NTFS somente leitura no Linux Mint 19.1

linux-mint

acho que vou ter que fazer o lance do Windows mesmo, desativar o modo de inicialização rápida…

casa@R14:/mnt$ sudo mount -a
The disk contains an unclean file system (0, 0).
Metadata kept in Windows cache, refused to mount.
Falling back to read-only mount because the NTFS partition is in an
unsafe state. Please resume and shutdown Windows fully (no hibernation
or fast restarting.)

2 Likes

@drakofrost tinha razão.

1 Like

Já vi isso muitas vezes, todo mundo acha que é um problema no Linux, sendo que o Windows é culpado.

2 Likes

O que o @gusbemacbe disse é verdade! Não aparece nenhum disco em NTFS.
Pode seguir os passos que ele está te passando que estão certos… Apenas com uma ressalva:
Se vc estiver utilizando o Mint Cinnamon, o comando para utilizar o editor de textos (Bloco de Notas), é “xed” ao invés de “gedit”… Então a linha de comando fica:
sudo xed /etc/fstab
E no fstab vc vai modificar como ele te indicou:

2 Likes

O estranho, é o fato de que, pelo que eu entendi, você não tem mais windows na máquina… Tem?

2 Likes

Se ele tinha o Windows 10 instalado e simplesmente deletou a partição antes de desativar o fast startup, a partição não foi desmontada apropriadamente, a única solução é formatar.

3 Likes

Isso, não tenho mais o Windows instalado, não sabia desse “detalhe” e como são discos separados achava que não teria problema nenhum…

Agora terei que instalar de novo…

2 Likes

Não… Talvez possa não ser uma solução “oficial”, mas ainda resta ele copiar a partição ou até mesmo clonar… Será que não pode tirar esta restrição algum destes procedimentos?

1 Like

Como você não tem mais o Windows instalado, aproveite e formate a partição em EXT4, NFTS não é um bom sistema de arquivos, ele sofre muita fragmentação e se corrompe facilmente.

2 Likes

Eu não sei se forçando uma repararção de arquivos pelo terminal seja possível montar

sudo ntfs.fix /dev/sdb5

Mas temo que isso possa acabar corrompendo alguma coisa

1 Like

Creio que uma clonagem replicaria o problema, o ideal é copiar os dados para um HD externo e formatar.

2 Likes

A propósito, a Bios está como UEFI ou LEGACY?

A propósito, a Bios está como UEFI ou LEGACY?

Vou reiniciar pra ver

está como “UEFI only”

tem como trocar para “UEFI and LEGACY” ou para “LEGACY only”.

Prefiro não arriscar corromper dados…

acho que vou acabar copiando mesmo os arquivos e formatando esse HD, como esse computador é dos meus pais queria manter por um tempo o HD em NTFS caso queiram voltar para o Windows, mas tô achando que manter tá dando mais trabalho que salvar tudo num HD externo…

1 Like

Troque para LEGACY only.

O sistema não inicia quando coloco nessa opção

Mantenha em LEGACY e use um live usb…

Usei o GParted pra redimensionar a partição NTFS e criar uma EXT4, agora a NTFS está lendo e escrevendo…

Eu ia copiar os arquivos de uma pra outra, mas o problema foi solucionado!

3 Likes

Excelente!
Então o problema foi solucionado à partir do momento em que você redimensionou a partição?

1 Like