Versão final sai em agosto, aqui estão as release notes e um artigo em português resumindo as mudanças mais importantes.
O que as pessoas geralmente marcam:
- traz o novo código de renderização da Skia com suporte à aceleração Vulkan (mas pelo o que vi nos release notes, é apenas para Windows, não sei como está a situação no Linux, depois eu pesquiso)
- suporte de escala HiDPI com o código Qt5;
- eliminação progressiva do suporte ao Adobe Flash;
- novas funções de planilha;
- diferentes aprimoramentos de filtro de importação e exportação;
- um novo tema de ícone e muito mais.
Mas eles não destacaram a mudança mais importante:
Experimental support for very large spreadsheets (16 millions of rows, 16384 columns) were added. tdf#50916
Pra quem não sabe inglês, basicamente o LibreOffice Calc agora suporta – ainda que experimentalmente – 16 milhões de linhas e 16384 colunas.
Antes o LibreOffice Calc suportava até 1024 colunas. Isso é um grande avanço!
“Mas quem precisa de tanta coluna?!”
Quem faz pesquisa, meu amigo ou minha amiga. Já baixei planilhas do IBGE que usavam uma quantidade imensa de colunas. O que me deixava com duas opções.
- Ou usar o Microsoft Office via Wine…
- …ou usa o Gnumeric (que é pra Linux e é software livre)
É muito vergonhoso que um projeto da envergadura do LIbreOffice não tivesse suporte a um número maior de colunas, ainda mais quando o Gnumeric tinha suporte a isso. Esse bug do Calc ser limitado a 1024 colunas foi reportado em 2012 e só agora que apresentaram uma solução.
É isso que amo em softwares livres, o quão palpável são as suas melhoras, vê-los crescerem e se tornarem softwares capazes de substituírem, sem prejuízo, as suas equivalentes proprietárias.