O Chromium OS é uma alternativa viável?

Muito se fala sobre o Chrome OS, Chromebooks, se o Chrome OS será um sistema livremente distribuido pela Google, ou se esse sistema será o Fuchsia OS será esse sistema, etc… . Mas na prática temos disponível o Chromium OS, que está aí, disponível de forma gratuita, com código aberto.

Estou pensando em baixar uma iso e testar em um note antigo que tenho aqui. Um Pentium Dual Core com hd de 80GB e 1.5GB de ram DDR2…

Alguém já fez uso dele? o que achou? recomendaria? serve para máquinas limitadas?

0 Likes

Até onde eu sei não existe ISO para o Chromium OS, você teria que compilar.

1 Like

Bom saber. lendo no blog do Diolinus penei que já existia uma iso dele.

0 Likes

Alguém já fez uso do Chromium OS? teve dificuldades em compilar o sistema? compilou para pendrive ou para disco local?

0 Likes

Chequei a usar o FlintOS que é baseado no ChromiumOS, estava funcionando bem na maquina virtual não chequei a instalar em maquina física, se for caso fazer a instalação faça um feedback posteriormente pois também tenho essa curiosidade se realmente é usável.

1 Like

Não sei se tem atualmente, mas uma época havia um site que liberava diariamente as compilações do Chromium OS.

Já adianto… É um sistema capado! Nem um simples .mp3 reproduz (por não ter nada proprietário).

Sei que tem variantes do sistema… a mais popular CloudReady e mais umas 2 ou 3 (que agora não me vem o nome - não sei dizer se estão em português).

1 Like

Completando meu comentário:

https://galliumos.org

https://nayuos.nexedi.com

1 Like

Quando eu usei, usei a versão do CloudReady, ela é muito boa, ficou ótima no meu netbook, ela vem em um binario que você grava com o Etcher.

1 Like

Esse seu comentário já me desanimou…

0 Likes

Mas isso a versão pura, né… Essas outras distribuições, já devem ter os plugins instalados. Mesma coisa o Navegador Chromium (que é uma bosta) e o Google Chrome.

0 Likes

A única diferença entre o Chromium e o Chrome é que o segundo possui os plugins Peper Flash e Widevine, de resto são idênticos. Utilizo o Chromium no Arch Linux sem nenhum problema.

0 Likes

É uma diferença que faz toda diferença.

1 Like

Não realmente, Flash está praticamente morto, e Netflix pode ser assistido em smart TVs, consoles, Chromecast, Fire Stick, etc.

0 Likes

Já usei o Chrome OS, Baixei o Cloudready como citado acima, é muuuuito rápido principalmente se instalado num SSD. Até o momento ele é bol se for quer usar o PC apenad para acessar a Web, mas as suites do Google como o Docs suprem muito bem um Office da vida. Você achará soluções para certas coisas mas não tudo, se não quer dor de cabeça e velocidade ele é muito bom, ainda mais esse Cloudready que é só instalar e não ter dor de cabeça compilando coisas.

0 Likes

ja coloquei em um pendrive com o etcher baixei o cloudready foi somente baixar e seleciona-lo como uma ISO qualquer no etcher.
obs.: se me lembro bem tive que desconpactar tbm.

0 Likes

Mas não pode ser assistido no chromium…

1 Like

Só instalar o plugin do Widevine, aí vai da distro ter ou não nos repositórios.

0 Likes

Não deixa d ser uma limitação.

0 Likes

Não vejo dessa forma, ter o Chromium nos repositórios oficiais da distribuição é mais conveniente do que instalar um repositório a parte.

0 Likes

Não teci nenhum comentário sobre se era conveniente ou não. Me limitei a comentar que o chromium tem limitações…

0 Likes