O navegador Firefox está entrando em extinção?

Revivendo o tópico… a opinião de vocês ainda se mantém a mesma em relação ao Firefox. Eu ainda utilizo o Firefox, é o navegador que mais estou adptado, com tudo configurado, sei como funciona, e etc.

Poréem, eu sei que a Mozilla não tem tanto investimento quantos outros navegadores mas ainda assim eu sinto um desenvolvimento muito lento do Firefox. As coisas para acontecer, as mudanças, demoram uma eternidade.

O Vivaldi a cada dia é um recurso ou algo de novo, o Brave recentemente adquiriu o seu próprio buscador, o Chrome… bom, é o Chrome. Opera tem suas features que agradam há vários usuários, o OperaGX consegue ir ainda além.

Enquanto isso no Firefox a gente se acostuma mais a ver projetos e ideias sendo mal executados ou “flopando” a cada instante.

  • Firefox Lockwise (até hoje encontro problemas nesse serviço, principalmente no app)
  • Firefox Notes (esse morreu, eu até utilizava, mas…) poderia há muito tempo ter sido colocada como um recurso nativo no navegador, mas não teve nada.
  • Firefox Send foi pra vala
  • Não existe um gerenciamento fácil de “perfis”, a extensão “Multi-Account Conteiners” que é muito util poderia também ser implantada de forma nativa, não é, e nem traduzida para o PT-BR chega a ser.
  • Visualmente falando, não vejo muita mudanças há muito tempo, e não estou com muita fé nessa nova atualização.
7 curtidas

Eu não consigo ver outra alternativa no quesito privacidade alem do Firefox ( sei que privacidade na internet é uma incógnita ) então ele segue padrão e o Chomium para traduzir alguns sites.

Parece que vem uma grande atualização no visual o Firefox alem de alguns recursos para tratamento de cookies.

2 curtidas

Acho que essa próx atualização é o que decidirá se eu vou me manter no firefox ou não, até lá, eu continuo utilizando.

1 curtida

Ainda segue sendo relevante, tanto no Windows, quanto no Linux, mas, face ao aumento da concorrência nos últimos anos vem perdendo espaço em particular no Windows.

1 curtida

Se a mozila morrer o firefox continua.
Ele é o navegador Tor e ele é um navegador que oferece privacidade e proteção contra rastreamento.
É bem capas da equipe Tor continuar o Firefox.

4 curtidas

Então você não acompanha o desenvolvimento, porque eu vejo que eles estão bem ativos e sempre lançando coisas:

Na mais recente versão, a 86, criaram um conceito todo novo de proteção de cookies, o cookie jar, que inibe que os cookies compartilhem informações entre si, um verdadeiro isolamento.
O PiP, que é aquela função de ver uma miniatura do vídeo enquanto faz outra coisa, agora aceita mais de um vídeo ao mesmo tempo.
O modo de impressão foi totalmente reformulado.

Na versão 85 foi criado uma nova forma dos sites usarem o cache, novamente, protegendo a privacidade do usuário.
Houve mudança nos favoritos.

Desde a versão 81, o Firefox suporta aceleração de hardware para vídeos, dos mais variados tipos.

Visualmente vão mudar novamente, conforme já noticiei.

Enfim, eu acho que eles estão focando mais em algumas coisas e saindo de outras, para ter maior foco. Eles tinham muitos projetos sendo executados ao mesmo tempo.

Vivaldi e Brave podem se dar ao luxo de não ter que desenvolver a engine também, eles basicamente pegam o Chromium e dão um tapa por cima. O trabalho executado pela Mozilla é muito maior.

5 curtidas

Direto eu recebo notificação no meu Firefox sobre os novos recursos.
O Firefox leva muito a serio a privacidade e rastreamento.

4 curtidas

Eu gosto do firefox principalmente por conta dos containers e da integração com pocket. O problema e que algumas coisas como por exemplo o Office Online rodam melhor nos navegadores baseados no chromium, e pelos ultimos benchmarks q eu to vendo firefox esta gastanto tanto ou mais RAM q o chrome. Se n fosse for essas coisas eu usava o firefox 100% do tempo.

Na maioria dos casos são updates “por de baixo do capô”, não que sejam irrelevantes (longe disso). Mas do ponto de vista “comercial” tem que ser algo que chame a atenção de possíveis novos usuários.

Os diferenciais do Firefox, muitas vezes ficam escondidos no próprio navegador. Além das coisas que são colocadas como extensões sendo que poderiam ser implementadas de maneira mais orgânica (como eu já havia dito).

Essas 4 primeiras extensões, poderiam facilmente vir de forma nativa.

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/search/?promoted=line&type=extension

Também poderia haver um local como “produtos Mozilla” onde agrupasse as ferramentas criadas pela equipe.

Falo isso, pois vejo como uma forma de divulgar o navegador.


Realmente, aí você tem um ponto. Remar contra a maré é complicado.

1 curtida

Pois é nenhuma delas é uteis para mim.
E o pior não teria como eu desinstalar.

Só não usar ‘-’.

Muito mais fácil ter e você escolher usar ou não, do que um novo usuário adivinhar que o seu navegador tem tal função e que ela ainda deve ser adicionada a ele.

Fazendo um paralelo, é muito mais fácil você vender para mais da metade dos usuários de internet um Linux Mint que vem com várias ferramentas já instaladas do que um Arch Linux da vida.

1 curtida

Ter um recurso e ele não ser usado é a escolha do usuário.
Não poder usar um recurso por ele não existir é incompetência do desenvolvedor.

Pois é sabia que seria uma desgraça coisa inutil no navegador para mim.
Seria melhor você instalar e deixar o navegador como esta.
Você só pensa em você.

O recurso existe esta aque
Já penso se os que eu gosto tivesse no navegador e fosse inútil para você imagina ter todas as extensão do navegador na linha principal do navegado?
Sim todo mundo usa varios tipo de extensão não é só a sua listinha.

Ue pede para eles colocar o os meus também e de todos no mundo.
É cada um…
É uma coisa tão obvia.

Tambem se a Mozilla largar mão do Firefox, é só algum outro projeto continuar ele, tipo criando um Firefork.

Já tem um firefork é o Tor Browser eu comente ai em cima.

E outra parace que vocês estão com dificuldade de entender eu não sei porque eu já expliquei 2 vezes e vai a terceira.
O firefox é para o publico que gosta de privacidade e anti rastreamento.
E quem gosta de open source.
É o publico dele é pronto.

Não importa se é 3% ele é para isso.
E para o Tor ele é perfeito a equipe do Tor pega o firefox quase pronto.

2 curtidas

Tor Browser? Eu acho isso bem dificil, talvez aquele WaterFox, ou o SeaMonkey.

Estou cansado de ver popup do firefox me notificando sobre privacidade e anti rastreamento toda atualização é a mesma coisa.
E eu nem uso esses recurso de privacidade e rastreamento.
Para mim é inútil.

As vezes vocês usam o Firefox de longo prazo mais toda atualização é uma coisa nova em rastreamento ou em privacidade.

1 curtida