Eu instalei o Arch Linux num HD, e funcionou perfeito, mas quando instalei o manjaro no mesmo HD numa partição separada. Ocorreu que agora só abre o MANJARO, e o ARCH Linux não abre e nem aparece escrito no menu de boot quando reinicio o computador pressionando a telca F9.
Alguem sabe como posso recuperar o ArchLinux de volta sem ter que formatar o mesmo?
Porque pelo manjaro consigo ver que a particao onde instalei o ArchLinux esta ocupada com a instalação, porem não consigo mais acessar o Arch.
E como se PC priorizasse a ultima instalação de sistema, mas eu não fiz a substituição do sistema.
Já tentou configurar pelo grub-customizer?
1 curtida
Ainda nao, na verdade nem sei como se faz
Recomendo assistir ao vídeo: UMA ÓTIMA FERRAMENTA PARA QUEM FAZ DUAL BOOT! - YouTube
Eu perdi meu boot do Windows 10 quando instalei o Manjaro, e consegui recuperar com essa ferramenta.
1 curtida
Vou conferir e ver se resolve, parece que e o que estou passando, praticamente perdi o boot do Arch.
O Manjaro tem essa mania de esconder o Menu de Inicialização (Grub). – Verifique se esta receita do Manjariando resolve:
Para que o grub apareça ao ligar o seu hardware, você deve abrir o arquivo /etc/default/grub
, e alterar a linha que contém GRUB_TIMEOUT_STYLE.
de
GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden
para
GRUB_TIMEOUT_STYLE=menu
Utilize o nano para fazer essa edição:
sudo nano /etc/default/grub
Para salvar as alterações com o editor de texto nano, tecle Crtl+O (Enter); e Crtl+X para sair.
Agora atualize o grub com o comando:
sudo update-grub
Pronto, agora o grub irá aparecer ao iniciar o seu hardware.
2 curtidas
Em primeiro lugar, verifique se o pacote os-prober
está instalado. Esse os-prober
é responsável pela detecção de outros sistemas operacionais no GRUB. Em versões mais recentes do GRUB o os-prober
foi desabilitado por padrão. Para reabilita-lo é necessário adicionar a seguinte linha ao arquivo /etc/default/grub
:
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false
Há outro detalhe. Estou vendo que você tem algumas partições formatadas com o sistema de arquivos Btrfs. Suponho que seu arch esteja em uma dessas partições com esse sistema de arquivos.
O os-prober tem esse problema de não reconhecer automaticamente outras distros que estejam utilizando sistema de arquivos Btrfs, exceto a própria distro que gerencia o GRUB.
Há um pacote no AUR chamado os-prober-btrfs
. Possivelmente esse pacote consegue contornar esse problema. Eu particularmente nunca testei…
Outra solução seria você reinstalar o GRUB do Arch e deixá-lo gerenciar o boot. Como o Manjaro está em ext4, ele deve ser reconhecido pelo GRUB do Arch sem problemas.
2 curtidas