NVK, o novo driver de código aberto para NVIDIA já abre games

NVK rodando um game

Uma equipe de desenvolvedores da Collabora em conjunto com outros da Red Hat estão trabalhando em um driver de código aberto para placas de video NVIDIA chamado NVK, baseado no conteúdo que a empresa tem liberado, e no Nouveau, outro driver de código aberto para NVIDIA feito com engenharia reversa.

A intenção é que o NVK integre a biblioteca MESA e pode até mesmo acabar substituindo o Nouveau, que na prática é só um quebra galho até o usuário baixar o driver proprietário. O desenvolvimento do NVK foi anunciado em 4 de outubro de 2022, e agora, um dos desenvolvedores postou que já é possível abrir e jogar games nele.

O desenvolvedor Karol Herbst postou no Mastodon uma captura de tela do jogo The Talos Principle funcionando a uma taxa de quadros muito baixa, e utilizando poucos recursos do computador, o que mostra que falta otimizar bastante o driver NVK. No post, Karol diz “O desempenho está ruim, mas é esperado que isto seja resolvido com a conclusão do trabalho com o GSP (GPU System Processor)”

6 curtidas