos anos é que eu comecei ele quando tinha 19/20/21 anos (nem lembro mais), e eu era uma pessoa diferente naquela época, mas minhas opiniões e memórias ficaram gravadas na internet dessa forma, aí a pessoa vê um vídeo super antigo e talvez em algum vídeo recente eu me contradiga de alguma forma, aí ela se perde, OU pensa que eu estou falando besteira ou algo assim.

Reflexos do tempo, acho que quase ninguém é acostumado a essa ideia de registro de memórias via um canal do youtube.

Pega por exemplo esse vídeo sobre o Manjaro GNOME: PRA QUÊ TUDO ISSO, MANJARO GNOME? - YouTube Ele já mudou bastante de lá pra cá (7 meses mais ou menos), porém, se a pessoa não se atentar para a data do conteúdo, vai pensar que é um sistema diferente.

Não dá pra contar com a lógica de todo mundo, infelizmente.

1 curtida

Verdade! Uma coisa que acho engraçada é quando você muda de distro e as pessoas ficam “meu deeeeuuuss como assim você mudou de distro??? Mas Você AMAVA o Mint como ousou mudar de distro??”
Pô será que não foi pq você quis? As vezes o pessoal gosta de se fazer. Já vi cada auê nesses comentários, santa paciência que você tem viu!

Queria aproveitar só pra dizer que gosto muito dos seus vídeos de reflexão, aquele que você fez sobre o paradoxo das escolhas e do quanto somos livres no Linux é ótimo, um dos meus favoritos. Amo refletir sobre as coisas e é bem legal ver você refletindo sobre coisas que tmb paro pra pensar.

Já aconteceu algumas vezes mesmo hahaha

Isso realmente deveria ser óbvio, mas parece que não é. haha

Muito obrigado, eu gosto de compartilhar os meus pensamentos e é sempre muito legal quando alguém se identifica. Eu vi que você é recente no fórum aqui até, queria dizer um “seja muito bem-vinda” pessoalmente, espero que seja divertido e enriquecedor de alguma forma. :slight_smile:

Abraços!

Obrigada!! Estou amando esse lugar, ótimo trabalho que você fez criando esse fórum! O pessoal já me ajudou muito com alguns problemas que enfrentei. Estou feliz de ter encontrado uma comunidade tão legal e prestativa!!

Além de ser novata no fórum, sou também no mundo Linux, vai fazer 2 semanas que migrei! Tava tão cansada do Windows que nem fiz dual boot, fui na cara e na coragem hahaha

3 curtidas

Coragem mesmo viu haha, eu mesmo demorei muito mais pra ter só Linux no PC haha

2 curtidas

Desbravador!

1 curtida

Eiitaaaa
Polemica!!
kkkkkkkkk

1 curtida

Dei as mãos pro seu vídeo ensinando a instalar o Mint e fui! Nunca tinha formatado antes, cê não imagina o nervoso que fiquei de fazer besteira :joy: mas depois disso já “perdi o medo” pq já formatei mais vezes, qualquer erro que dá e demoro a achar resposta eu já formato kkkkkkk agora que tá tudo certinho já parei com a loucura de formatar sempre hahaha

2 curtidas

Eu falava a mesma coisa.
Disse o cara, que ontem mudou para o Fedora.

Para mim a resposta é sim! kkkkk

Testei o pop!_OS, vi que não era tudo que falavam e voltei para o Ubuntu na mesma hora, agora estou com Kubuntu e não volto para o GNOME tão cedo! rsrs

Meu deus :joy: mas cê sabe que acho que dei sorte? Me encantei demais com o Mint, meu note é antiguinho e o Mint ressucitou o coitado. Mas confesso que acredito que se eu tivesse um note mais potente eu provavelmente seria uma saltadora de distro :joy:

3 curtidas

Acho que ele acabou virando “modinha” alem disso na real mais pela praticidade, mas ainda n testei meu transtorno de SDA ja ta batendo e ja to com o pop no pendrive… (Coloquei uma disto faz uma semana kk)

2 curtidas