O Okular não 'fala'

Olá pessoal…

Alguém pode me ajudar com esse problema? Quero usar a função “Falar página atual” e “Falar documento inteiro” do software Okular, mas ela está aparentemente desabilitada. Eu busquei solução para esse problema e não encontrei. Parece algo básico que as pessoas não se dão ao trabalho de explicar como resolver.

Em Frequently Asked Questions - Okular há uma menção a esse fato onde dizem que:

========================================

Por que as opções de fala no menu Ferramentas estão desabilitadas?

Porque você não tem um serviço de fala em seu sistema, instale a biblioteca de fala Qt e tudo deverá ficar habilitado Por que as opções de fala no menu Ferramentas estão desabilitadas?

Porque você não tem um serviço de fala em seu sistema, instale a biblioteca de fala Qt e tudo deverá ficar habilitado

========================================

Mas eles não explicaram como resolver o problema, ou sja, como eu instalo um serviço de fala em meu sistema.

Em docs ponto kde ponto org /trunk5/pt_BR/kdegraphics/okular/menutools ponto html é falado algo semelhante quando eles dizem:

========================================
Ferramentas → Falar o documento inteiro , Ferramentas → Falar a página atual , Ferramentas → Parar de falar , Ferramentas → Pausar/Continuar a fala

Estes itens permitem-lhe falar o documento inteiro ou apenas a página atual, bem como parar a fala usando o serviço de sintetização de voz do sistema. Este serviço é oferecido por uma biblioteca do Qt™ que encapsula o ‘speech-dispatcher’ no Linux® e os sistemas de fala nativos das outras plataformas. É possível escolher a voz atual através da página de configuração de [Acessibilidade] do Okular.

========================================

No vídeo do Dionatan que ele fala sobre QT (O que é GTK e Qt? (Linux) - Diolinux Explica - YouTube) não me pareceu que este seja o Qt que preciso para resolver o problema de fala do Okular. Já instalei tudo relacionado com o Okular que tem na loja de aplicativo do Linux Mint e continua sem funcionar.

Alguém sabe como posso fazer o Okular ‘falar’?

Um grande abraço
Luís Cláudio LA

1 curtida

Instala o speech-dispatcher que deve funcionar, ou algum dos pacotes relacionados a ele.

1 curtida

Olá @anon17586640

Obrigado por responder Como eu faço isso?

Tentei

sudo apt-get speech-dispatcher
e ele me retornou:

E: Operação speech-dispatcher inválida

Abração

1 curtida

Só contando minha experiência:

No gentoo eu resolvi testar essa função de fala. Recompilei o programa e instalei todas as dependências conforme o pacote pedia. Realmente funcionou, mas a qualidade não era legal e pra piorar ele lia como se fosse inglês. Tentei achar configurações para mudar o leitor para português mas não achei. Aí desisti pois era apenas teste mesmo…

Talvez o que possa te ajudar é verificar quais são os pacotes recomendados. No seu gerenciador de pacotes, verifique essa opção para o okular e instale-os.

1 curtida

Olá @Deleterium… Obrigado por responder.

Será que existe algum leitor de PDF razoável em português? Espero que no Okular ele pelo menos leia de forma “entendível”… É uma função muito interessante para que a gente possa fazer outras coisas enquanto tem acesso ao conteúdo de um texto…

Enfim… Nesse link Make PDFs talk - Linux.com o autor fala de instalar o software da Adobe, mas no link que ele deixa não há opção de instalação para o Linux. Só Windows e MAC.

Enfim… Se alguém conseguir ajudar o Okular a falar… :">

Abração

2 curtidas

Faltou um install aí antes do nome do pacote…

sudo apt install speech-dispatcher

Olá @anon17586640

Realmente eu me esqueci do “install”. :relaxed: O pacote foi instalado agora, mas o Okular ainda não “fala”. Já fechei e abri o programa novamente e a função continua desabilitada.

Se tiver alguma outra ideia… :slight_smile:

Abração.

Tem uns pacotes complementares, se você digitar o comando e apertar Tab no final, vão aparecer as opções, vai tentando, alguma deve servir.

Tem o espeak.

Olá @anon17586640

Instalei o espeak (sudo apt-get install espeak), e tudo que começa com espeak-(…), mas não funcionou. O Okular não ‘fala’ ainda.

Instalei também todos os pacotes cujo nome começa com okular-(…), mas não funcionou.

Como eu instalo a Biblioteca “Qt” que é falado lá na minha primeira postagem? [ (…) instale a biblioteca de fala Qt e tudo deverá ficar habilitado]

Abração.

Já instalou esses pacotes?

speech-dispatcher - Common interface to speech synthesizers
speech-dispatcher-audio-plugins - Speech Dispatcher: Audio output plugins
speech-dispatcher-espeak-ng - Speech Dispatcher: Espeak-ng output module
speech-dispatcher-baratinoo - Speech Dispatcher: Baratinoo (VoxyGen) output module
speech-dispatcher-cicero - Speech Dispatcher: Cicero output module
speech-dispatcher-doc-cs - Speech Dispatcher documentation in Czech
speech-dispatcher-espeak - Speech Dispatcher: Espeak output module
speech-dispatcher-festival - Suporte do Festival para o Speech Dispat
speech-dispatcher-flite - Speech Dispatcher: Flite output module
speech-dispatcher-kali - Speech Dispatcher: Kali output module
speech-dispatcher-pico - Speech Dispatcher: Pico output module
speech-dispatcher-ibmtts - Speech Dispatcher: IBM TTS output module

O pacote que você tá buscando, deve ser esse:

sudo apt install qtspeech5-speechd-plugin 

Fiquei curiosos estes dias pra testar essa função foi como dito:

Ai eu pensei :thinking: tem pra windows também vou testar e quem diria funcionou…
Ou seja no linux talvez não tenha uma “voz” em português ou tem um pacote e eu não sei.

1 curtida

procure um leitor chamado foliate Foliate, um leitor simples e moderno de ebooks - Diolinux ou aqui Foliate — A simple and modern eBook viewer for Linux desktops

Então, atualizando o tópico e tentei novamente configurar o sistema de fala de okular e agora sim resolveu!

  1. Instale o pacote speech-dispatcher-espeak-ng da sua distribuição
  2. Instale o pacote rhvoice para ter uma voz de boa qualidade
  3. rode o comando spd-conf e configure para usar o espeak-ng, realize a opção de configuração para usuário (user) e na hora do idioma digite pt.
  4. Agora o okular já deve estar lendo em boa qualidade de áudio. Se não aconteceu, faça logoff da sessão, login, inicie o speech-dispatcher manualmente, abra o okular e inicie a leitura.
1 curtida

Para instalação do:

sudo add-apt-repository ppa:linvinus/rhvoice
sudo apt-get update
sudo apt-get install rhvoice
1 curtida

Olá novamente @Deleterium , fiz esse procedimento e continua ruim (muito).

Okular reconhece apenas o speech hd nas configurções, esse pode ser o problema?

Amigo, veja se este link te ajudar: Como instalar as bibliotecas Qt4 no Ubuntu 20.04 LTS e derivados