O fim de uma era com a morte da tela azul da morte

Após quatro décadas assombrando os usuários de Windows com sua infame “Tela Azul da Morte” (Blue Screen of Death - BSoD), a Microsoft finalmente aposentou esse ícone de falha do sistema em todos os dispositivos com Windows 11, versão 24H2.

Os usuários serão recebidos por uma nova “Tela Preta da Morte”, oficialmente a “tela de reinício inesperado do Windows 11”.

A BSoD se tornará uma nota de rodapé na história da computação, mas a mudança é mais uma “repaginação” do que um fim dos erros em si. As falhas continuarão a ocorrer, mas a interface que os usuários verão será diferente.

A nova tela preta visa “simplificar a experiência de reinício inesperado” e “reduzir a interrupção” em caso de falha para cerca de dois segundos para a maioria dos usuários.

A interface de usuário (UI) simplificada da nova tela preta busca melhorar a legibilidade e alinhar-se aos princípios de design do Windows 11, mantendo as informações técnicas essenciais visíveis.

Embora o nome oficial seja mais suave, é quase certo que a comunidade de usuários se referirá a ela como a “Tela Preta da Morte”, mantendo a tradição e o reconhecimento do seu antecessor azul.

O fim da azul marca o fim de uma era, mas as reinicializações inesperadas e as mensagens de erro permanecem como parte integrante da experiência Windows.

Resta ver se a nova UI melhorará a experiência do usuário diante de um erro crítico, mas para muitos, a cor da tela é o menos importante quando o foco está em resolver o problema e evitar a perda de dados.

3 curtidas

Boa noite rapaz.
Eu não sei se você sabia mas existe um protetor de tela (screensaver) para windows justamente isso, ele simula uma tela azul da morte.

Lembrando que isso é somente um protetor de tela inofensivo divertido.

1 curtida

O windows tem copiar o linux, o linux já tem a tela preta da morta faz tempos.

1 curtida