Pessoal hoje esteva vendo um vídeo no YT onde a pessoa mostrava sua “Steam Machine caseira”. Na ocasião ele disse que o Bazzite é uma versão modificada do Steam OS da Valve.
Achei isso muito curioso, então resolvi aprofundar mais sobre a questão. A conclusão que cheguei foi a seguinte:
O sistema operacional Bazzite, que é o que eu uso atualmente, não é uma versão modificada do Steam OS. Muita gente faz essa confusão porque o Bazzite tem a opção do desktop ao estilo Steam Gaming Mode. Além, claro, da opção de desktop convencional, KDE ou Gnome.
Ok, no Steam OS você consegue mudar do modo Gaming Mode para o ambiente de desktop tradicional. Acho que por esse motivo muita gente confunde o Bazzite como uma versão modificada do Steam OS. Mas, na verdade, eles são diferentes.
Ambos, claro, são sistemas desenvolvidos com foco em jogos. Isso é bem compreensível. Porém é preciso salientar que ambos não “são o mesmo projeto”, se é que me entendem.
O Steam OS, da Valve, é um sistema operacional baseado em Arch Linu.. Um sistema pensado e desenvolvido com foco, exclusivamente, em ser um gestor de jogos. Então ele é pensado em desempenho e melhor compatibilidade com jogos.
Bem, a Valve escolheu um hardware full AMD para desenvolver seu sistema, e consequentemente seus consoles, devido ao fato de AMD funcionar muito melhor com Linux. Isso tem uma explicação muito bem clara entre nós usuários de Linux.
A AMD, entendeu que Linux, hoje, já não é mais como fora no passado. Com isso resolveu abraçar a comunidade do Pinguim, abrindo seus drivers para que a comunidade possa trabalhar em conjunto neles. Com isso a comunidade passou a integrar drivers AMD no Kernel Linux. O que faz com que o usuário nem precise instalar um driver proprietário depois de instalado a distro que for usar.
Isso, pra Valve, foi uma decisão acertada, pois ela pode focar no aprimoramento da Steam, do Vulcan e do Proton. Sem ter que ficar se preocupando com drivers proprietários. Por esse motivo NÃO existe versão do Steam OS para GPUs Nvidia.
Eu já vivenciei na pele. O desempenho de GPU AMD no Linux é muito melhor que Nvidia. Falo isso porque já tive uma RX 580 “Chinese Mode” (rsrsrs) e hoje tenho uma Nvidia RTX 2060. Sim é nítido que o desempenho da RTX no Linux, no caso aqui o Bazzite, é “inferior” ao que poderia entregar. Isso tem explicação, o driver proprietário da Nvidia pra Linux.
Posso falar com clareza que se montar um clone da Steam Machine usando um bom Ryzen e uma RX 580"Chinese Mode", vai rodar os jogos que rodam no Steam OS sem maiores problemas. Claro, deve-se ter em mente que nem todo jogo vai rodar a pleno devido as limitações técnicas dessa GPU.
Bom continuando sobre os SOs, o Bazzite é um sistema baseado no Fedora, na versão Atomic. Sendo desenvolvido pensando-se em um sistema otimizado focado numa melhor relação consumo x desempenho. Que é o que pra jogos mais vai fazer a diferença.
Contudo o Bazzite é um sistema que você pode usar como um Linux comum. Baixando a versão com desktop tradicional você tem um sistema comum, como qualquer outra distribuição. Vai vir pré-instalado pacote Office dentre outras aplicações que no Steam OS não vem, pois não é o propósito dele.
O Bazzite já vem pronto para qualquer pessoa usar, seja pra jogar, trabalhar, estudar ou fazer ambas as coisas. O Steam OS vem pronto pra você jogar. Não que você não possa fazer outros usos dele, mas o propósito da Valve não é esse.
Um sistema operacional Linux que mais se aproxima do Steam OS, podemos dizer que é o Cachy OS. Ele e´uma distribuição Arch Linux que não vem com nada além do básico e tem como foco máximo desempenho. Tanto que todo o sistema é desenvolvido para seja de baixa latência, impactando o mínimo possível no consumo.
No Cachy você pode instalar ele tal qual o Steam OS, com a interface “Gaming Mode” e pronto. Vai funcional tal qual. O diferencial do Cachy OS em relação ao sistema da Valve é que ele tem versão para drivers Nvidia RTX/GTX, tal qual o Bazzite também tem. Mas o Cachy não vem com nada, ele é um Arch Linux puro.
No momento da instalação você vai escolhendo aquilo que deseja usar. Inclusive o Cachy OS tem todos os desktops Linux existentes na atualidade. Sendo um sistema compatível com qualquer tipo de hardware, desde aqueles AMD BC-250 ao Steam Dek / Steam Machine. Assim como o Bazzite é.
Então pessoal, no meu ponto de vista, dizer que o Bazzite é um Steam OS modificado é uma maneira errônea de referir-se ao sistema. Isso vale pro Cachy, também. Afinal nenhum deles é baseado no Steam OS. Um é Fedora o outro é Arch.
Qual a opinião dos demais sobre?