O maior problema para doar ao opensource

O principal problema para doar a um projeto opensource é o método de transferência. Você compra qualquer app no android usando o sistema do google, em moeda nacional em valores variáveis. Sempre “compro”, quando uso um app, para ajudar o desenvolvedor.

Dôo regularmente para a wikipedia, que utilizo muito, pagando em reais via pix! Faço semestralmente num valor que posso assumir sem maiores problemas.

Mas para outro projeto não tenho como fazê-lo, se não tiver uma forma de pagamento como as mostradas na página do KDE. Obviamente que tenho paypal, como muitas pessoas aqui tem o mesmo ou um cartão de crédito.

Mas falta um meio muito mais prático, em moeda nacional, que se possa transferir qualquer valor sem burocracia, sem mecanismos que estejam fora de acesso para uma grande parcela da população mundial.

Não creio que as pessoas não colaborem porque vivam “no terceiro mundo”, sejam “pobres” etc e tal. Mas porque falte um sistema facilitado, universal, para “causas nobres”, como sistema de pagamento no smartfone do google. Mas porque se acostumaram com “software grátis”. Esse foi um passo fundamental no passado mas hoje é um erro.

Trabalho custa dinheiro e dinheiro move o mundo, inclusive o nosso. E não tem nada de errado com isso.

E qualquer pessoa pode doar. Se não puder fazê-lo com 1.000, 100, 10 ou 1 “dinheiros”, pode ser 0,1 a cada semestre que - no somatório geral - ajuda qualquer projeto.

Quem não pode doar “um litrão de cerveja” pro seu pinguim preferido, semestralmente?

3 curtidas

Acredito que seja mais algo cultural (o que faz todo sentido o país ser terceiro mundo), atualmente a população não tem coragem de agradecer, do que dirá fazer doação.

5 curtidas

Brasileiro é extrativista, só quer receber e cobrar por melhorias. Já vi muitos comentando que já não pagavam pelo proprietário, menos ainda pelo “gratuito”.

3 curtidas

nós dois usamos o linux há muito tempo, desde a época do modem discado. rsrsrs hj não preciso de suporte pago, pq me viro sozinho (fomos treinados assim). mas colaboro sempre com os demais projetos porque precisam de qualquer doação.

imagine vc, com sua distro, recebesse uma doação de 1.000 usuários x 10 reais/mês. seriam 10.000/mês para se dedicar a ela. e quem não pode doar 10 reais em um mês? n vai morrer por causa disso.

por isso sou contra esse negócio de “software grátis” no pinguim. n tem mais justificativa pra isso.

1 curtida

Pois é! Tô roteirizando nada menos que 35 aulas de introdução ao uso de uma distro Linux.
Tá muito corrido e ainda tenho que pausar o trampo pra ganhar o sustento.
É verdade que 10 dessas aulas são focadas em mostrar os desktop enviroment e nem inclui o i3, mas é para ser justo e não puxar sardinha única e exclusivamente para o TigerOS com Xfce.
São aulas gratuitas para ONGs e todos que entrarem no canal.

E sim, estão faltando as aulas falando sobre Stallman, Torvalds, Eric Raimond, etc.

2 curtidas