Como instalar driver non-free no fedora, NVidia

Estou tentando instalar Fedora (já tentei Ubuntu, Arch, Manjaro) e todos dão o mesmo erro com o driver da nvidia, ele instala mas não reconhece, minha placa é uma gt 630, eu uso um adaptador DVI pra ligar o monitor (a entrada da placa de video é apenas DVI e meu monitor é VGA), ele não reconhece a placa e logo não consigo utilizar bem o sistema, já revirei a internet e não encontrei solução… se alguém puder ajudar… é a única coisa q me impede de usar o linux…

Estava olhando, para esta placa vc tem que instalar o driver legacy nvidia-390xx.

Legacy card list: What's a legacy driver? | NVIDIA
NVIDIA - ArchWiki

Arch

  1. Habilite o repositório multilib no /etc/pacman.conf
    [multilib]
    Include = /etc/pacman.d/mirrorlist

  2. Instale o driver da nvidia-390xx
    sudo pacman -S nvidia-390xx nvidia-390xx-settings nvidia-390xx-utils lib32-nvidia-390xx-utils

2 curtidas

Eu tenho essa mesma placa mas meu driver instalou tá normal vc não comsegue abrir as comfigurações da nvidia é?

eu não consigo mudar a resolução, não consigo acesso ao Nvidia X Settings, eu uso um adaptador desse na placa: image

já tentei fazer isto, sem sucesso :confused:

Muita gente gosta de usar o terminal no Linux para fazer as coisas; tudo bem, eu entendo o seu sentimento “hacker”, ainda que você esteja apenas instalando um programa ou atualizando um repositório, é divertido sempre. :blush:

Existem duas formas para você instalar os drivers pelo terminal, envolvendo passos diferentes. É possível fazer utilizando um utilitário via linha de comando chamado “ubuntu-drivers” ou então instalar manualmente via “apt”, indicando o pacote que você deseja.

Caso você queira usar o driver “testado” abra o terminal e digite:

sudo ubuntu-drivers autoinstall

No entanto, se você está buscando pelas versões mais recentes dos drivers, antes deste procedimento é necessário adicionar o PPA: ppa:graphics-drivers/ppa

  • Questão: O que é um PPA?
    Para adicionar este PPA, vamos precisar rodar os seguintes comandos:

sudo apt-add-repository ppa:graphics-drivers/ppa && sudo apt update

Depois disso o comando…

sudo ubuntu-drivers autoinstall

… instalará a versão mais recente dos drivers Nvidia, mas também é possível dizer exatamente qual pacote você quer instalar, por exemplo:

sudo apt install nvidia-390

ou

sudo apt install nvidia-410

Cada comando instalará uma versão diferente do driver. Para ter certeza de quais versões estão disponíveis no repositório, use o comando:

apt search nvidia-*

O comando acima vai te mostrar todas as possibilidades.

Uma vez que você tenha adicionado o PPA, os novos drivers também aparecem na interface gráfica.

Lembre-se que depois do driver ser instalado é necessário reiniciar o computador, isso também pode ser feito com um comando no terminal:

sudo reboot

Depois da reinicialização, já que estamos falando de terminal, use o comando…

nvidia-smi

…para ver as informações sobre a sua placa.

1 curtida

teria uma solução que não seja ubuntu? não consigo gostar do ubuntu, caso não, instalo assim mesmo

O seu cpu tem Intel graphics? Se sim veja se não dá para desabilitar na BIOS, se não conseguir; por desencargo de consciência podemos tentar desativar o secure boot e instalar ou o popos ou o Ubuntu-mate que são as únicas distros que dá para instalar o driver mais facilmente (ao menos comigo foi assim) até um tempo atrás também tentava mil vezes instalar o driver da nvidia 940mx e fazer funcionar corretamente e as distros que consegui foram essas

é um pc, com processador da amd, e o secure boot já está desativado, creio que seja problema do adaptador não deixar reconhecer por completo, mas no windows 10 sempre reconhece…

Mas é um apu? Qual o modelo?

é um fx 6300, não é apu

Tenta instalar o driver 352.x

Meu drivee tá instalado no modo fechado por q foi a melhor opção mas não tenho aceso al manuseio dos comandos mas pra me tá ótimo .

Encontrei uma solução de 2014

Fala sobre EDID, eu não sei se isso existe ainda, tentei olhar aqui, mas como uso notebook algumas opções são diferentes no nvidia-settings em relação a placas normais.

https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=175237
https://nvidia.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/3571/~/managing-a-display-edid-on-linux

sem sucesso, tentei usar o rpmfusion no fedora e a tela só ficou preta, talvez vou ter q esperar trocar a placa de video pra poder utilizar linux

Já instalei uma GT 630 no Arch e foi super simples.

Caso use o kernel padrão vai instalar:

sudo pacman -S nvidia nvidia-utils lib32-nvidia-utils nvidia-settings opencl-nvidia

Caso use o kernel LTS:

sudo pacman -S nvidia-lts nvidia-utils lib32-nvidia-utils nvidia-settings opencl-nvidia

Caso use um kernel personalizado:

sudo pacman -S nvidia-dkms nvidia-utils lib32-nvidia-utils nvidia-settings opencl-nvidia

2 curtidas

Cara, testei fedora hoje e consegui instalar o driver de uma nvidia tranquilamente.

Para você instalar os driver non-free no fedora.

Abre a loja, no menu hamburger ativa o repositorio non-free nvidia.

Depois da os seguintes comandos em ordem:

$ sudo dnf update --refresh

$ sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

$ sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

a seguir vou listar o comando para executar a instação do driver da sua placa, porem como você ainda não sabe qual versão suporta sua placa vou deixar em branco o campo e você substitui aonde Tem YYY pela versão do driver da sua placa de video

$ dnf install xorg-x11-drv-nvidia-YYYxx akmod-nvidia-YYYxx

O comando a seguir é para você habilitar o suporte a 32 bits

$ dnf install xorg-x11-drv-nvidia-YYYxx-libs.i686

4 curtidas

Obrigado a todos, consegui resolver!