O Bazzite é uma versão modificada do Steam OS da Valve?

Pessoal hoje esteva vendo um vídeo no YT onde a pessoa mostrava sua “Steam Machine caseira”. Na ocasião ele disse que o Bazzite é uma versão modificada do Steam OS da Valve.

Achei isso muito curioso, então resolvi aprofundar mais sobre a questão. A conclusão que cheguei foi a seguinte:

O sistema operacional Bazzite, que é o que eu uso atualmente, não é uma versão modificada do Steam OS. Muita gente faz essa confusão porque o Bazzite tem a opção do desktop ao estilo Steam Gaming Mode. Além, claro, da opção de desktop convencional, KDE ou Gnome.

Ok, no Steam OS você consegue mudar do modo Gaming Mode para o ambiente de desktop tradicional. Acho que por esse motivo muita gente confunde o Bazzite como uma versão modificada do Steam OS. Mas, na verdade, eles são diferentes.

Ambos, claro, são sistemas desenvolvidos com foco em jogos. Isso é bem compreensível. Porém é preciso salientar que ambos não “são o mesmo projeto”, se é que me entendem.

O Steam OS, da Valve, é um sistema operacional baseado em Arch Linu.. Um sistema pensado e desenvolvido com foco, exclusivamente, em ser um gestor de jogos. Então ele é pensado em desempenho e melhor compatibilidade com jogos.

Bem, a Valve escolheu um hardware full AMD para desenvolver seu sistema, e consequentemente seus consoles, devido ao fato de AMD funcionar muito melhor com Linux. Isso tem uma explicação muito bem clara entre nós usuários de Linux.

A AMD, entendeu que Linux, hoje, já não é mais como fora no passado. Com isso resolveu abraçar a comunidade do Pinguim, abrindo seus drivers para que a comunidade possa trabalhar em conjunto neles. Com isso a comunidade passou a integrar drivers AMD no Kernel Linux. O que faz com que o usuário nem precise instalar um driver proprietário depois de instalado a distro que for usar.

Isso, pra Valve, foi uma decisão acertada, pois ela pode focar no aprimoramento da Steam, do Vulcan e do Proton. Sem ter que ficar se preocupando com drivers proprietários. Por esse motivo NÃO existe versão do Steam OS para GPUs Nvidia.

Eu já vivenciei na pele. O desempenho de GPU AMD no Linux é muito melhor que Nvidia. Falo isso porque já tive uma RX 580 “Chinese Mode” (rsrsrs) e hoje tenho uma Nvidia RTX 2060. Sim é nítido que o desempenho da RTX no Linux, no caso aqui o Bazzite, é “inferior” ao que poderia entregar. Isso tem explicação, o driver proprietário da Nvidia pra Linux.

Posso falar com clareza que se montar um clone da Steam Machine usando um bom Ryzen e uma RX 580"Chinese Mode", vai rodar os jogos que rodam no Steam OS sem maiores problemas. Claro, deve-se ter em mente que nem todo jogo vai rodar a pleno devido as limitações técnicas dessa GPU.

Bom continuando sobre os SOs, o Bazzite é um sistema baseado no Fedora, na versão Atomic. Sendo desenvolvido pensando-se em um sistema otimizado focado numa melhor relação consumo x desempenho. Que é o que pra jogos mais vai fazer a diferença.

Contudo o Bazzite é um sistema que você pode usar como um Linux comum. Baixando a versão com desktop tradicional você tem um sistema comum, como qualquer outra distribuição. Vai vir pré-instalado pacote Office dentre outras aplicações que no Steam OS não vem, pois não é o propósito dele.

O Bazzite já vem pronto para qualquer pessoa usar, seja pra jogar, trabalhar, estudar ou fazer ambas as coisas. O Steam OS vem pronto pra você jogar. Não que você não possa fazer outros usos dele, mas o propósito da Valve não é esse.

Um sistema operacional Linux que mais se aproxima do Steam OS, podemos dizer que é o Cachy OS. Ele e´uma distribuição Arch Linux que não vem com nada além do básico e tem como foco máximo desempenho. Tanto que todo o sistema é desenvolvido para seja de baixa latência, impactando o mínimo possível no consumo.

No Cachy você pode instalar ele tal qual o Steam OS, com a interface “Gaming Mode” e pronto. Vai funcional tal qual. O diferencial do Cachy OS em relação ao sistema da Valve é que ele tem versão para drivers Nvidia RTX/GTX, tal qual o Bazzite também tem. Mas o Cachy não vem com nada, ele é um Arch Linux puro.

No momento da instalação você vai escolhendo aquilo que deseja usar. Inclusive o Cachy OS tem todos os desktops Linux existentes na atualidade. Sendo um sistema compatível com qualquer tipo de hardware, desde aqueles AMD BC-250 ao Steam Dek / Steam Machine. Assim como o Bazzite é.

Então pessoal, no meu ponto de vista, dizer que o Bazzite é um Steam OS modificado é uma maneira errônea de referir-se ao sistema. Isso vale pro Cachy, também. Afinal nenhum deles é baseado no Steam OS. Um é Fedora o outro é Arch.

Qual a opinião dos demais sobre?

Eu gravei um vídeo onde falo sobre o que escrevi acima:

o steamos é focado mais para o steamdeck e steammachine dos jogos dentro da steam, prefiro bazzite por ser uma distro focada em games, porém serve não só para jogos

Eu diria que o Bazzite é baseado no SteamOS, no sentido de que é a principal inspiração do sistema. Vale lembrar que no lançamento do Steam Deck (que foi quando surgiu a versão atual do SteamOS) não existia a opção de baixar um instalador e colocar no seu PC. Até dava pra fazer isso com a imagem de recovery, mas instalação custom nunca foi first class citizen do SteamOS. O Bazzite surgiu preenchendo essa lacuna de ter um SteamOS geral. (também existiam outras opções como o HoloISO e o ChimeraOS, mas nenhum chegou no nivel do Bazzite)

Ambos tem filesystem imutável por natureza, ambos usam o gamescope pro modo de jogo e ambos tem um DE ‘padrão’ pro desktop mode. Olhando de fora eles são muito parecidos, mas são caminhos diferentes pra chegar no mesmo resultado.

Inclusive é bem simples você adaptar o Arch do zero pra ficar com a aparência do SteamOS.

E aí um grande ponto que me afetou muito nas várias vezes que eu tentei fazer o meu “SteamOS” é que o compositor do gamescope, que é o secret sauce do SteamOS, não funciona bem com o driver proprietário da Nvidia. É a consequência da falta de cooperação da nvidia com o linux desde sempre.

Pelo menos em entrevistas recentes a Valve afirmou que ta trabalhando de perto com a nvidia pra dar suporte, então pode ser que a situação mude ano que vem

O Bazzite é baseado no Fedora Atomic, então é incorreto dizer que ele é baseado no SteamOs. Seria mais correto dizer que ele é inspirado na solução criada pela Valve.

A diferença entre os dois cenários é bem grande.

:vulcan_salute:

Pois é pessoal, é incorreto dizer que o Bazzite é um Steam OS modificado. Se for pra ir por esse caminho, errôneo, pode-se afirmar, então, que o Policorp Linux é uma versão modificada do Zorin OS. Afinal de contas são “idênticos” e tem o mesmo propósito. Serem sistemas completos e simples para qualquer pessoa usar.

Vejam que nesse exemplo que cito, até as interfaces são semelhantes. Ambos usam um DE Gnome modificado. Salvo que o Zorin tem uma maneira simplificada de mudar o layout do Gnome. No Policorp é possível fazer o mesmo, só que de uma maneira um pouquinho mais extensa.

Contudo nenhuma das duas distros são versão uma da outra. O Zorin é base Ubuntu que é base Debian. O Policorp é base Debian, tão somente.

Assim, pra dizer que o Bazzite é um Steam OS modificado ou o Polícorp é um Zorin OS modificado. Teriam de serem projetos feito em cima das distros referenciadas como base.

Mesmo que as distros, aqui citadas, sejam muito semelhantes. São projetos distintos, cada qual com sua distro base. E no caso específico do Bazzite e do Steam OS, eles sequer derivam da mesma base, como podemos dizer do Zorin e do Policorp. Já se a referência do Steam OS fosse com o Cachy OS, ai sim as distros base são as mesmas.

Acho que isso fica claro o entendimento.