Nvidia vs Secureboot: Como resolver?

Recentemente adquiri um laptop novo e logo instalei opensuse nele, já que veio com uma outra distro da Lenovo chamado Lux. O modelo é Lenovo LOQ-e 15IAX9E.

Achei que ia ter muita dor de cabeça com drivers da NVIDIA. Baixei o instalador direto do site deles e funciona que é uma beleza… até eu me dar conta que deixei secureboot desativado.

Tudo que precisa dos drivers da NVIDIA funcionaram como esperado antes de reativar secureboot. Fazia vídeo no DaVinci Resolve, saída HDMI funcionava perfeitamente, consegui até colocar o SDDM em modo Wayland, já que o modo X11 tem conflito com multiplas telas.

Mas ao reativar o secureboot, os módulos de driver não foram carregados pelas chaves não terem sido importadas pelo MOK. Beleza, isso eu sei resolver. Reinstalei o driver e pedi para assinar o módulo digitalmente para importar a chave pública pelo MOK. Agora o módulo carregou… mas o driver é muito instável.

DaVinci Resolve tem vezes que abre e tem vezes que não abre. SDDM em Wayland tem conflito com o driver da NVIDIA, por algum motivo, então eu tenho que voltar para X11. System Monitor não mostra atividade na GPU, mesmo com HDMI conectado e funcionando perfeitamente, já que o HDMI nesse laptop está conectado diretamente na GPU.

Sou só eu que tem esse tipo de problema com secureboot? Existe alguma forma de resolver isso para sempre ao invéz de ter de desativar secureboot para conseguir usar a GPU? Não gosto de ter de desativar uma opção de segurança dessa forma quando ainda existe a possibilidade de malware ser executado a tempo de boot.

E não, os drivers nos repositórios do opensuse não funcionam. Já testei. Só os do site da NVIDIA funcionam nessa máquina.

Pelo que está nesta matéria aqui do diolinux o Lux é baseado no Debian.

Nesse caso você já tentou usar alguma distro derivada do Debian ou do Ubuntu?
Pode ser que com uma delas você não experimente os mesmos problemas que está tendo com o opensuse.

O problema não é com o opensuse. Uso essa distro faz anos e nunca tive necessidade de trocar. Na verdade seria o contrário. O Lux nem veio com os drivers da NVIDIA instalados nessa máquina e vários dos atalhos do teclado não funcionavam. Se fosse para reconfigurar o Lux inteiro, melhor usar uma distro que já estou acostumado. O problema está nos módulos que não carregam corretamente com o secureboot ativado.

No momento estou com secureboot desativado, mas eu gostaria de ver se dá para corrigir esse problema sem desativar o secureboot.

Compreendo, eu usava o Opensuse Tumbleed no meu laptop anterior (Dell G3 com NVidia) e para o meu uso não tive problemas. Mas no meu uso diário raramente eu usava ferramentas que precisavam da GPU, nesse tempo eu quase não jogava mais.

Vendi o Dell e comprei um LeNovo LOQ também, o da assinatura, com Windows.
No Dualboot testei com Fedora e Kubuntu mas não cheguei a testar com o Opensuse, da mesma forma não cheguei a usar nada ainda em que eu demanda-se mais da GPU.
Nunca usei o DaVinci Resolve, depois vou dar uma pesquisada para instalar ele no Kubuntu e fazer um teste. Se sobrar um tempo eu tento instalar o Opensuse também.

No meu caso, eu regularmente uso a saída HDMI no trabalho, principalmente para apresentação em slides e coisas do tipo. Essa porta HDMI está diretamente conectada na GPU da Nvidia, então se tiver problemas com o driver, essa porta não funciona.

O Secureboot existe justamente para evitar que software não permitido rode em tempo de boot. O único software permitido é o Kernel e os drivers inclusos. O fato do driver da Nvidia não estar incluso no Kernel por motivos de licença, faz com que seja o único driver que requer instalação manual, mas também significa que precisa estar incluso no MOK para ser inicializado com secureboot ativado. Eu desativei o secureboot no momento, mas isso abre a segurança do SO. Se as outras distros não tem esse problema, então não devem ter o secureboot ativado

Você pode tentar assinar manualmente

Normalmente esse é o processo quando instala os drivers da Nvidia direto do site deles quando o Secureboot já está ativado, então o instalador pergunta se quer assinar os módulos de kernel e ainda dá a opção de criar uma chave ou usar uma existente. Em ambos os casos, o driver funciona mas há muitas coisas falhando. HDMI funciona mas DaVinci Resolve não reconhece a GPU. SDDM não funciona bem em X11 com múltiplo monitor e muitas vezes até tenta renderizar na saída HDMI mesmo com monitor desconectado, então eu sou forçado a usar SDDM em Wayland, o que faz com que o driver não funcione bem. Nem o X Server Settings reconhece a GPU. Então claramente há algo que não funciona com secureboot ativado, mesmo depois de importar a chave com o MOK. Tudo isso é evitado com secureboot desativado, o que cria essa falha de segurança com softwares em tempo de boot.

Ao invés de usar os drivers do site da Nvidia, tentou o nvidia-dkms?

vc n teve problema com o secure boot. ele cumpriu sua função. sem as chaves comparando as assinaturas, sem boot. pra mim, seu problema é com o driver mesmo. vc deve pesquisar se usa o correto para sua placa. ou, se n precisar deste, usar o noveau.

Como eu expliquei no meu primeiro post, os drivers nos repositórios não funcionam comigo. Só funcionou os do site da Nvidia

Baixe do repositório e faça o processo que falei.

Você vai assinar manualmente o kernel.

Amigo, com todo o respeito, me poupe o sermão. Eu sei bem o papel do secureboot, por isso busquei ajuda nesse fórum para uma solução que mantenha o secureboot ativado, do contrário eu desativo e continuo com o meu trabalho.

Eu tentei várias soluções antes de pedir ajuda neste fórum. O OpenSUSE instala os drivers Nouveau por padrão e não funcionou. Instalei os drives MIT/GPL que a Nvidia disponibiliza para esse exato modelo de GPU, importando chaves com MOK e ainda não funciona corretamente. Drivers proprietários, importando as chaves, mesma coisa. Drivers disponibilizados nos repositórios, nenhum deles funcionou. Testei versões diferentes dos drivers, antigos, novos, todos para esse exato modelo, o RTX 3050 de notebook. Mesmo importando as chaves pelo MOK, os drivers não funcionam corretamente com secureboot ativado.

Eu busquei ajuda para ver se havia outro que já tinha passado por esse problema e poderia compartilhar a experiência. Obrigado.

não estou lhe dando sermão. não lhe conheço. apenas começo pelo mais básico pois muita gente aqui vem sem conhecimentos sólidos no linux. se vc sabe o que faz, não precisa de ajuda. se vira. e pode bloquear o que quiser.

Um detalhe é que você não é mais seguro usando Secureboot