Olá pessoal, estou aqui mais uma vez em busca de uma luz, espero que estejam todos bem!
Recentemente troquei minha placa de vídeo e com isso consegui montar um pc secundário, ele roda windows 10 e instalei nele os games que não rodam em linux (Tower of Fantasy, Destiny 2 e LDPlayer para meus jogos mobile).
Instalei o parsec headless nele para poder jogar quando precisar (o parsec atendeu todas minhas expectativas, ja que posso acessar ele remotamente fora da minha casa, ja que meu notebook também está com linux, pop_os atualmente).
Mas então, qual o problema? Certo, o parsec precisa do libavcodec58 especificamente, o que me limita em relação a distros que posso usar, ja que no site ele é distribuido apenas em .deb, tive alguns problemas com pop_os e ubuntu 22.04 ja que ambos são basicamente a mesma versão e por algum motivo eles não detectam direito a minha placa de vídeo, mesmo usando o driver 530 ou 525, julgo ser o kernel (apenas aparece NVIDIA Corporation na maioria dos lugares onde checo ela), quando dou boot no sistema também aparece “unknow chipset: nouveau” e muita das vezes tanto o app de gerenciamento de monitor do gnome quanto o painel de controle da nvidia não salvam as modificações que faço nos monitores, coisa que não acontece em distros com kernel recente.
Arch, Ubuntu 23.04 e outras distros com kernel mais recente, tudo funciona perfeitamente, mas o parsec é um problema, ja que tenho que ficar instalando e procurando por dependencias legacy para poder rodar ele (FFmepg usa atualmente libavcodec59 e o Ubuntu 23.04 não tem a 58 nos repositórios, então tenho que instalar as dependencias uma a uma e ja perdi horas nisso na primeira vez quando estava testando para poder migrar em definitivo), então gostaria de saber se o Parsec em flatpak é seguro de utilizar, já que ele vai acessar uma maquina que está constantemente ligada e pelo que vi não é a propria empresa que empacota ele nesse formato, no site apenas existe a versão deb para 18.04 (mas funciona na 20.04) e a versão web é horrivel.
Também gostaria de perguntar se existe alguma alternativa para o parsec que alguem conheça, ja que ele é extremamente util oferecendo minha propria “cloud gaming”.
O Arch, por padrão não usa AUR, certo? É seguro utilizar o archinstall, instalar os pacotes basicos como flatpak (caso seja seguro também o parsec por lá) e assim ter as tecnologias mais recentes do mundo linux, utilizando firefox, steam, discord, piper e parsec em flatpak? (Basicamente, são os 5 apps que utilizarei)
Minhas specs:
CPU: Ryzen 7 5800X
GPU: MSI 4070 Ti
RAM: 32GB 3200Mhz
Agradeço desde já.
Atenciosamente, Jean.