O Linux não é difícil, você que pode estar dificultando as coisas

Eu sou um usuário iniciante do linux (instalei na minha máquina a umas 3 semanas). Não era avançado no windows também, e depois que conheci o linux, o meu conhecimento sobre informática aumentou consideravelmente. Já fazem 8 meses (no momento em que escrevo esse tópico) que conheci o linux. De início, não podia instalar na minha máquina com medo de acabar fazendo besteira na hora da instalação (o uso do computador é compartilhado). Antes de realmente começar a aprender sobre esse mundo, ouvi algumas coisas como “linux é ruim” e “linux é difícil”. Comecei a conhecer mais sobre o esse mundo, e acabei vendo que o que tinha ouvido falar não passava de boatos. Porém, enquanto testava linux em máquinas virtuais, comecei a perceber que algumas coisas estavam sendo mais difíceis de serem feitas. Então, me veio o seguinte questionamento: será que o linux não é difícil mesmo? Comecei a repensar um pouco, e cheguei a conclusão que não, linux não é difícil. O que estava acontecendo é que eu estava rodando linux em máquina virtual, fazendo tudo por linha de comando, tentando fazer coisas como mudar da versão stable do debian para a testing, ou instalar o lxqt no linux mint, editar aquivos importantes, etc. Começar aprendendo linux mudando a interface do linux mint é um tiro no pé. Da mesma forma que você não aprende a andar de carro fazendo drift logo no começo do aprendizado, você também não vai aprender linux fazendo as coisas mais avançadas logo de cara. É preciso admitir que você não sabe sobre aquele sistema, e ir subindo degrau por degrau. Você provavelmente vai lidar com frustações durante o seu aprendizado, isso ocorre em tudo que você tenta aprender. Então, pare de fazer as coisas do jeito mais difícil, e, ao invés de perder tempo tentando entender como customizar o terminal editando o arquivo .bashrc (como eu já fiz), invista esse tempo em entender como você pode otimizar a sua interface por exemplo. In