Até o momento, na maioria das distro Linux, o Noveau é o driver livre padrão para placas de vídeo NVIDIA, sem suporte ao Vulkan e baixo desempenho em GPUs mais recentes. Agora, o NVK começa, oficialmente, a preencher esta lacuna.
Desenvolvido pela Collabora, empresa responsável pelo desenvolvimento de projetos de código livre, tendo parcerias com o sistema operacional Endless OS entre diversos outros. O NVK já suporta o Vulkan 1.0 e almeja o 1.3 desde o final do último semestre.
Jason Ekstrand, da Collabora, anunciou que o NVK foi aprovado na bateria de testes que oficializa o suporte ao Vulkan 1.0, restando apenas algumas implicações legais para ser reconhecido pela suíte gráfica Mesa, presente na maioria das distribuições Linux.
Ele completa que, desde já, em placas de vídeo com arquitetura Turing (série 1600), ou mais recentes, o suporte é completo, eventuais bugs que poderão ocorrer, deverão ser específicos a certos aplicativos. Atualmente, o trabalho concentra-se no compilador, a última grande pendência para dar suporte completo ao Vulkan 1.3. Ainda há uma equipe reduzida trabalhando no suporte à arquitetura Maxwell, que abrange placas da série 700 até a 900.