Sou iniciante no mundo Linux e no desenvolvimento de software, e escolhi essa distribuição para usar no meu notebook por causa do visual amigável, agradável e customizável, e pretendo usar para programar em C, C++, C#, Java, Python e entre outras linguagens.
Qualquer distribuição Linux vai te atender bem para desenvolvimento, isso é fato.
- C#: você ficará limitado ao VSCode, como ferramenta gratuita e o desenvolvimento web com ASP .NET Core. Se for estudante universitário, é possivel usar o Rider, uma IDE multiplataforma para .NET;
- C/ C++: basta instalar o pacote build-essential, que vem-se com o debugger e compilador gcc/g++;
- Java: só instalar o openjdk via terminal com
sudo apt install default-jdk
e escolher uma ferramenta de desenvolvimento, como o IntelliJ Community (instale via ToolBox), NetBeans ou Eclipse (caso use, instale via flatpak); - Python: salve o engano, o Mint já vem com o Python instalado na versão 3.x, então é só instalar um editor de código e estudar
A fins de programação, Windows só tem vantagem se for para desenvolvimento desktop microsoft, exemplo: WinForms e WPF
Eu pensei em usar esses IDE’s:
- C#: VS Code;
- C/C++: Code Blocks;
- Java: IntelliJ Community, NetBeans;
- Python: PyCharm Community, Anaconda 3;
E se você pudesse ignorar tudo isso? É o que fazemos aqui na empresa, alguns usam MacOS, outros Windows, outrols Linux. Todos trabalham em um contêiner, na raíz do projeto temos uma pasta assim:
.devcontainer
devcontainer.json
Este arquivo diz ao VSCode quais pastas do sistema hospedeiro montar dentro do contêiner, quais plugins usar, qual distribuição pré-configurada usar… Temos uma imagem especifica para projetos envolvendo Python e Fortran.
Isso adiciona muitas vantagens, esse ambiente é fácil de replicar em servidores de teste automatizado, você quer fazer um pacote deb automaticamente sempre que sobe o seu projeto para o repositório, diagamos… E assim vai. Tudo na mesma versão, sempre, em qualquer lugar… É bem prático.