Nvidia, Parsec no Flathub, dependencias não suportadas, Arch Linux

Olá pessoal, estou aqui mais uma vez em busca de uma luz, espero que estejam todos bem!

Recentemente troquei minha placa de vídeo e com isso consegui montar um pc secundário, ele roda windows 10 e instalei nele os games que não rodam em linux (Tower of Fantasy, Destiny 2 e LDPlayer para meus jogos mobile).

Instalei o parsec headless nele para poder jogar quando precisar (o parsec atendeu todas minhas expectativas, ja que posso acessar ele remotamente fora da minha casa, ja que meu notebook também está com linux, pop_os atualmente).

Mas então, qual o problema? Certo, o parsec precisa do libavcodec58 especificamente, o que me limita em relação a distros que posso usar, ja que no site ele é distribuido apenas em .deb, tive alguns problemas com pop_os e ubuntu 22.04 ja que ambos são basicamente a mesma versão e por algum motivo eles não detectam direito a minha placa de vídeo, mesmo usando o driver 530 ou 525, julgo ser o kernel (apenas aparece NVIDIA Corporation na maioria dos lugares onde checo ela), quando dou boot no sistema também aparece “unknow chipset: nouveau” e muita das vezes tanto o app de gerenciamento de monitor do gnome quanto o painel de controle da nvidia não salvam as modificações que faço nos monitores, coisa que não acontece em distros com kernel recente.

Arch, Ubuntu 23.04 e outras distros com kernel mais recente, tudo funciona perfeitamente, mas o parsec é um problema, ja que tenho que ficar instalando e procurando por dependencias legacy para poder rodar ele (FFmepg usa atualmente libavcodec59 e o Ubuntu 23.04 não tem a 58 nos repositórios, então tenho que instalar as dependencias uma a uma e ja perdi horas nisso na primeira vez quando estava testando para poder migrar em definitivo), então gostaria de saber se o Parsec em flatpak é seguro de utilizar, já que ele vai acessar uma maquina que está constantemente ligada e pelo que vi não é a propria empresa que empacota ele nesse formato, no site apenas existe a versão deb para 18.04 (mas funciona na 20.04) e a versão web é horrivel.

Também gostaria de perguntar se existe alguma alternativa para o parsec que alguem conheça, ja que ele é extremamente util oferecendo minha propria “cloud gaming”.

O Arch, por padrão não usa AUR, certo? É seguro utilizar o archinstall, instalar os pacotes basicos como flatpak (caso seja seguro também o parsec por lá) e assim ter as tecnologias mais recentes do mundo linux, utilizando firefox, steam, discord, piper e parsec em flatpak? (Basicamente, são os 5 apps que utilizarei)

Minhas specs:
CPU: Ryzen 7 5800X
GPU: MSI 4070 Ti
RAM: 32GB 3200Mhz

Agradeço desde já.
Atenciosamente, Jean.

Sobre a Nvidia, no Arch ja esta disponível a versão 535.54 do driver, talvez seja compatível com sua placa de vídeo.

Sobre o Arch, você pode instalar qualquer pacote que esteja disponivel para Linux, o que não estiver nos repositórios oficiais, você certamente encontrará no AUR.

O AUR é 100%? Não, muitas vezes com uma atualização de algum pacote, você pode ter problema com a a instalação de algum pacote, mas costuma não demorar muito para o mantenedor do pacote resolver o problema.

O parsec no AUR parece ser muito bem conceituado, tento uma boa popularidade e votos. Qualquer problema dele é reportado diretamente na pagina do AUR e devidamente solucionado.

https://aur.archlinux.org/packages/parsec-bin

O que posso falar a respeito do Arch, é que dos programas que você mencionou, eu utilizo o firefox e o discord e não tenho problemas com ele.

Mas nem tudo são flores no Arch, de vez enquanto tenho que fazer alguma intervenção, mas como utilizo Windows Manager Qtile e vários aplicativos diferente do que você quer, talvez você não terá problemas como as vezes eu tenho, visto que quando se usa o Gnome por exemplo, muitos “fixes” são inclusos para que rode perfeitamente.

PS: Para habilitar o AUR no Arch é muito simples, você precisa instalar um AUR Helper como o yay ou paru por exemplo.

Tanto o yay como o paru, existe várias versões disponiveis no AUR, que são por exemplo:
yay # ultima versão estável que será compilado
yay-git # ultima versão disponível no github
yay-bin # pacote binário, ou seja, já compilado, pronto para ser instalado

# Instalando o yay:
git clone https://aur.archlinux.org/yay-bin
cd yay-bin
makepkg -si

# instalando o paru
git clone https://aur.archlinux.org/paru-bin
cd paru-bin
makepkg -si

Entendi, não tinha planos de usar o AUR, por isso perguntei se vinha por padrão, mas se não tiver como escapar disso, vou tentar arriscar, estou no Pop_OS ainda, amanhã vou instalar no ssd reserva que tenho e fazer todos os testes possiveis, ainda tenho o EndevourOS e o Solus para testar também, o mangohud e o goverlay também não estão funcionando no Pop_OS, então não consigo medir o desempenho dos jogos.

Não recomendo a ninguem hardware novo com kernel LTS ou 5.X, só tem me dado dor de cabeça, justo agora que tenho como ficar no linux definitivamente. Impressionante como tem sempre algo para dar errado! :sweat_smile:

Tive más experiencias com o AUR então sempre vou ter receio de usar Arch, Fedora ou qualquer distro que use ele.

AUR não tem no Fedora. Apenas no Arch e distros baseadas nele.

PS: Existe projetos que possam se assemelhar ao AUR como por exemplo o pacstall para Ubuntu, mas esta longe de ser um AUR a nível de quantidade de pacotes e engajamento da comunidade.

EndeavourOS é um Arch puro com algumas perfumarias. É bem legal a distro, é uma opção para quem não quer o Arch ou Manjaro.

Solus: a distro esta passando por digamos uma crise, tinha rumor até de que estava morta, porém teve um anuncio que a equipe iria voltar. Eu não escolheria ela neste momento, visto que você pode acabar se identificando com ela e ficar órfão.

1 curtida

Sim, eu sei, quis dizer que não confio em usar coisas gerenciadas pela comunidade, no caso do Fedora o RPM Fusion, ou AUR do Arch (e qualquer um que usse ele), ou PPA em debian/ubuntu, por isso tenho um pé atrás com flathub, snap e appimages também. E tento sempre usar o que é distribuido pelos proprios devs.

Vou manter isso em mente, inclusive deletarei a ISO que tenho aqui.

Alguma outra distro nesse estilo? Manjaro e Arco Linux eu achei muito poluido, como minha maquina principal é apenas para jogos quero manter o mais limpa e leve possivel, uso meu notebook para trabalhar, então nele não tem problema testar tudo que for possivel ja que mantenho dual boot nele.

Tudo funcionando perfeitamente por hora, alguma dica para verificar reputação no AUR sem ser ficar entrando no site e conferindo as coisas?

Mais uma vez, obrigado pela ajuda, tem me salvado demais.

Como no site não tem, porém existe um comando que lhe da algumas informações do pacote:

yay -Si nome_pacote
yay -Sii nome_pacote

Também não gosto de sistema bloatware, o Arco Linux para mim é impossível de ser usado. Já o Manjaro, eu tenho instalado em uma VM e costumo desinstalar os pacotes extras que eu não quero no sistema.

Você tem que ver o que é melhor para você:

1. Usar o Arch puro e garimpar na sua configuração para deixar ele como um sistema perfeito (para mim levou tempo, recomendo anotar os passos ao longo do tempo, para que uma possível reinstalação você não tenha que percorrer toda a pesquisa novamente).
  2. Usar o Manjaro e retirar o que achar desnecessário.

Eu segui as 2 opções, na máquina física tenho o Arch com as configurações que eu quero e sempre estou melhorando ele, já o Manjaro foi mais fácil, porque tenho ele em uma VM, só tive o trabalho inicial de remover o que não me agrada.

1 curtida

Decidi de vez sair da zona de conforto e fiz logo dual boot entre Arch e OpenSUSE, gostei muito da proposta de ambos, o Arch estou construindo do zero assim como você recomendou e estou usando o OpenSUSE enquanto não tenho um Arch 100% funcional e do meu gosto, irei fazer o mesmo no meu notebook, mas usando Hyprland que achei esses dias na internet.

Muito obrigado pela ajuda, de coração! :purple_heart:

Não sabia que você gostava de WM, senão tinha recomendado o Archcraft. É uma distro baseada no Arch com foco em WM.

Amo WM e tiling, é minha meta usar no notebook, ja usei e configurei i3 e bspwm mas achei meio feio, tava de olho no sway, mas agora que descobri o Hyprland vou mergulhar de cabeça, vou dar uma olhadinha no Archcraft, no meu computador uso ultrawide ai ter que ficar adaptando tudo é meio chato pra resolução especificas, ja que na internet é tudo 16:9 e bem, to começando agora, vou evitar o complexo de cara.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.