O NODEjs nao abre no linux mint

Ja instalei o node pela lojinha do mint como podem ver na foto 1, e pelo terminal como na mesma, mas ele nao abre aparece aquela mensagem no fim do terminal na imagem 1,
E a versão dele fica aquela da imagem 2, sendo que no site a versaõ é bem mais recente imagen 3.
Desculpem sou meio cru no linux



Instala pelo NVM, o do terminal é desatualizado

nvm é um comando no terminal?

Claro que não GitHub - nvm-sh/nvm: Node Version Manager - POSIX-compliant bash script to manage multiple active node.js versions

Opa amigo, tudo bom? To tentando migrar para o Linux para estudos e desenvolvimento então dei uma leve embananada para instalar o Node também rs.

Primeiro, vá no terminal e rode para desinstalar a sua versão do NodeJS:
sudo apt remove nodejs

E depois rode para instalar na versão que você quiser:
sudo snap install node --classic --channel=12
(No caso, ele instalará a versão 12 LTS mas você pode alterar para a versão que quiser)

Lembrando que eu realizei esse procedimento no Ubuntu 20.04 mas imagino que também deve funcionar perfeitamente no Linux Mint, que possui a mesma base de funcionamento.

Espero que eu tenha ajudado :slight_smile:

Fonte: distributions/README.md at master · nodesource/distributions · GitHub

1 curtida

Para instalar a versão mais recente e estável do NodeJS 12, você pode rodar esses dois comandos no terminal:
$ curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_12.x | sudo -E bash -
$ sudo apt install -y nodejs

É assim que a própria documentação trata, aqui distributions/README.md at master · nodesource/distributions · GitHub

Pois é, fiz de todas essas maneiras, e todas instalaram ele mas ele nao aparece ali junto dos outros no canto esquerdo e quando vai no terminal aparece aquele erro.
todas as vezes apareceu aquele erro, e é o mesmo erro desde aquela primeira foto quando eu instalei pela lojinha do mint, será que ta faltando alguma coisa pra instalar no meu linux tipo um driver, uma biblioteca ou algo assim? ou é pq nao tem geito mesmo?

Mas o Node não vai aparecer no Menu mesmo, você só conseguirá usar ele por CLI.

Depois que fez a instalação, reabriu o terminal pelo menos? Eu dei uma rápida pesquisada e esse erro tem a ver com uma variável de ambiente.

Eu sempre instalo o Node utilizando o asdf, que é um gerenciador de runtimes, assim como o nvm e afins, porém ele funciona com um sistema de plugins, onde você instala o plugin específico para instalar o runtime, que neste caso do Node é: asdf-nodejs.

1 curtida

Menu de apps é pra apps mesmo o node é um software projetado pra iniciar pelo terminal, tem como adicionar ao menu? Tem mas é meio non sense se for parar pra pensar

Esse erro só está dizendo que o node não encontrou o arquivo de histórico ou seja, o arquivo onde o node vai salvar tudo que você digitar, no geral basta criar esse arquivo, uma forma (dentre as bilhões existentes) é rodar:

touch ${HOME}/.node_repl_history

Não, esse “erro” não é do Mint mas sim do próprio Node como tá escrito, ele também não afeta o uso e o funcionamento do Node, isso está na documentação do Node, link já na seção:

https://nodejs.org/api/repl.html#repl_persistent_history

Sim, isso é normal, a versão do repositório é a versão que os desenvolvedores e colaboradores do sistema testaram a versão latest pode ser obtida com os passos do @juliomoura

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.