O futuro É open source

Introdução

Atenção, opinião pessoal asseguir

Há quem discorde argumentando, ah, “o software W não é de código aberto”, “o software X não roda no Linux” ou “o software Y [que é open source] é inferior ao software Z [que é proprietário]” (mesmo sendo algo 100% subjetivo), ok, vivemos em um mundo majoritariamente democratico então é justo você poder ter esse pensamento, maaas, é certo? Vamos por partes…

Mas antes, algo importante:

Software Open Source vs Software Livre

Boa parte desse pensamento se baseia na confusão entre “Software Open Source” e “Software Livre”, mas não são a mesma coisa, um Software Open Source é todo e qualquer software que possui seu código fonte aberto, e só, um outro usuário não pode usar esse código em outros projetos, modificar ou redistribuir o código a menos que a licença permita, aí que entra o Software Livre, um software livre é um Software Open Source que possui uma licença que garante que o usuário possa usar esse código em outros projetos, modificar e/ou redistribuir.

Desvantagens do Open Source

Sim, como tudo, o Open Source tem desvantagens, como por exemplo:

  • Todo mundo vai ter acesso ao código

Sendo assim, um usuário mal intencionado tem acesso ao código e pode descobrir uma vulnerabilidade e explorar ela

Vantagens do Open Source

Assim como tem vantagens, como

  • Todo mundo vai ter acesso ao código

Sendo assim, um usuário mal intencionado tem acesso ao código e pode descobrir uma vulnerabilidade e dar a sua correção, ou elo menos alertar sobre, isso sem contar que os reports de bugs poderão ocorrer antes mesmo do software ir pro usuário final

Isso é uma faca de dois gumes sendo assim nem todo software pode ser OpenSource, enquanto outros (como o Windows, ou pelo menos parte dele) deveriam ser Open Source, enquanto que um usuário mal intencionado descobre uma falha no software e talvez isso demore anos pra ser descoberto no modelo Closed Source, no modelo Open Source as chances de um usuário bem intencionado descobrir e não só relatar, mas como dar a solução ao mesmo tempo, ou até antes que o usuário mal intencionado são bem maiores, por uma questão probabilística.

  • O Software não precisa ser todo Open Source

Esse é um dos mitos sobre Software Open Source, apenas partes que precisam de atenção precisam ser Open Source, isso ocorre com o .NET Core por exemplo. Agora eu acho que está explicado o básico do Open Source, eu acho interessante saber o que significa o que significa “O futuro é open source”

O que significa dizer que “O futuro é Open Source”

O futuro ser Open Source, significa que o modelo Open Source no futuro se tornará (na verdade já está se tornando) mais lucrativo que o modelo de Código Fechado, isso tem algumas implicações:

  • Não significa que todos os softwares serão de Código Aberto

Mas sim que a quantidade de software de código aberto COMERCIAL será maior que a de software COMERCIAL de Código Fechado, tenha em mente que existem softwares que simplesmente não tem motivo para ser de código aberto e outros que simplesmente não pode ter partes significativas do código abertas

  • Não significa que os softwares rodarão em sistemas operacionais de código aberto

Isso é simples de entender, afirmar que Software Open Source vai rodar em Sistemas Operacionais Open Source por ambos serem Open Source, é errado, porque isso não tem relação

Mas porque Open Source e não Closed Source?

Pense economicamente, você tem um modelo onde você custeia:

  • Mentes criativas para implementar funções plausíveis
  • Pessoas para tratar de correções e identificações de bugs
  • Designer UX
  • Testers (testes muito mais detalhados)
  • Analistas de softwares…

E você tem outro modelo que além de permitir que você foque no desenvolvimento jurídica, fornece vários desses profissionais de graça e ainda te forneça segurança e garanta exclusividade sobre o código, qual VOCÊ escolheria?

Software Closed Source é melhor que Open Source ou vice versa?

Isso é mito, um software sempre vai ser o melhor para quem escolheu usar ele, assim como vai ser ruim ou inferior pra quem escolheu uma alternativa, então não existe isso de software melhor ou pior quando o segmento é o mesmo, mas sim o software que melhor lhe atende

Conclusão

O futuro pede softwares criativos, o modelo de softwares atual não vai suprir essa demanda porque esses softwares são cada vez mais custosos, o modelo Open Source é mais viável economicamente e pouco a pouco diversos projetos estão adotando esse modelo, um exemplo é a calculadora do Windows, que evoluiu a tal ponto que deixou de ser uma simples calculadora para ser uma ferramenta quase completa para uso profissional substituindo muita planilha por aí, isso só aconteceu por ser Open Source, o mesmo ocorre com o .NET Framework Core, claro que existem infinitos exemplos, mas eu escolhi esses dois por ser algo que é possível notar ate mesmo por pessoas desatentas como eu, até a próxima.


O passado foi fechado, o presente esta sendo aberto, o futuro será livre!

3 curtidas

Darei uma lida no texto amanhã pois já estou cansado (não sei se irei concordar ou discordar do conteúdo), mas já curti pois dá gosto só de ver uma formatação dessas. :smile:

Tópico fechado a pedido do autor. :v: