Nvidia anuncia drivers de código livre para o Linux

A Nvidia acaba de anunciar em seu blog para desenvolvedores que está disponibilizando módulos do kernel Linux para suas principais GPUs para desktop e servidores.

O código-fonte pode ser consultado integralmente nos repositórios do projeto que conta com a parceria de grandes nomes do mundo Linux como Canonical, SUSE e Red Hat.

Novidades para o driver Nouveau

Ainda segundo o comunicado, o projeto Nouveau poderá agora aproveitar especificações técnicas e ter acesso irrestrito ao firmware de diversas GPUs, possibilitando a implementação de recursos como gestão térmica e controle avançado do clock.

Apenas o começo

O comunicado ressalta que existe interesse em tornar o driver de código livre integrado ao kernel Linux no futuro, mas para isso, será necessário adequar os códigos segundo o padrão do kernel Linux, o que irá demandar um esforço de longo prazo.

:vulcan_salute:

27 curtidas

E o inesperado, enfim, aconteceu. Se fosse primeiro de abril eu até acharia que é pegadinha.

6 curtidas

Complementando, blog do diretor de desktop da RedHat sobre o driver open source da Nvidia:

Alguns trechos:

“Uma coisa que muitas pessoas não sabem é que a Red Hat é a única empresa de sistema operacional Linux que tem uma forte presença no espaço de computação e engenharia gráfica do Linux”

“o que esse novo driver significa para o Nouveau? Mais uma vez, muito pouco inicialmente, mas muito a longo prazo. Para dar um pouco de fundo primeiro. O kernel linux não permite vários drivers para o mesmo hardware, então para que um novo driver de kernel NVidia entre no atual terá que sair ou pelo menos ser limitado a um conjunto diferente de hardware. O atual é, claro, Nouveau. E também, assim como o driver binário, uma grande parte do Nouveau não está no kernel, mas são as partes do espaço do usuário encontradas no Mesa e o firmware específico do Nouveau que a NVidia lança atualmente.”

" O que este lançamento significa para distribuições Linux como Fedora e RHEL?

No curto prazo, não terá um grande impacto. Mas, com o tempo, ele fornece um caminho para simplificar radicalmente o suporte ao hardware NVidia devido às oportunidades discutidas em outras partes deste documento. A longo prazo, esperamos poder obter uma experiência semelhante com o hardware NVidia que hoje podemos oferecer para hardware Intel e AMD, em termos de funcionalidade pronta para uso. O que significa suporte de dia 1 para novos chipsets, um driver Mesa de código aberto de alto desempenho para NVidia e nos permitirá assinar o driver Nvidia junto com o restante do kernel para habilitar coisas como suporte a inicialização segura. Como esta primeira versão tem como alvo a computação, pode-se esperar que essas opções estejam disponíveis primeiro para usuários de computação e, posteriormente, para gráficos."

https://blogs.gnome.org/uraeus/2022/05/11/why-is-the-open-source-driver-release-from-nvidia-so-important-for-linux/

11 curtidas

Ela vem ajudando os software live a anos po, desde o inicio do Nouveau.
Ate documentação tecnica de hardware ela já lanço, ela nem mesmo se importa de fazer engenharia reversa dos driver proprietários.
Ela não fazia driver livre, mas ela da uma força para os desenvolvedores software livre possam fazer seus próprios drivers com seus próprios padrão da forma que bem intender.
É só a comunidade do software livre bater as pernas e trabalhar.

Assim que acabar o suporte oficial da minha GPU eu vou partir para o driver Nouveal.
Para a minha GPU falta implementar aceleração de video(que não foi feito nada) e o gerenciamento de energia(que esta parcialmente feito) o resto já esta completo.

Happy Is This Real Life GIF by The Bachelorette

Sim, 2022 ainda tem salvação, hoje temos uma grande notícia para nossa comunidade.
Nvidia abriu seu código!

4 curtidas

Acabei de ver no Phoronix: NVIDIA Transitioning To Official, Open-Source Linux GPU Kernel Driver - Phoronix
Senhores, o inferno acabou de congelar!

4 curtidas

Agora vai! Devs, a trabajar!

image

3 curtidas

Tem documentação e código fonte, começar a trabalhar no Nouveau.

Usuários de Fedora, já podem parar de chorar, esse dia chegou!

1 curtida

image

2 curtidas

A Nvidia havia liberado anteriormente uma pequena parcela do material de forma a “tolerar” a existência de um driver open source minimamente funcional. Se ela realmente estivesse disposta a ajudar o código livre e o mundo Linux anos atrás, essa manchete que estamos vendo neste tópico teria ocorrido anos atrás. :wink:

Não é à toa que, desde sempre, o driver Nouveau apresentou - em geral - redução notável de desempenho e perda de recursos quando em comparação com o driver proprietário, além de ser terrível para notebooks híbridos. Não é à toa que Linus Torvalds disse, certa vez, que a Nvidia era a pior empresa com quem ele teve o desprazer de trabalhar.

Por isso esta notícia do tópico é tão surpreendente.

3 curtidas

Realmente uma ótima noticia para usuários da nvidia no Linux :hugs:

1 curtida

Impossível!

Pelo menos o desempenho já está ótimo para início!

6 curtidas

Para quem não precisar do Cuda, Open Source all the way pelo visto :smiley:

1 curtida

GPGPU esta sendo implementado no Nouveau, tomara que de certo.
NV170 é a única que ainda não inicio a implementação do GPGPU.

É quase um Nvidia abriu seu :heart:

Concordo em gênero, número e situação glacial. Inferno e Sibéria compartilham sua temperatura nos dias de hoje, após a queridisse da Nvidia.

Com a Rhel envolvida na parada não acho nada difícil o Fedora 37 vir com o Noveau funcionando até com o Wayland

1 curtida