O "Linux" é maior que o Windows

Boa noite a todos. Trago aqui um tema para discutirmos sobre Distros Linux VS Windows.
Desde que uso distros linux (Ubuntu, Debian, Mint, Fedora, Elementary) sempre notei que os elementos apresentados no monitor pareciam maiores no linux do que no Windows.
Para demonstrar isto eu trouxe aqui dois exemplos do meu dia-a-dia.

O primeiro é o Firefox. No windows (à direita) usei a minha instalação do dia-a-dia e no Ubuntu (à esquerda) usei a versão do firefox instalada por padrão com o sync ativo. Como podem ver, a versão do Windows tem mais dois marcadores na barra de marcadores e ainda sobre algum espaço. No ubuntu acaba no marcador “messenger” e já não sobra espaço.

Outro teste que fiz foi com o Texstudio. O Texstudio é um IDE de LaTeX que uso para escrever os meus relatórios na faculdade (desde já o recomendo, é muito superior a qualquer editor de documentos tipo LibreOffice Writer ou Microsoft Word).
As duas instalações são a padrão, mas com vêem no Windows (à direita) eu tenho espaço para ver a minha árvore de diretórios, o código do ficheiro e ainda a pré-visualização do documento. No Ubuntu (à esquerda) cabe a árvore de diretórios e o editor de código (o documento talvez coubesse, mas ia ficar com um zoom mais pequeno).

Alguém aqui sabe o porquê disto? Pelo que li na net ambos os sistemas usam DPI 96, mas no Ubuntu tudo é mais desconfortável de usar.

1 curtida

Você não está levando em conta a barra de tarefas do Windows, o Ubuntu (Gnome) tem mais área útil que o Windows 10, por não ter uma barra de tarefas na parte inferior da tela. Se você acha a fonte grande pode reduzir o tamanho dela no Gnome Tweaks.

São 644 pixels no Ubuntu e 632 pixels no Windows.

5 curtidas

Preparados para o segredo disso? Fontes! Sim meus amigos “A FONTE”. É por isso que quando instalo o Ubuntu pelo Gnome Tweaks coloco a fonte em 96. Assim acho bem mais confortável de usar.
Ps. De nada Jovem.

3 curtidas

Como disse o @anon96679446 a Questão é a fonte, o Ubuntu usa a Noto e a Ubuntu Font quesão “maiorzinhas” que a fonte do Windows (SegoeUI salvo engano), o espaçamento do tema Fusion sabe se lá porque é maior no Linux também

2 curtidas

@anon96679446 e @Natanael.755 acabei de testar isso e de facto a fonte foi a solução. ficou tudo muito mais confortável de se usar. Pergunto-me é porque é que deixaram as coisas assim :confused:

1 curtida

eu referia-me ao espaço horizontal

Cara, boa pergunta viu, entendo que a SegoeUI é proprietária mas podia rolar com alguma open né…

A ubuntu font é da Canonical. Se ela quisesse mesmo isso já estava resolvido.
Mas é bem perceptível que as empresas Linux ficam no enterprise. A Canonical era a última em que tinha alguma esperança :confused:
Cada vez mais acho que não vale a pena o esforço de querer deixar o Windows

Porque é o padrão do Ubuntu. Não tem como MacOS, Ubuntu e Windows terem as mesmas configurações de design, tamanho e etc. Cada um tem sua própria organização de interface.

É só reduzir o tamanho da fonte ou utilizar outra.

Não é bem assim que funciona, os usuários do Ubuntu gostam da fonte, sem contar que seria necessário desenvolver outra fonte MAS já existem fontes alternativas que casam com a Segoe:

Cara, aparentemente você está caçando meios de deixar o Linux e não um meio de deixar o Windows, com 4 cliques você muda isso

Isso nem é um problema pra falar a verdade

1 curtida

A Microsoft tbm. Muitas coisas no Windows que precisam de melhorias e até hoje o leva anos pra Microfost implementar algo.

Até hoje o Windows ainda não tem tema escuro. Ele mistura aplicativos de design “novo” (como o “configurações”) ao mesmo tempo que aplicativos antigos (como o painel de controle). E ainda tem aplicativos do Windows que mantêm o mesmo design do Windows 95 (como o gerenciador de discos). Me parece que não se preocupam em nada com design para o usuário final de seu OS.

Olha esse vídeo que ilustra o que estou dizendo: Are Linux desktops more coherent than Windows and Mac OS ? - YouTube

Se a Microsoft se interessasse por design, o Windows poderia ser extremamente bonito: https://www.youtube.com/watch?v=GksehGJccqQ

2 curtidas

Exatamente, é totalmente subjetivo, uma pessoa habituada ao Ubuntu poderia achar as fontes do Windows pequenas e mais difíceis de ler.

Não estou a procurar meios de deixar o Linux. Euja o deixei à muito tempo no desktop mas por outros motivos.

Eu digo que essa questão devia ser resolvida, pq quero que o Ubuntu melhore, não me intrepetem mal. Eu já vi muitos se queixar por isso. São só 4 cliques mas são 4 cliques que não se tem de fazer noutros sistemas. Tira competitividade ao sistema.

Alem de que se tiverem atenção, o Ubuntu já perde um bom espaço com a barra lateral. Te a fonte tão grande só faz com que o espaço útil seja ainda menor.

Como disse so estou a dizer isto pq acho que seria benéfico para o sistema

Mas isso é algo inteiramente subjetivo, algumas pessoas preferem fontes maiores, outras menores, não existe certo ou errado. O Ubuntu não tem o que melhorar ou consertar, porque não há nada de errado. Sobre a barra lateral, espaço vertical é mais precioso do que espaço horizontal, do ponto de vista da eficiência, faz mais sentido colocar o dock na lateral.

Se você quer fontes menores basta diminuí-las, se quer a dock na parte de baixo basta alterar nas configurações do sistema, não tem porque querer que a Canonical se adapte a suas preferências pessoais.

1 curtida

Quem disse? Na verdade eu tinha que fazer no Windows (não mudar a fonte mas o tamanho)

Te entendo mas acredite, quem quer que continue assim é a esmagadora maioria, muita gente usa o Ubuntu justamente por isso

Entre 4 cliques para mudar a interface ou não sei que diabo a quatro fazer para que lotes de informações não sejam encaminhadas a sabe-se lá quem a cada inicialização do sistema (que já é bem mais demorada), não tenho nem dúvidas de qual alternativa me é mais interessante.

Eu entendo sua opinião @SmeagolISEP, eu gostaria que os sistemas e programas se adaptassem perfeitamente as necessidades de absolutamente todos out-of-box, mas isso não é viável, alguém escolhe um default e quem precisar customiza se der.

Eu aconselho a analisar as vantagens e se ter o sistema pronto out-of-box for muito importante, escolha o que for te satisfazer neste quesito. Ou tente mudar a cabeça da empresa entrando em contato.

Eu, como nem mesmo IDEs, editores e afins que uso dos sistemas costumam me satisfazer, já trato de ajustar e ver como automatizar os ajustes para o futuro, mas antes de tudo eu evito precisar repetir os ajustes no futuro, e tudo segue tranquilo com mais de 3 anos sem formatar. :slight_smile:

Tem sim.
20 caracteres