Olá, sou um jovem de 24 anos mas tenho uma história de formação e curiosidade com a informática desde os 6.
Testei vários sistemas, por curiosidade. Sempre utilizei da forma mais leiga possível pois gostava de ver o quão convidativos eram os sistemas e nenhum Linux tinha sido tão eficiente nisso quanto os botões e interface gráfica do windows.
Entretanto, acho q esse dia chegou, um belo dia estava eu usando meu Linux crunchbang++ (Debian 12 eu acho) e por preguiça pedi ao Perplexity.ai para me indicar jogos leves e divertidos e onde jogar, ele indicou a steam para baixar os jogos e jogar num Linux, prontamente pedi a ele para me indicar um passo a passo para instalar a steam, eu não entendo tão bem essas “conexões” de comandos no terminal e nem me interesso por isso mesmo q utilize Linux, meu uso é básico e despreocupado, ele me voltou uns 5 códigos pra colar no terminal, fiz, funcionou, em 5 minutos, eu só precisei abrir o terminal.
Eu sei q a maioria de vocês vão desprezar essa experiência, mas eu não lembro nenhum código do Linux e mesmo assim utilizei o sistema e instalei um app muito mais fácil do que seria no windows, tudo por causa de uma ia me orientando, ela retirou toda a Chatisse de ir a um fórum ou fazer uma pesquisa completa no Google ou mesmo aprender isso, eu só queria jogar um joguinho. Enfim, isso foi incrível, foi confortável, e nunca tinha sido assim, acho promissor essa união Linux x IA para atrair usuários q só queiram usar leigamente kkkk.
Eu tmb já vi um cara chegando na LLM e falando, quero fazer isso no Linux, e não quero ficar lendo, só me da ai todos os comandos em ordem para eu rodar.
O cara copio colo tudo e voa-la, obra terminada.
Imagina se ele tivesse pedido para a IA fazer um script automatizado kkkkk.
Seria 1 comando só apenas.
Na minha opinião faz total sentido ser mais fácil, pois, os comandos já são altamente conhecidos e, além disso, é uma ferramenta extremamente poderosa. Se o comando estiver correto, o que você digitar será aceito e executado pelo sistema (para mim, essa é a verdadeira mágica e magnificência do linux).
Mas justamente por ser prático e tão poderoso, não sei se eu confiaria tão facilmente assim numa I.A hahaha. Pelo menos não por enquanto. Não me refiro a instalação de uma Steam da vida, mas em casos mais complexos, um comandinho indevido ali e tchau-tchau sistema. Mas acredito que no futuro e com mais certezas, com certeza será uma mão na roda.
As LLM já estão chegando no seu limite, é esperado que até 2028 todo o conteudo gerado por humanos já vão ter sido consumido pelas LLM(Vi isso no Ciência Todo Dia).
Mas a questão nem é o total consumido, mas a forma como elas processam a informação e geram e a resposta para o usuário. De vez em quando, elas entregam umas resposta estranhas.
Não sei se foi impressão minha ou se é proposital, mas notei, por exemplo, um “emburrecimento” no ChatGPT. Definitivamente não confio 100% nele. Mas com certeza isso vai melhorar em breve tbm.
Uma dica instala o Warp terminal, ele já vem com IA integrada, com o comando ctrl + i inicia a conversa com IA terminal, dali você pede o comando que você quer fazer e o terminal já te da mastigado. Warp terminal
O fato do perplexity ter interpretado os comandos certos pro meu Linux já foi incrível pra mim, um pouco depois eu pedi a instalação do avogrado e ele me fez baixar algo adicional antes do avogrado, (acho q flatpak, me perdoem eu realmente não me importo com essas coisas assim kkkk)esqueci de relatar isso mas foi incrível de novo, pra mim foi como ter q instalar o Java no ms Windows pra instalar algo depois, só q sem botões e com um passo a passo bobo de tão fácil.
Tudo isso foi utilizando o perplexity pro, talvez em outra ia não funcione tão bem, mas estou inclinado a testar mais isso.
Exatamente um uso comum po, essas pessoas estão em TODOS OS LUGARES. Eu por exemplo amo o #!++ por ser minimalista, algo q o Windows não consegue, entretanto existe o gargalo do Linux ser confuso para iniciantes, dessa forma o perplexity supriu todo o gargalo, sobrou o meu sistema minimalista lindo e fácil de usar kkkk.
Pense se o Linux for mais fácil de utilizar o quanto de novos usuários poderiam ser atraídos.
Faz um teste entra na comunidade archlinux Brasil no telegram e cola esse texto la falando que fez isso no arch, o mínimo q eles vão fazer é te crucificar e torturar com agulha debaixo da unha, por não seguir a arch wiki pra tudo.
Eu já usei o ChatGPT para gerar códigos de terminal para mim, e ele tem funcionado bem, eu acabei de mandar ele “escreva para mim um script de uma calculadora científica com interface gráfica com zenity em Bash” e funciono direitinho o que eu testei, muito bom.
Nossa, que preju. Tem que tomar cuidado. Backup sempre em dia e, como o @aguamole bem mencionou, os snapshots.
Eu gosto de IA, mas tava testando com HTML e o negócio foi virando uma massaroca, até bugar tudo. Por isso fico alerta com coisas mais complexas que poderiam comprometer o sistema.
Eu sei que HTML não é linguagem de programação, mas se for programar a LLM da umas enroladas, alguns programas precisam que quem esteja interagindo com a LLM saiba programar.
Como que eu não ia mexer nas partes criticas do sistema se eu estava aprendendo a administrar o servidor?
Estava aprendendo ainda a fazer RAID. Mas, não tinha aprendido como recuperar o raid se o sistema principal estivesse morto.
@aguamole, sim, ela começou a se enrolar justamente na parte em que eu não entendia nada rs. Realmente é uma ferramenta que ajuda mais quem já tem uma certa base e experiência.
Eu sempre começo a estudar e paro. Procrastinação rs. Mas já estudei a parte de lógica, sim.