O "fim" do Ubuntu Lumina

Nesse último dia uma notícia tem me chamado a atenção, que seria o fim do Ubuntu Lumina, ou pelo menos é o que seria.

Na verdade, o que está acontecendo é que o projeto “Ubuntu Lumina” será descontinuado, entretanto haverá outros projetos que serão continuados mais pra frente.

Ao entrar no site oficial da distribuição, você pode baixar a iso do sistema, mas um pouco acima do famoso botão de download tem um aviso: “Já não é suportado, leia abaixo!”

Você não precisa clicar no botão vermelho para ir no blog oficial, basta apenas descer um pouco a página para entender com maiores detalhes.

Resumidamente, o maior problema segundo Kai Lyons era o fato de ser uma remix de uma distribuição já existente, que no caso é o Ubuntu. E isso limitava a equipe a criar novos projetos ou implementar algumas coisas, por isso teve o fim dessa distribuição.

Novos projetos

Com o “fim” desse projeto, surgirá dois novos sistemas criados pela mesma equipe, o ArisBlu para desktops e o ArisRed para servidores.

Fontes
Fonte 1 - Sempre Update

Fonte 2 - Blog do Edvaldo

Fonte 3 - Site oficial do Ubuntu Lumina

1 Curtida

Eu acho o próprio futuro do Lumina em si uma incógnita, já que o mesmo surgiu no BSD e quase todos os projetos que eram relacionados a ele mudaram de rumos (PC-BSD, TrueOS e Project Trident), permanecendo apenas o FuryBSD diretamente relacionado ao projeto e com a pequena adoção em distros Linux tudo fica muito limitado e nebuloso.

2 Curtidas