O PoP OS não permite o uso do Gnome Extensions?!

Bom tarde.
Recentemente instalei o POP-OS e realmente está muito bom, muito bem acabado etc. Pena não ser baseado em Arch… rsrs… Bem, ocorre entretanto que não sei por que motivo nele não funcionam plug-ins do Gnome tipo o Applications View in Colunms e o script para maximizar/minimizar ao clicarmos no ícone do Dash. Duas funções bem bacanas e que infelizmente não encontrei ou não se aplicam ao PoP-OS (o que eu acho uma pena).
Vocês saberiam informar se há algum meio de instalar esses recursos?

Valeu e tudo de bom.

Boa tarde.

Com relação as extensões, instale este pacote:

sudo apt install gnome-shell-extensions

E com relação ao minimizar/maximizar, execute este comando:

gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock click-action 'minimize'

Reinicie e veja se resolve.

jdt@pop-os:~$ sudo apt gnome-shell-extensions
E: Operação gnome-shell-extensions inválida
jdt@pop-os:~$ gsettings set org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock click-action ‘minimize’
Nenhum esquema “org.gnome.shell.extensions.dash-to-dock”
jdt@pop-os:~$

Nada feito, infelizmente…

Acho que você vai ter que baixar a extension da página

https://extensions.gnome.org

E procurar a dash-to-dock

O jeito mais rápido de instalar é clicar no link que diz

Click here to install browser extension

Daí, sair dando as permissões pedidas.
Com isso, “o próprio browser” se encarrega de instalar a extension para você. Basta colocar o botão (que vai aparecer) da extensão em “ON”

Se não quiser fazer assim, você pode

  1. baixar o zip da extension (precisa informar a versão do gnome-shell)

  2. Daí, criar um diretório em ~/.local/share/gnome-shell/extension/nomequalquer

e extrair o arquivo zip para esse diretório.

  1. E também vai precisar baixar o gnome-tweak-tool para habilitar a extensão.

  2. Depois executar

gnome-tweaks

e habilitar a extensão.

  1. Acho que precisa reiniciar a sessão (ALT-F2 e digita r)

Só depois dá para você usar o gsettings que o @MotaC passou.

O Pop!_OS compartilha dos repos do Ubuntu, estranho não poder instalar a gnome-shell-extensions,

De qualquer forma a dica do colega @chimpa_theist substitui a que dei acima. Teste e poste o resultado.

Eu uso as extensões… O que me refiro mais especificamente é que no Ubuntu eu tinha algumas extensões e que por sinal gostava muito e infelizmente no Pop-OS por algum motivo elas não funcional:

  1. O Applications View in Colunms e

  2. O Script para maximizar/minimizar ao clicarmos no ícone do Dash.

Você foi na página e habilitou ?
Eu vou testar numa iso do pop aqui.

Como eu disse, para habilitar a dash-to-dock é só ir no site e clicar nesses lugares com a seta amarela.

1 curtida

Depois você pode instalar o tweaks

sudo apt install gnome-tweaks

gnome-tweaks

e configurar o click para minimize.

Ôpa… olha as coisas melhorando.!!! Extremamente simples e eficiente. Show de bola… Tópico 2 - RESOLVIDO

Agora só falta o 1. o Applications View in Colunms ou alguma extensão que faça o mesmo.

Vc está usando o 20.10? Se for, não vai funcionar
Ele só vale até o Gnome 3.36, o Pop 20.10 usa o Gnome 3.38…

1 curtida

Exatamente… Pop 20.10
Mas não haveria sequer algo que se assemelhasse? Que tenha o mesmo propósito?

1 curtida

Não, até onde sei. O novo Gnome aparentemente não permite mexer no formato 6x4 da grade de apps, só na ordem e na criação de pastas de forma mais livre. Aí, dependendo do monitor, vai ficar esquisito - um paliativo é ativar o fracionamento de tela (HiDPI), mas nem sempre fica bom

1 curtida

Pooooxa que pena. Aliás, é uma pena que eventualmente nos deparemos com questões assim no universo Linux. Algo que era uma sacada show de bola simplesmente deixa de funcionar “na próxima versão” (ao invés de ser incorporado no projeto principal). Mas enfim, creio que se é assim, posso fechar o tópico. Desde já muitíssimo obrigado e tudo de bom.

1 curtida

Como as extensões são “independentes” do projeto Gnome, isso acontece mesmo - ao contrário do KDE Plasma, onde esse tipo de contribuição tem curadoria da KDE e é incorporada aos repositórios da DE. Mas a comunidade age rápido e possivelmente logo a extensão volta a funcionar (no entanto, como o 40 vem logo, capaz do povo estar esperando por ele)

1 curtida

Se essa é a solução, marque-a, ajuda a quem visitar o tópico a resolver a vida! :wink:

1 curtida

Faltou o install no comando:
sudo apt install gnome-shell-extensions

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.