O Arch Linux não aparece no menu de inicializacao de boot depois que instalei o Manjaro

Eu instalei o Arch Linux num HD, e funcionou perfeito, mas quando instalei o manjaro no mesmo HD numa partição separada. Ocorreu que agora só abre o MANJARO, e o ARCH Linux não abre e nem aparece escrito no menu de boot quando reinicio o computador pressionando a telca F9.

Alguem sabe como posso recuperar o ArchLinux de volta sem ter que formatar o mesmo?

Porque pelo manjaro consigo ver que a particao onde instalei o ArchLinux esta ocupada com a instalação, porem não consigo mais acessar o Arch.
E como se PC priorizasse a ultima instalação de sistema, mas eu não fiz a substituição do sistema.

Já tentou configurar pelo grub-customizer?

1 curtida

Ainda nao, na verdade nem sei como se faz

Recomendo assistir ao vídeo: UMA ÓTIMA FERRAMENTA PARA QUEM FAZ DUAL BOOT! - YouTube

Eu perdi meu boot do Windows 10 quando instalei o Manjaro, e consegui recuperar com essa ferramenta.

1 curtida

Vou conferir e ver se resolve, parece que e o que estou passando, praticamente perdi o boot do Arch.

O Manjaro tem essa mania de esconder o Menu de Inicialização (Grub). – Verifique se esta receita do Manjariando resolve:

Para que o grub apareça ao ligar o seu hardware, você deve abrir o arquivo /etc/default/grub, e alterar a linha que contém GRUB_TIMEOUT_STYLE.

de

GRUB_TIMEOUT_STYLE=hidden

para

GRUB_TIMEOUT_STYLE=menu

Utilize o nano para fazer essa edição:

sudo nano /etc/default/grub

Para salvar as alterações com o editor de texto nano, tecle Crtl+O (Enter); e Crtl+X para sair.

Agora atualize o grub com o comando:

sudo update-grub

Pronto, agora o grub irá aparecer ao iniciar o seu hardware.

2 curtidas

Em primeiro lugar, verifique se o pacote os-prober está instalado. Esse os-prober é responsável pela detecção de outros sistemas operacionais no GRUB. Em versões mais recentes do GRUB o os-prober foi desabilitado por padrão. Para reabilita-lo é necessário adicionar a seguinte linha ao arquivo /etc/default/grub:

GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false

Há outro detalhe. Estou vendo que você tem algumas partições formatadas com o sistema de arquivos Btrfs. Suponho que seu arch esteja em uma dessas partições com esse sistema de arquivos.

O os-prober tem esse problema de não reconhecer automaticamente outras distros que estejam utilizando sistema de arquivos Btrfs, exceto a própria distro que gerencia o GRUB.

Há um pacote no AUR chamado os-prober-btrfs. Possivelmente esse pacote consegue contornar esse problema. Eu particularmente nunca testei…

Outra solução seria você reinstalar o GRUB do Arch e deixá-lo gerenciar o boot. Como o Manjaro está em ext4, ele deve ser reconhecido pelo GRUB do Arch sem problemas.

2 curtidas