O principal problema para doar a um projeto opensource é o método de transferência. Você compra qualquer app no android usando o sistema do google, em moeda nacional em valores variáveis. Sempre “compro”, quando uso um app, para ajudar o desenvolvedor.
Dôo regularmente para a wikipedia, que utilizo muito, pagando em reais via pix! Faço semestralmente num valor que posso assumir sem maiores problemas.
Mas para outro projeto não tenho como fazê-lo, se não tiver uma forma de pagamento como as mostradas na página do KDE. Obviamente que tenho paypal, como muitas pessoas aqui tem o mesmo ou um cartão de crédito.
Mas falta um meio muito mais prático, em moeda nacional, que se possa transferir qualquer valor sem burocracia, sem mecanismos que estejam fora de acesso para uma grande parcela da população mundial.
Não creio que as pessoas não colaborem porque vivam “no terceiro mundo”, sejam “pobres” etc e tal. Mas porque falte um sistema facilitado, universal, para “causas nobres”, como sistema de pagamento no smartfone do google. Mas porque se acostumaram com “software grátis”. Esse foi um passo fundamental no passado mas hoje é um erro.
Trabalho custa dinheiro e dinheiro move o mundo, inclusive o nosso. E não tem nada de errado com isso.
E qualquer pessoa pode doar. Se não puder fazê-lo com 1.000, 100, 10 ou 1 “dinheiros”, pode ser 0,1 a cada semestre que - no somatório geral - ajuda qualquer projeto.
Quem não pode doar “um litrão de cerveja” pro seu pinguim preferido, semestralmente?