O LibreOffice diz às empresas: Saia de nossa versão da comunidade, você está prejudicando o desenvolvimento

A noticia é antiga, mas acho que precisa ser discutida e principalmente, as pequenas empresas precisam saber que existe a Collabora, Red Hat etc que fornecem serviços de software office…

Tenho a impressão que as pequenas e médias empresas não sabem que a Collabora disponibiliza um suporte comercial para o libreoffice. E todos ficam sugando o libreoffice versão comunidade.


Será que pequena e médias empresas sabem que existe uma versão empresarial do libreoffice?

Será que a Collabora investe em propaganda para este setor?

Se eu não frequentasse o foruns de libreoffice nem saberia o que é Collabora e o que a empresa faz.

Como que um dono de uma empresa com 10 PC vai contratar o serviço da Collabora se ele nem sabe que ela existe?

3 curtidas

O que é versão comunidade?

É a versão normal baixada no site do libreoffice, que apartir 7.1 passou a ser chamada Community, justamente para diferenciar da versão Enterprise - oferecida pela Collabora e afins.

A TDF quer que empresas usem a versão do Collabora, Red Hat … Pois o grande problema do desktop linux é falta de patrocinio privado. Fica difícil pro libreoffice crescer sem dinheiro.

E quando se contrata empresas como Collabora, é natural que elas elas tenham mais dinheiro para investir em correções de bugs e desenvolvimento de funções no Libreoffice.

1 curtida

Collabora? Desconheço completamente. Do que se trata?

Collabora é uma das principais patrocinadoras do LibreOffice, e também fornece uma versão empresarial dele, com contrato pago de suporte e etc… Basicamente o que a Red Hat faz com os sistemas baseados em Linux.

1 curtida

https://www.collaboraoffice.com/pt-br/

Fornece o libreoffice para empresas com pacotes pagos.
Tem serviço tanto desktop com nuvem.

1 curtida

Mas esse serviço é brasileiro ou de algum pessoal do exterior?

O valor é interessante, $18 por ano para até 99 usuários para Pequenas e Medias Empresas.

mas acho que é US$18/usuário por ano nesse plano até 99 usuários

é uma empresa Inglesa, que mais se envolve em portar o libreoffice para a nuvem e Android.

1 curtida