O linux mint cria o arquivo swap quando não defino partição para isso?

olá amigos, eu ainda sou muito leigo no linux, venho do mundo windows, quando eu instalo o linux mint e não configuro a partição (swap), o linux mint ou qualquer distro cria automaticamente o arquivo .swap (extensivel igual ao windows) ou não, é obrigatório colocar a partição swap, o diolinux já falou uma vez nos seus videos, mas ficou meio obscuro e não entendi direito o que ele falou.

1 Like

Define automatico sim. No meu notebook que tem 6GB de Ram, ele definiu uma swap de 2GB.
Porém, não sei te informar se a partição swap vai variar de acordo com a memória Ram do seu computador ou se será sempre 2GB.

0 Likes

entao se eu não colocar partição swap, e ele precisar, ele automaticamente vai criar um arquivo .swap???

0 Likes

Então, o que eu sei é que na instalação ele cria uma Partição swap automaticamente. Arquivo eu já não sei.
Melhor vc aguardar alguém que entende mais para te responder rs

1 Like

No Linux o SWAP é definido na hora da formatação pelo usuário a não ser que você siga o caminho da instalação automatizada, dessa forma a alocação de SWAP será semelhante a do Windows, entretanto, o SWAP do Linux não fica em um arquivo dentro da raiz, o SWAP é uma partição à parte da partição raiz do sistema, você também pode mudar o seu tamanho mas só mediante a reparticionamento, a grande vantagem de se utilizar o SWAP com uma partição à parte é que você pode usar o mesmo SWAP para múltiplos sistemas.

0 Likes

sua resposta e sim ele criar todos criam uma swap.

0 Likes

não tenho tanta certeza mas tds que eu usei ate agr sim

0 Likes

mas quando eu nao defino partição swap e crio manual somente a partição ext4, ele automaticamente cria o arquivo swap igual ao do windows, é isso que eu quero saber.

1 Like

a partição / vc quis dizer certo ? se for isso sim.

0 Likes

eu crio somente a partição / ext4 e pronto e mesmo assim criar a swap

0 Likes

instala o gnome system monitor e ver la se tem swap e pronto acaba logo com essa dúvida toda

0 Likes

pessoal a duvida é a seguinte, eu vou instalar o linux mint por exemplo, num hd sem partição, vou fazer manual, coloco apenas a partição ext4 no hd inteiro, o linux quando precisar de swap, ele vai criar um arquivo para isso ou vai começar a dar erro por falta de espaço de troca (swap), é essa minha duvida, eu acho que eu não soube me expressar claramemente para vocês.

1 Like

@misson, o instalador irá te oferecer algum tipo de instalação. Caso você opte por utilizar a opção automatizada sem definir partições manualmente, sim o instalador irá criar a partição raiz (/) + partição swap.

Caso você opte por fazer manualmente, daí sim pode escolher não utilizar o swap, conforme dito pelo amigo @joaosantos.

Utilizar ou não partição swap? Bom daí depende da configuração do seu hardware, particularmente eu não acho interessante ocupar 2GB caso você tenha mais de 6GB de memória RAM e não trabalhe com edição gráfica. No meu caso possuo um SSD de 128 e 8GB RAM, não fico muito a vontade de dar uma mordida de 2GB pra swap sendo que tenho memória de sobra, entendeu?

0 Likes

sobre isso eu entendi sim, mas o que eu gostaria de saber com vocês, as distros criam o arquivo swap (igual ao windows) (arquivo e não partição), quando eu coloco manualmente para criar somente a partição ext4???

0 Likes

Conforme foi falado ali, só se você criar MANUALMENTE. O linux não cria nenhum arquivo, trabalha somente com a partição. Se bem que eu já vi um artigo não sei onde habilitando o swap via arquivo.

0 Likes

Achei o artigo caso você queira criar um fileswap após a criação do file system sem swap.

1 Like

sim, era isso que eu queria, mas eu lembro de ter visto o dionathan falando em um de seus videos que agora parece que o linux cria automaticamente o arquivo quando não é informado a partição, gostaria de confirmar com a galera aqui se isso procede ou eu me equivoquei no meu entender.

0 Likes

Não cria automaticamente! você deve criar o arquivo se precisar.

0 Likes

O linux mint assim como o ubuntu usa o conceito de swapfile. Ele cria um arquivo e usa como swap(semlhante ao que faz o window com o arquivo de paginação). Se você tem pouca ram na maquina ou fizer questão, pode definir no momento da instalação no particionamento avançado o uso de uma área de swap como partição no HD. A matéria do blog do Dio sobre o assuto é essa aqui https://www.diolinux.com.br/2016/12/ubuntu-1704-zesty-zapus-swapfiles.html

2 Likes

valeu robson, era isso que queria saber.

0 Likes