Nvidia no Deepin 15.10

Alguém conseguiu instalar a nvidia no Deepin 15.10? Não estou conseguindo, da apenas a mensagem de erro…

Acho importante você compartilhar a mensagem de erro para que a gente possa entender o que deu errado, mandar imagens pode ajudar também.

O Deepin tem drivers um pouco mais antigo por conta de se basear no Debian Stable, dependendo da sua placa eles podem não ser os ideais.

Não entendo o porquê das distribuições não trazerem opção de driver nvidia já na instalação. Sei que é proprietário, mas o Manjaro, por exemplo, lhe dá a opção de carregar um ou outro já no boot. É natural que existam pessoas que tem aversão ao que é proprietário, ainda que ache um exagero, mas será que tal desenvolvimento é tão difícil assim? O próprio Netrunner que é baseado no Manjaro utiliza tal procedimento. O Kaos também possibilita isso. Gosto muito do Deepin, mas dependendo do rumo que eles irão tomar quanto a isso, não o usarei mais. Até mesmo o driver do meu adaptador wifi não funciona nele, por causa do kernel já defasado. Foi uma boa experiência, mas por enquanto vou utilizando o Kaos mesmo, que está lindo e muito funcional. Abraços.

1 Like

Escolhas e filosofias de trabalho Ricardo. O Deepin também lhe da a opção de instalar o driver, só que na pós instalação. O Ubuntu e o Mint permitem que você marque uma caixa para instalar drivers proprietários durante a instalação, o Manjaro tem essa opção antes de começar o instalador, o Pop OS permite que você baixe uma ISO já com o driver, cada qual tem sua solução.

O “problema” do Deepin é que eles foram por estabilidade ao invés de novidade, e nem escolheram um meio termo, foram direto no Debian Stable, e isso tem consequências positivas e negativas, dependendo do que se queira fazer.

A versão do Kernel não quer dizer que ele seja defasado, prova disso é que tem Red Hat rodando aí com Kernel 3.x.x ainda, com atualizações de segurança constantes, o mesmo vale para dispositivos Android, novamente, o problema do Deepin é a versão dos pacotes, eles usam os mesmos pacotes super estáveis do Debian, e fazer isso tem prós e contras, o que inclui os drivers.

Se você gosta do visual do Deepin, mas quer drivers mais recentes, o Manjaro Deepin ou o Fedora com Deepin podem ser melhores opções.

1 Like

Dio, é a mensagem de erro que aparece quando se quer usar o gerenciador de driver gráfico,.Digo isso porque já vi em um video seu que você tentou instalar uma placa de vídeo e o Deepin deu mensagem de erro, é a mesma mensagem. Consegui instalar a intel, mas não a Nvidia, em todo caso a mensagem é " download failed."Tentei várias vezes espero que não seja por conta da mudança pra Debian stable como base, porque seria um retrocesso, já que no 15.9 consegui fazer a instalação…

1 Like

Será que o repositório está inacessível?
Tenta pelo terminal:

sudo apt install nvidia-driver

Se não me engano é este o pacote do Debian.

1 Like

Entendi. Tipo: minha sogra é super antenada e atualizada, tem Instagram, Facebook, usa e abusa do WhatsApp, mas é minha sogra, né?..

Não deu, desconfio que é por causa da mudança de base mesmo, tipo se alternar entre noveau e intel dá, mas nv-prime não rola…reportei pra eles agora é aguardar, seria “O melhor dos dois mundos” base Debian stable e visual maravilhoso do Deepin

1 Like

Quanto à questão do kernel, concordo com você em parte, @Dio. Existem versões mais antigas com atualizações de segurança, mas sem atualizações de recursos. Como disse antes, o driver para o meu adaptador wifi encontra-se só na versão 5 do kernel. Isso não me impede de tentar instalar o driver de outra forma. Mas já que tem distros com o kernel já instalado, acho que não vale a pena o esforço. Grande abraço.

1 Like

Sim, mas esse driver é apenas um módulo do Kernel, possivelmente pode ser portado para versões mais antigas. O que não quer dizer que seja, claro. :slight_smile:

2 Likes

Eu tentei instalar o driver proprietário da NVIDIA no manjaro deepin, mas também não vai, simplesmente após reiniciar, o SO não sobe mais… Não sei se estou fazendo algo de errado, pois tenho um notebook com placa híbrida… Alguma idéia do que possa ser?

@Auder Uma dúvida, já que faz tempo que não responde:

Conseguiu instalar o driver NVidia?

Se não conseguiu, use o Driver que eu compilei. Também criei um repositório para poder compartilhar a compilação. É com base no backports do Debian Stable:

2 Likes