O Gnome 3.34 Ubuntu 19.10 conexão PPPoE [RESOLVIDO]

Não consigo criar uma conexão PPPoE no Ubuntu 19.10 sem ser pelo terminal, alguém saber o que o Gnome fez com o nm-connection-editor?

O Gnome se livrou da área de notificação e perdeu a compatiblidade com nm-applet clássico. Teve que fazer o próprio, que, sendo o Gnome, tira o que assume que é desnecessário.

O jeito é instalar o pacote network-manager-applet e rodar pelo terminal, ou por MATE ou Cinnamon

Não é melhor fazer a discagem direto no roteador/modem?

O Gnome sempre dando um passo atrás a cada atualização, por terminal fica inviável para ter uma produtividade, o jeito é voltar para o Plasma,

É usando no trabalho, notebbok é ligado direto ao servidor para manutenção ou atendimento a cliente, nada produtivo ter que ficar configurando roteador a cada visita.

Exatamente nada! Respondendo sua questão.
Verifique se o pacote está instalado e configurado para ser exibido no app-grid (/usr/share/applications/nm-connection-editor.desktop), pelo menos por aqui está tudo bem, no fedora a opção de mostrar no app-grid vem desabilitada (NotShowIn), dê uma verificada, basta comentar a linha que o ícone “Configuração avançada de rede” será exibido normalmente.

Diálogo DSL/PPPoE do nm-connection-editor
Captura%20de%20tela%20de%202019-10-19%2004-35-19

Arquivo .desktop mostrando que está configurado para não exibir no GNOME.

Após comentar a linha sendo exibido nas aplicações.

Resumindo o GNOME não fez nada, em outras distros como Arch por exemplo são mostrados todos ícones de configuração do NetworkManager (no Arch os pacotes não são fragmentados), eu particularmente não curto, mas cada um cada um, acabo tendo que editar todos arquivos .desktop do NetworkManager, distribuições com fragmentação de pacotes tendem a dividir os pacotes por funcionalidade, ou seja se eu não quiser e não utilizar alguma das funções eu removo, por isto peço que verifique se o pacote específico para ppp do NetworkManager está instalado.

No caso do Ubuntu, creio que esse pacote não está mais incluso no sistema, daí o motivo d’ele não ter achado.

Eventualmente a Canonical dá uma bagunçada nas coisas.

Ajudou muito, já tinha rodado por tantos fóruns e não conseguia a solução, muito obrigado!
Sonhar em um dia o Gnome centralizar tudo em relação a Rede um um único lugar e de fácil acesso como no Plasma.
Por hora muito obrigado!