O cedilha parou de funcionar após atualizar para o POP OS 20.10

Bom dia,

Resolvi experimentar o POP OS e utilizei o 20.04 por algum tempo sem quaisquer problemas, porém por curiosidade atualizei para a versão 20.10 e o cedilha parou de funcionar…

O meu teclado é americano e o layout está configurado para Inglês EUA Internacional Alternativo (que funcionava corretamente no 20.04)…

Já editei os arquivos immodules acionando :en no final de suas linhas “cedilha”

/usr/lib/x86_64-linux-gnu/gtk-3.0/3.0.0/immodules.cache

/usr/lib/x86_64-linux-gnu/gtk-2.0/2.10.0/immodules.cache

Já editei o /etc/environment adicionando:

GTK_IM_MODULE=cedilla

QT_IM_MODULE=cedilla

Já alterei o arquivo de composićão:

sudo sed -i /usr/share/X11/locale/en_US.UTF-8/Compose -e ‘s/ć/ç/g’ -e ‘s/Ć/Ç/g’

E após reiniciar o sistema o cedilha continua a não funcionar (ć)…

Alguém saberia me dizer se existe alguma outra forma de resolver este problema?

Creio que o ideal seria você reportar um bug para a System76, não é normal isso acontecer em versões estáveis do gnome-shell, posso te adiantar que no meu caso, por utilizar a versão em desenvolvimente eu resolvo esse problema com uma MR do mutter que se chama input-thread, mas ela não é necessária no 3.38 em nenhuma das distros que testei (sem essa MR eu perco toda acentuação), mas, recentemente ela foi mesclada ao ramo principal do gitlab que está atualmente no 40.beta.
Creio que é um bug que está afetando especificamente o Pop, como eles tem algumas modificações é interessante que você reporte.

Estou enfrentando o mesmo problema, já efetuei diversas alterações que encontrei no google e nenhuma funcionou. ao menos não sou o único que esta sofrendo com isso … possivelmente veio com essa atualização

1 curtida

Tenta colocar um arquivo .XCompose com essa aparência:

e edita o /etc/environment pra:

GTK_IM_MODULE=xim

Reboota e deve resolver, é assim que faço aqui.

Resolvi colocar a foto por que tem algo dando muito errado com a formatação no fórum

1 curtida

Muito obrigado pelas respostas :slight_smile:

A resposta do @anon99219498 resolveu o problema, apenas precisei fazer uma pequena alteração…

Ao digitar 'c o c era convertido para ç, porém a aspas simples era mantida ('ç), apenas removi a aspas nas linhas do cedilha e passou a funcionar corretamente.

Pro fórum não interpretar esse conteúdo como tags html dá pra substituir os sinais < por &lt; .Tem que escapar as aspas simples também com \

include “%L”
<dead_acute> <q> : “'q”
<dead_acute> <w> : “'w”
<dead_acute> <r> : “'r”
<dead_acute> <t> : “'t”
<dead_acute> <y> : “'y”
<dead_acute> <p> : “'p”
<dead_acute> <s> : “'s”
<dead_acute> <d> : “'d”
<dead_acute> <f> : “'f”
<dead_acute> <g> : “'g”
<dead_acute> <h> : “'h”
<dead_acute> <j> : “'j”
<dead_acute> <k> : “'k”
<dead_acute> <l> : “'l”
<dead_acute> <z> : “'z”
<dead_acute> <x> : “'x”
<dead_acute> <c> : “ç”
<dead_acute> <v> : “'v”
<dead_acute> <b> : “'b”
<dead_acute> <n> : “'n”
<dead_acute> <m> : “'m”
<dead_acute> <Q> : “'Q”
<dead_acute> <W> : “'W”
<dead_acute> <R> : “'R”
<dead_acute> <T> : “'T”
<dead_acute> <Y> : “'Y”
<dead_acute> <P> : “'P”
<dead_acute> <S> : “'S”
<dead_acute> <D> : “'D”
<dead_acute> <F> : “'F”
<dead_acute> <G> : “'G”
<dead_acute> <H> : “'H”
<dead_acute> <J> : “'J”
<dead_acute> <K> : “'K”
<dead_acute> <L> : “'L”
<dead_acute> <Z> : “'Z”
<dead_acute> <X> : “'X”
<dead_acute> <C> : “Ç”
<dead_acute> <V> : “'V”
<dead_acute> <B> : “'B”
<dead_acute> <N> : “'N”
<dead_acute> <M> : “'M”

3 curtidas

Aê! Que legal que resolveu. :smiley:

1 curtida

Tenta a resposta do @anon99219498, aqui resolveu :+1:

Esse problema sempre acontecia comigo quando usava o Ubuntu com GNOME, acabou depois que migrei para o Kubuntu com KDE Plasma, então creio que seja algo que a DE modifica e não do Ubuntu e derivados.

Acho que o problema foi por que ele atualizou o sistema. As duas versões do pop usam Gnome. Quando eu instalei o Arch com KDE também tive o mesmo problema que no Gnome. A solução sempre foi colocar esse arquivo que mencionei.

Ainda não tive esse problema com o KDE Plasma, mas bom saber, porque se acontecer já consigo resolver.

1 curtida

Eu tentei aqui e não deu certo, o cedilha ainda continua aparecendo como ć e o Telegram, que funcionava normalmente, agora não aparece pontuaćão nenhuma.
O arquivo .XCompose é pra colocar no home, né?

Opa, valeu pelo aviso broder … mas eu não consegui fazer, eu criei um arquivo .XCompose com as configurações que tu passou mas ainda segue o “ć”, sou bem iniciante no linux … provavelmente não devo ter feito da forma correta

1 curtida

Consegui resolver com o arquivo .XCompose que ta nesse github. É só seguir as instruções que deve dar certo.
Eu fiz a instalação manual, só abrir o terminal e ir copiando e colando, depois desloga e loga novamente.

3 curtidas

Perfeito amigo, testei aqui e agora voltou a funcionar ! valeu demais

1 curtida

Estou com esse mesmo problema e não sei onde botar esse arquivo .XCompose

Alguém poderia me dar uma ajuda?

Não consegui fazer com esse aqui… já tentei os outros todos. Ainda não fiz o do XCompose em alguma pasta que não sei qual

Fiz uma ignorância aqui e deu certo

Salvei esse arquivo no:

usr
Home
Root
Meu usuário

Acabou que agora tá funcionando perfeitamente

2 curtidas

Reinstalei o sistema recentemente, voltei pra 20.04… O teclado passou a funcionar corretamente após fazer o update…
Ao que parece, a única exceção é o Telegram, no qual o ç continua aparecendo como ć

Resolvi com esse Git: GitHub - marcopaganini/gnome-cedilla-fix: A fix to make the Gnome "US-International" layouts generate a cedilla c (ç) when the user types '+c.

1 curtida

O GNOME tem esse problema irritante, quando usava eu sempre tinha que adicionar esse script na inicialização.

file="/etc/profile.d/im-module-cedilla.sh"
if [ ! -f "$file" ]
then
  conf=$'#!/bin/bash\n'
  conf+=$'export GTK_IM_MODULE=cedilla\n'
  conf+=$'export QT_IM_MODULE=cedilla\n'
  echo "$conf" | sudo tee "$file"
  sudo chmod +x "$file"
fi

Também tinha problemas com o volume pelo teclado, quando apertava tinha um delay gigantesco, foram coisas assim que me afastaram cada vez mais do GNOME. Segue abaixo o script do volume que usava caso tenha o mesmo problema.

file="/usr/share/X11/xkb/symbols/br"
if [ -f "$file" ]
then
  sudo sed -i ':a;N;$!ba;s/ modifier_map Mod3   { Scroll_Lock };/ \/\/modifier_map Mod3   { Scroll_Lock };/g' "$file"
fi
2 curtidas