Sou iniciante no mundo Linux e no desenvolvimento de software, e escolhi essa distribuição para usar no meu notebook por causa do visual amigável, agradável e customizável, e pretendo usar para programar em C, C++, C#, Java, Python e entre outras linguagens.
Qualquer distribuição Linux vai te atender bem para desenvolvimento, isso é fato.
- C#: você ficará limitado ao VSCode, como ferramenta gratuita e o desenvolvimento web com ASP .NET Core. Se for estudante universitário, é possivel usar o Rider, uma IDE multiplataforma para .NET;
- C/ C++: basta instalar o pacote build-essential, que vem-se com o debugger e compilador gcc/g++;
- Java: só instalar o openjdk via terminal com
sudo apt install default-jdk
e escolher uma ferramenta de desenvolvimento, como o IntelliJ Community (instale via ToolBox), NetBeans ou Eclipse (caso use, instale via flatpak); - Python: salve o engano, o Mint já vem com o Python instalado na versão 3.x, então é só instalar um editor de código e estudar
A fins de programação, Windows só tem vantagem se for para desenvolvimento desktop microsoft, exemplo: WinForms e WPF
Eu pensei em usar esses IDE’s:
- C#: VS Code;
- C/C++: Code Blocks;
- Java: IntelliJ Community, NetBeans;
- Python: PyCharm Community, Anaconda 3;
E se você pudesse ignorar tudo isso? É o que fazemos aqui na empresa, alguns usam MacOS, outros Windows, outrols Linux. Todos trabalham em um contêiner, na raíz do projeto temos uma pasta assim:
.devcontainer
devcontainer.json
Este arquivo diz ao VSCode quais pastas do sistema hospedeiro montar dentro do contêiner, quais plugins usar, qual distribuição pré-configurada usar… Temos uma imagem especifica para projetos envolvendo Python e Fortran.
Isso adiciona muitas vantagens, esse ambiente é fácil de replicar em servidores de teste automatizado, você quer fazer um pacote deb automaticamente sempre que sobe o seu projeto para o repositório, diagamos… E assim vai. Tudo na mesma versão, sempre, em qualquer lugar… É bem prático.
Visual Studio Code não é uma IDE
Esquece, ele vem com versões por muitas vezes defasadas do Gnu C Compiler, a extensão do VSCode dá uma surra neles
Escolha um inicialmente, pois o workflow são diferentes, sendo o NetBeans muito bom para desenvolvimento desktop com JSwing e o IntelliJ um show a parte para web com spring e sua documentação
Anaconda é um framework, não uma IDE
Independente se forem IDE’s, frameworks ou editores de texto, é bom experimentar cada um deles.
Framework não é a mesma coisa que uma IDE ou um Editor de código. São conjuntos de ferramentas para auxiliar no uso de uma linguagem de programação sem a necessidade de fazer tudo do zero → O que é um framework | balta.io
Uma IDE e Editores de Código são onde você poderá desfrutar de forma amigável a edição, criação e correção do código, ademais você teria que fazedr tudo via console, com o VIM ou algum clone de notepad da vida.
Eu só dei a sugestão de não usar o CodeBlocks ou qualquer IDE para C/C++ porque tem muito problema com versões do compilador, digo isso pois nos anos iniciais da faculdade fui obrigado a usar e muitos tópicos quadruplicados aqui no fórum surgiram de problemas com essa IDE;
“você pediu ajuda, estamos ajudando, aprender o que cada coisa é e sua função faz parte de se tornar um bom profissional”
Eu quero usar o Linux mais para aprender mesmo, não quero ficar preso num único OS.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.