Ontem, após uma longa jornada, decidi sair do Pop!_OS. Era um bom sistema mas estava a ter bugs, travamentos, …
Então decidi voltar ao Kubuntu, desta vez ao 20.04 (BETA)
Hoje fui instalar os drivers mas não encontrei o Gestor de Drivers do Kubuntu, que já usei no 19.10. Então instalei o driver usando o comando:
sudo apt install nvidia-driver-440
Então, após um reboot, o Nvidia X Settings apenas aparece assim:
Ta certo, é assim mesmo. Esse é o painel das configurações do PRIME, que permite você selecionar qual modo você quer usar:
NVIDIA = Usa a GPU da Nvidia o tempo todo. Mais performance, mas mais gasto de energia.
NVIDIA On-Demand = Só usa a GPU da Nvidia quando for requisitado. Esse recurso ainda está em desenvolvimento na maioria das distros.
Intel = Usa a GPU da Intel o tempo todo. Menos performance, mas menos gasto de energia.
Para acessar o painel de configurações você precisa clicar com o botão direito sobre o ícone da bandeja, ou abrir o programa diretamente, procurando por “Nvidia X Server” no menu.
Que estranho! Realmente não aparece. Eu estou acostumado com o comportamento do Mint, que é esse que eu comentei. Testando pelo Ubuntu acontece o que você disse, e não consegui encontrar uma forma para acessar as opções avançadas.
Até então achava que sim, mas começo a desconfiar que não! hahaha
O Driver aparece como instalado, mas na tela de informações do sistema aparece que eu estou usando o driver Mesa da Intel. O comando lshw -numeric -C display também retorna as duas placas, mas na da Nvidia diz como “Disponível”, o que eu interpreto como que não esteja sendo usada.
Com o comando nvidia-smi também retorna um erro, dizendo que não consegue se conectar ao driver:
$ nvidia-smi
NVIDIA-SMI has failed because it couldn’t communicate with the NVIDIA driver. Make sure that the latest NVIDIA driver is installed and running.
Tentei reinstalar o driver, tanto pelo terminal quanto pelo gerenciador de driver, e nada…
Bem estranho!
Demorei pra responder porque decidi reinstalar o sistema inteiro para tentar resolver o problema, e resolveu! Em partes. O painel de controle da Nvidia continua mostrando apenas a aba do Prime, mas na tela de “sobre o sistema” agora aparece a placa da nvidia, e o comando “nvidia-smi” funciona e mostra as informações corretas.
Eu usei a ISO da beta, não habilitei as atualizações “proposed” e instalei o driver da nvidia após a instalação, usando o gerenciador de driver. Agora aparentemente o driver está funcionando, mas não sinto nenhuma diferença na performance do Shell. Ainda não testei com os jogos.
Ué! Estranho.
Já tentou entrar nas opções de atualizações (onde tem as opções de servidores, PPAs, Livepatch, … ), e depois clicar na aba “Drivers Adicionais”?