A Valve anunciou um novo Steam Deck, algo como uma “versão pró”, com capacidade similar, mas revisado, corrigindo problemas detectados na primeira edição. A novidade mais notável, do Steam Deck OLED, claro, é a tela OLED HDR 90Hz, com a mesma resolução de 1200x800, mas um pouco maior.
Graças a isso, não há mais o painel de iluminação da tela LCD, que gera calor, além de sobrar mais espaço interno, permitindo soluções térmicas mais robustas, além de uma bateria maior, com 30 a 50% mais autonomia, resultando num videogame 30g mais leve.
O Steam Deck OLED embarca tecnologia Wi-Fi 6E, assim como uma nova APU, com a mesma potência de antes, mas em 6nm em vez de 7nm, resultando em mais eficiência energética.
Agora, na loja oficial, podemos adquirir a versão clássica com 256 GB, o Steam Deck OLED 512 GB, ou 1 TB, também em edição especial, com chassi translúcido e um estojo mais versátil. Todos os preços reduziram e a versão com 64 GB não será mais fabricada, permanecendo à venda enquanto os estoques durarem.
Tela OLED para games e vídeos é fantástica. O Steam Deck ficou mais poderoso ainda que eu fico com vontade de obter um (quem não teria esta vontade rsrs…). Mas com esse poder de fogo, por que a tela dele é apenas HD?
Dizem que o tamanho da tela não seria perceptível a resoluções mais avançadas, mas isso acredito que depende das pessoas, no meu caso é muito perceptível. Meu Samsung Galaxy Tab S5e a tela de 10 polegadas dele é 2K, eu já pude comparar com telas de tablet HD e FullHD, já comparei nele mesmo, vídeos em FullHD e os mesmos vídeos em 2K, é bem notável a diferença… Vídeos em 4K o tablet suporta mas não da diferença entre os 2K porque ele não tem pixels extras, mas se a tela fosse 4K de pixels (resolução) com certeza eu iria perceber a diferença.
Quanto mais pixels na tela, maior a quantidade de cores diferentes exibidas ao mesmo tempo.
Não sou nenhum engenheiro rsrs mas, na minha opnião a tela mais perfeita do mundo seria quando os subpixels deixassem de serem subpixels se auto colorindo e estes pixels fossem do tamanho de um fóton de luz. Daí sim seria a tela perfeita. Claro que com a taxa de atualização de quadros acima dos 60hz. Daí a resolução seria de acordo com o tamanho da tela, exemplo numa tela de 40 pol caberia 4x mais pixels em comparação a uma tela de 10 pol.
Acredito que talvez seja estratégia de marketing da Steam deixar o dispositivo dela OLED HD (balde de água fria rsrs), pelo poder de fogo que ele tem. Enquanto este modelo vai vendendo, eles desenvolvem, otimizam outros modelos mais avançados que possam ser Full HD pelo menos…