Nvidia 710m hibrida - notebook intel - tele preta

Boa tarde a todos, sou novo no fórum mas acompanho o canal Youtube do Dio a algum tempo. Fiz diversas bustas na internet desde a primeira vez que utilizei o OS, agora com este note a uns 5 anos eu nunca consegui instalar o driver Nvidia, ocorre sempre a famosa tela preta e em muitos momentos tive que reinstalar o sistema por ficar sem resolução ao remover o driver proprietario em modo texto.

Não sou expert mas gostaria que me ajudassem a resolver, uso o OS como sistema principal e não quero ter que ficar variando com o Windows.

bom dia eu tenho um notebook com placa hibrida tbm ano passado eu usava o linux mint e não tinha problemas, mas não sei como que esta agora atualmente eu estou usando o ubuntu 20.04 lts e não tenho problemas está funcionando perfeito o sistema nvidia-prime, só na hora de instalar o ubuntu vc precisa selecionar na primeira tela o modo safe graphics.

Bom dia Rodrigo!
Tentarei novamente fazer um teste com virtualização, em Março perdi todo o sistema mas tinha os arquivos de uso no cloud que salvou. Quando instalo surge a opção de instalar o driver proprietario, utilizei 2x mas a tela preta no login ao primeiro acesso ja caminhava junto.

Eu começo a achar que não tenho solução rsrs

Boa tarde Wagner, eu estava com problema com os drivers da nvidia tbm esses dias, isso é muito irritante.
vou te passar alguns passos que eu usei quem sabe ajuda você a resolver seu problema.
1 - remover todos os drivers e configuracoes nvidia antigos
sudo apt-get purge nvidia*
2- veja qual driver mais atual para sua placa
Official Drivers | NVIDIA
3- adicionar um ppa para baixar os pacotes da sua placa
sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
4- instalar o pacote mais atual que sua placa suporta, mude o 390 para a versao que sua placa suporta
sudo apt install nvidia-driver-390

eu consegui resolver assim no meu notebook, espero ter ajudado.

Boa tarde Rafael, vou testar na virtual, medo de dar pau no meu sistema dnv, postarei aqui a resposta.
Espero que funcione. Mto obg.

Resolvido!
Sinceramente estou a mais de5 anos tentado fazer funcionar, muitas das vezes tinha que voltar para o Windows por conta disso.

Espero que a solução ajude o próximo, por que nunca encontrei algo do tipo.

Vou resumir, tentei instalar manualmente novamente porem uma versao anterior do driver. Surge a tela preta, entrei por linha de comando e removi a NVIDIA, ao logar fiquei com resolução muito baixa e não consegui resolver. Pulei para outra opção, como o POP!OS ja vem com drivers eu baixei para tentar instalar e ao dar boot aparecia a informação de que necessitava carregar o kernel primeiro, busquei no Google e necessitava desabilitar o Secure Boot, o fiz mas mesmo assim nao funcionou para a instalação.

Iniciei a instalação do Kubuntu do zero, ao finalizar tentei instalar a versão 318 bem antiga. TESTES né. bem nem vi depois que nao era compativel , depois pensei, vai dar ruim.
O prime aparecia como das outras vezes mas sem carregar nenhuma configuração. O mbiente começou apresentar erros entao reiniciei. Para minha surpresa e torcendo bastante, surgiu a tela de Login, entrei e estava funcionando, abri o prime com as configurações carregadas, chequei a verção e estava a recomendada e ultima lançada, se me lembro 340.Reiniciei 2x e estava ok. Voltei para Bios e retornei as configurações anteriores ativando o Secure Boot e la estava o problema, nao carregava a placa de video dedicada logo na tela de login, voltei pra Bios e desativei o Secure Boot e Habilitei o UEFI, depois checarei se foi isto mesmo e corrijo se estiver incorreto. Iniciei e a maravilha carregou.

Acontece que o secure boot não deixa carregar alguns drivers por outros sistemas operacionais, acho que forma de segurança ou evitar a instalação de outros sistemas.

Abaixo dois prints, O prime não esta mostrando as configurações avançadas por que Habilitei em “on demand”.

Quis compartilhar para ninguem mais ficar 5 anos ou mais sem saber o porque.

Quanto ao POP!OS não consegui instalar mas ja não preciso mais a não ser que queira testar futuramente como opção.

image

image

Opa eae man suave?? Dei uma analisada no seu caso e vi no site da NVIDIA q a sua GPU suporta o dirver da serie 390.XXX mas pode ser q o recurso do On-Demand nao funcione por completo pra ti. Qq coisa, tem videos no meu canal explicando melhor como instalar o Ubuntu e tudo mais. La explico um pouco essa parada do Secure Boot tbm.

Bom dia, Muito agradecido pela resposta. Irei assistir para maior conhecimento e me ajudara muito.

:fist_right: :fist_left:

1 curtida

Isso do seu “secure boot” parece um bug da mobo que estranho.
Porque motivo os desenvolvedores da UEFI faria uma coisa dessa.
Me parece uma coisa irracional.
Sim existe MOBO bugadas.

@aguamole Poise, me dei mau hohe, onosso amigo @CanalOCaraDoTI2 falou sobre o DRIVER 390X NÃO FUNCIONAR LEGAL. eu instalei um game e so saia o som, mudei no prime para dedicado e rolou, depois coloque em INTEL APENAS, reiniciei e voltou meu sofrimento de 5 anos com tela preta.

Desinstalei apos dar um cntl+alt+f2 , reiniciei e loguei sem os DRIVERS mas com resolução de 900x por alguma coisa, isso sempre acontece quando purga driver proprietario. Não consegui resolver a resolução de jeito nenhum e acabei reintalando o sistema. estava tãoooo configurado que quase chorei.

por incrivel que pareça, o unico DRIVER QUE FUNCIONA É ESSE 390.XXX, OS OUTROS DÃO TELA preta.

Se alguem souber o que pode ser me avise.

Deve ser a limitação do modelo da sua GPU man. Muito provavelmente ela não aguenta as versões mais novas do driver e dai da esses problemas. Então recomendo ficar na 390.XXX mesmo e esperar o offload chegar nesta versão de driver (ai vai depender da NVIDIA fazer isso).

1 curtida