O Linux foi mais fácil que o MS windows

Olá, sou um jovem de 24 anos mas tenho uma história de formação e curiosidade com a informática desde os 6.

Testei vários sistemas, por curiosidade. Sempre utilizei da forma mais leiga possível pois gostava de ver o quão convidativos eram os sistemas e nenhum Linux tinha sido tão eficiente nisso quanto os botões e interface gráfica do windows.

Entretanto, acho q esse dia chegou, um belo dia estava eu usando meu Linux crunchbang++ (Debian 12 eu acho) e por preguiça pedi ao Perplexity.ai para me indicar jogos leves e divertidos e onde jogar, ele indicou a steam para baixar os jogos e jogar num Linux, prontamente pedi a ele para me indicar um passo a passo para instalar a steam, eu não entendo tão bem essas “conexões” de comandos no terminal e nem me interesso por isso mesmo q utilize Linux, meu uso é básico e despreocupado, ele me voltou uns 5 códigos pra colar no terminal, fiz, funcionou, em 5 minutos, eu só precisei abrir o terminal.

Eu sei q a maioria de vocês vão desprezar essa experiência, mas eu não lembro nenhum código do Linux e mesmo assim utilizei o sistema e instalei um app muito mais fácil do que seria no windows, tudo por causa de uma ia me orientando, ela retirou toda a Chatisse de ir a um fórum ou fazer uma pesquisa completa no Google ou mesmo aprender isso, eu só queria jogar um joguinho. Enfim, isso foi incrível, foi confortável, e nunca tinha sido assim, acho promissor essa união Linux x IA para atrair usuários q só queiram usar leigamente kkkk.

Obrigado pela atenção de todos q forem ler.

9 curtidas

Eu tmb já vi um cara chegando na LLM e falando, quero fazer isso no Linux, e não quero ficar lendo, só me da ai todos os comandos em ordem para eu rodar.
O cara copio colo tudo e voa-la, obra terminada.
Imagina se ele tivesse pedido para a IA fazer um script automatizado kkkkk.
Seria 1 comando só apenas.

2 curtidas

Na minha opinião faz total sentido ser mais fácil, pois, os comandos já são altamente conhecidos e, além disso, é uma ferramenta extremamente poderosa. Se o comando estiver correto, o que você digitar será aceito e executado pelo sistema (para mim, essa é a verdadeira mágica e magnificência do linux).

Mas justamente por ser prático e tão poderoso, não sei se eu confiaria tão facilmente assim numa I.A hahaha. Pelo menos não por enquanto. Não me refiro a instalação de uma Steam da vida, mas em casos mais complexos, um comandinho indevido ali e tchau-tchau sistema. Mas acredito que no futuro e com mais certezas, com certeza será uma mão na roda.

3 curtidas

As LLM já estão chegando no seu limite, é esperado que até 2028 todo o conteudo gerado por humanos já vão ter sido consumido pelas LLM(Vi isso no Ciência Todo Dia).

2 curtidas

Mas a questão nem é o total consumido, mas a forma como elas processam a informação e geram e a resposta para o usuário. De vez em quando, elas entregam umas resposta estranhas.

Não sei se foi impressão minha ou se é proposital, mas notei, por exemplo, um “emburrecimento” no ChatGPT. Definitivamente não confio 100% nele. Mas com certeza isso vai melhorar em breve tbm.

1 curtida

Isso é verdade, mas não vamos mais ter dps de 2028 um salto grande na melhora das respostas, vai ser tudo na base do treinamento e código.

3 curtidas

Uma dica instala o Warp terminal, ele já vem com IA integrada, com o comando ctrl + i inicia a conversa com IA terminal, dali você pede o comando que você quer fazer e o terminal já te da mastigado.
Warp terminal

4 curtidas

Adorei essa indicação, vou utilizá-la no #!++ com certeza e volto pra falar como foi. Obrigado por ter interagido.

O fato do perplexity ter interpretado os comandos certos pro meu Linux já foi incrível pra mim, um pouco depois eu pedi a instalação do avogrado e ele me fez baixar algo adicional antes do avogrado, (acho q flatpak, me perdoem eu realmente não me importo com essas coisas assim kkkk)esqueci de relatar isso mas foi incrível de novo, pra mim foi como ter q instalar o Java no ms Windows pra instalar algo depois, só q sem botões e com um passo a passo bobo de tão fácil.

Tudo isso foi utilizando o perplexity pro, talvez em outra ia não funcione tão bem, mas estou inclinado a testar mais isso.

2 curtidas

Exatamente um uso comum po, essas pessoas estão em TODOS OS LUGARES. Eu por exemplo amo o #!++ por ser minimalista, algo q o Windows não consegue, entretanto existe o gargalo do Linux ser confuso para iniciantes, dessa forma o perplexity supriu todo o gargalo, sobrou o meu sistema minimalista lindo e fácil de usar kkkk.

Pense se o Linux for mais fácil de utilizar o quanto de novos usuários poderiam ser atraídos.

1 curtida

Faz um teste entra na comunidade archlinux Brasil no telegram e cola esse texto la falando que fez isso no arch, o mínimo q eles vão fazer é te crucificar e torturar com agulha debaixo da unha, por não seguir a arch wiki pra tudo. :rofl:

1 curtida

Eu já usei o ChatGPT para gerar códigos de terminal para mim, e ele tem funcionado bem, eu acabei de mandar ele “escreva para mim um script de uma calculadora científica com interface gráfica com zenity em Bash” e funciono direitinho o que eu testei, muito bom.

Foi assim que eu arregacei um servidor meu de RAID, ao invés de procurar a documentação, acreditei fielmente na IA, tomei no fiote.

Perdi quase 300 GB dos dois HDS

2 curtidas

Façam snapshot com btrfs, sempre que forem mexer com partes criticas do sistema.

Nossa, que preju. Tem que tomar cuidado. Backup sempre em dia e, como o @aguamole bem mencionou, os snapshots.

Eu gosto de IA, mas tava testando com HTML e o negócio foi virando uma massaroca, até bugar tudo. Por isso fico alerta com coisas mais complexas que poderiam comprometer o sistema.

Eu sei que HTML não é linguagem de programação, mas se for programar a LLM da umas enroladas, alguns programas precisam que quem esteja interagindo com a LLM saiba programar.

1 curtida

Como que eu não ia mexer nas partes criticas do sistema se eu estava aprendendo a administrar o servidor?
Estava aprendendo ainda a fazer RAID. Mas, não tinha aprendido como recuperar o raid se o sistema principal estivesse morto.

Você já sabe programar?

Se não, sempre indico começar por lógica da programação.

Eu ainda estou aprendendo pela internet, tudo que sei de shell Bash foi full na internet.

@aguamole, sim, ela começou a se enrolar justamente na parte em que eu não entendia nada rs. Realmente é uma ferramenta que ajuda mais quem já tem uma certa base e experiência.

Eu sempre começo a estudar e paro. Procrastinação rs. Mas já estudei a parte de lógica, sim.

1 curtida