NVIDIA X Server incompleto

Olá! :grinning:

Ontem, após uma longa jornada, decidi sair do Pop!_OS. Era um bom sistema mas estava a ter bugs, travamentos, …
Então decidi voltar ao Kubuntu, desta vez ao 20.04 (BETA)

Hoje fui instalar os drivers mas não encontrei o Gestor de Drivers do Kubuntu, que já usei no 19.10. Então instalei o driver usando o comando:

sudo apt install nvidia-driver-440

Então, após um reboot, o Nvidia X Settings apenas aparece assim:

O que é que pode ser? Como é que posso resolver?

P.S: Já tentei instalar do Site da Nvidia mas não funcionou.

Obrigado :grinning:

Ta certo, é assim mesmo. Esse é o painel das configurações do PRIME, que permite você selecionar qual modo você quer usar:

• NVIDIA = Usa a GPU da Nvidia o tempo todo. Mais performance, mas mais gasto de energia.
  • NVIDIA On-Demand = Só usa a GPU da Nvidia quando for requisitado. Esse recurso ainda está em desenvolvimento na maioria das distros.
  • Intel = Usa a GPU da Intel o tempo todo. Menos performance, mas menos gasto de energia.

Para acessar o painel de configurações você precisa clicar com o botão direito sobre o ícone da bandeja, ou abrir o programa diretamente, procurando por “Nvidia X Server” no menu.

1 curtida

Eu abro o NVIDIA X Server no Menu e apenas aparece isso. Nas imagens que vejo tem muitas mais opções.

Que estranho! Realmente não aparece. Eu estou acostumado com o comportamento do Mint, que é esse que eu comentei. Testando pelo Ubuntu acontece o que você disse, e não consegui encontrar uma forma para acessar as opções avançadas.

1 curtida

Será algum erro no Driver?

Até então achava que sim, mas começo a desconfiar que não! hahaha
O Driver aparece como instalado, mas na tela de informações do sistema aparece que eu estou usando o driver Mesa da Intel. O comando lshw -numeric -C display também retorna as duas placas, mas na da Nvidia diz como “Disponível”, o que eu interpreto como que não esteja sendo usada.
Com o comando nvidia-smi também retorna um erro, dizendo que não consegue se conectar ao driver:
$ nvidia-smi
NVIDIA-SMI has failed because it couldn’t communicate with the NVIDIA driver. Make sure that the latest NVIDIA driver is installed and running.

Tentei reinstalar o driver, tanto pelo terminal quanto pelo gerenciador de driver, e nada…
Bem estranho!

1 curtida

Será então um erro do 20.04? :confused:

Notei uma pequena quebra de performance no ETS2 em relação ao Pop!_OS.

Demorei pra responder porque decidi reinstalar o sistema inteiro para tentar resolver o problema, e resolveu! Em partes. O painel de controle da Nvidia continua mostrando apenas a aba do Prime, mas na tela de “sobre o sistema” agora aparece a placa da nvidia, e o comando “nvidia-smi” funciona e mostra as informações corretas.
Eu usei a ISO da beta, não habilitei as atualizações “proposed” e instalei o driver da nvidia após a instalação, usando o gerenciador de driver. Agora aparentemente o driver está funcionando, mas não sinto nenhuma diferença na performance do Shell. Ainda não testei com os jogos.

1 curtida

Pois eu não consigo aceder ao gerenciador de drivers

Ué! Estranho.
Já tentou entrar nas opções de atualizações (onde tem as opções de servidores, PPAs, Livepatch, … ), e depois clicar na aba “Drivers Adicionais”?

No discover?
Não aparece nada de drivers :slightly_frowning_face:

Tópico novo:

(Por favor fechem o tópico @thespation @Dio)

1 curtida