O Pop Os! roda em computadores fracos?

Olá, eu sou iniciante no mundo linux, portanto, queria poder adentrar mais nesse novo “mundo”, mas ainda não sei ao certo se a distro que escolhi vai rodar bem em meu computador ( Pop OS!), meu setup conta com um processador pentium quad core de 2,4 Ghz e 4GB, vocês podem me dizer se, com estas configurações, meu computador poderá suportar o pop os! ?

Obs ( eu pensei em instalar o linux mint Xfce, porém, para desencargo de consciência, decidi de abrir este tópico )

1 Curtida

Com 4 Gigas vai ficar meio lento, eu não recomendaria… rodar, até que roda, mas vai rolar sofrimento sim, ainda mais se não for com ssd

3 Curtidas

Com as suas configurações em tese daria para rodar, mas… eu não arriscaria.

1 Curtida

Vai de Big Linux ou Regata OS, que te atenderão melhor.

1 Curtida

Ótima escolha!
principalmente para quem está iniciando.

Já rodei o Pop num i3 com 4Gb de RAM. Não recomendo.

3 Curtidas

Quad Core antigo (~2012) com 8GB de RAM roda o GNOME razoavelmente bem. Eu uso no dia a dia, às vezes dá uma travadinha, mas dá pra usar numa boa.

Mas, em PC com 4GB de RAM, eu ficaria com Linux Mint XFCE.

Não é nem que não dá para usar GNOME com 4GB, dá sim. Mas, se você abrir muitos aplicativos e abas de navegador simultaneamente, a coisa vai começar a ficar lenta.

Com esse hardware “roda”, e seu hardware não exatamente fraco, mas, o Pop com o monte de plugins que rodam em segundo plano é bem pesadinho. Tem muita coisa boa que você pode executar com esse hardware.

1 Curtida

Eu já acho o contrário, vale arriscar, nem que seja para dizer que não roda bem.
Não tem jeito, só testando para saber.

As vezes o desempenho pode ser aceitável para quem está usando, por isso é bom botar a mão na massa.

Aliás, nem precisa instalar, pelo modo Live já dá para ter uma ideia.

4 Curtidas

Teoricamente seu pc vai rodar o gnome de boa, mas vai depender da forma que voce usa, tipo, se voce costuma abrir muitos programas pode dar ruim, mas fica so navegando na net, ai vai ser tranquilo.

1 Curtida

Gnome exige uma placa de vídeo razoável, processadores da Intel até a Terceira Geração ( Ivy Bridge ) sofrem com isso, a não ser que tenha uma placa de vídeo dedicada, o outro fator que pesa muito é a Memoria, gnome é um pouco gastão de RAM ainda mais o POP_OS. 4GB hoje em dia é pouco.

3 Curtidas

Eu uso Gnome num I3 3ªG com Intel HD 4000 e vai bem… mas com sdd e 8 GB DDR3, que seja dito. Ou seja, ruim de um lado, compenso do outro!

Cara, rodar roda, eu tenho um micro velhinho aqui que usava para testar as Distros, antes que colocar no PC principal, é um Core 2 Duo E7500, 2 GB de ram é HD de 500GB, instalei o Pop e deu pra usar para coisas básicas, mas já para ver videos no Youtube começava a pesar mais, das distros normais que utilizei ele rodou até que bem o Mint com Cinnamon, Ubuntu Mate ficou legal, mas como o pessoal recomendou, eu iria de XFCE.

2 Curtidas

Cara, honestamente eu não recomendo essa distro pra vc não, eu tenho configurações um pouco melhores que a sua e essa distro travou demais.

Mas se você quer usar o GNOME de qualquer jeito, recomendo que você use o Fedora, caso contrário tente usar alguma distribuição com o Plasma mesmo que já vai ficar de bom tamanho.

1 Curtida

Fiz esse caminho do POP > Fedora e parece até que troquei de máquina. Ficou extremamente fluído (apesar do consumo de ram ser parecido, levemente menor no fedora)
XEON E5450 3.0ghz x4
8gb ram DDR3
SSD

Recomendo ao OP caso queira se manter no GNOME.

Para essa configuração, sistemas com Gnome talvez fiquem um pouco pesados. Melhor ir atrás de um Xfce, KDE ou MATE. Se você quiser arriscar, pode tentar o Ubuntu Budgie (o Budgie é mais leve que o Gnome), mas é possível que ainda fique um pouquinho lento.

EDIT: Esqueci de falar do LXQt e LXDE. Pode tentar algum com essas interfaces que são ridiculamente leves.

1 Curtida

Fiz um teste:
Num notebook i5 7200u (2c/4t) + intelHD + 940mx + 8gb ram.
Coloquei a GPU da intel para funcionar e desativei o HT.
O sistema não ficou fluído, com algumas travadinhas aqui ou ali e animações que pareciam sem fluidez (fps baixo), voltei com a GPU dedicada e o HT e o sistema está rodando normal.

O meu tem apenas 2 cores, um i7-4500U com 8GB em dual-channel, roda perfeitamente bem.

Bom, eu já usei com 2GB (se você caçar meus prints antigos aqui no fórum e olhar o fetch vai ver), e ele aguentava até que bem, só que eu era meio monotarefa.

eu uso o pop os num notebook bem modesto (i3 m380, 4 de ram ddr3, ssd de 480), e não tenho nada a reclamar, uso até maquina virtual do windows 10, mas eu dei uma otimizada nele, como eu faria mesmo se tivesse um pc top (odeio a sensação de hardware desperdiçado). desliguei algumas coisas que iniciam junto com o gnome, baixei o swapness pra 5, e ele inicia assim (isso com o plank dock e mais de 12 extensões iniciando junto)

1 Curtida