Novos processadores AMD tem dois tipos de núcleo

,

Quem vai adquirir um notebook, precisa optar entre modelos robustos, geralmente “gamers”, com alto desempenho, mas baixa autonomia de bateria, ou por opções mais compactas e leves, os “ultrafinos”, com componentes ajustados para oferecer mais tempo de bateria e aquecer menos.

Desde a 12ª geração Intel, processadores com perfil de baixo consumo começaram a contar com núcleos de alto desempenho e outros de economia de energia. Agora, a AMD segue caminho semelhante.

Os processadores Ryzen 5 7545U e Ryzen 3 7440U serão os primeiros da marca, para dispositivos portáteis, a apresentarem núcleos tradicionais Zen 4 trabalhando com núcleos Zen 4c. Enquanto os dois tipos de núcleo da Intel são consideravelmente diferentes, os núcleos Zen 4c são praticamente iguais ao Zen 4, mas 35% menores, permitindo combinações mais flexíveis e econômicas. A principal diferença está no desempenho, núcleos Zen 4c trabalham em frequência menor, apesar das especificações não terem sido reveladas.

Inicialmente criados para datacenters, em notebooks, os núcleos Zen 4c deverão ser utilizados durante cargas baixas de trabalho, quando a demanda aumentar, os Zen 4, mais poderosos, serão ativados. Contudo, até o momento não foi divulgado nenhum firmware para auxiliar o sistema operacional a gerenciar corretamente o uso dos núcleos, com todos sendo reconhecidos como iguais.

Em testes feitos pela AMD, a perda de desempenho foi baixa, comparado com modelo equivalente apenas com núcleos Zen 4.

Imagem: AMD

Fonte

7 curtidas