Novo SO na maquina com linux e HD de 5400 rpm

olá novamente pessoal, vou direto ao ponto, tenho um notebook fraco com um hd de 5400 rpm quero instalar o windows 10 para ter dual boot com Puppy linux já instalei o groub2dos agora é só instalar o windows numa partição?, qual o tamanho minimo para esta partição pois ouvir falar que qunto menor for a partição mais rapido é o boot.

O certo é instalar primeiro o W10, depois o Linux.

Não conheço o Puppy, mas precisará dar boot por um live pendrive, usar o Gparted pra redimensionar o HD (W10 é muito espaçoso, mas vai depender do que vc pretende rodar nele), instalar o W10 e recuperar o Grub.

1 curtida

eu pretendo jogar alguns da minha epic games store, já que eu não consigo rodar wine.

Gui, supondo que o seu HD esteja completamente vazio e sem partições:

1. Cria uma partição com um tamanho razoável e instala o Win10. Eu não sei ao certo qual é o mínimo de tamanho, mas é um bom tanto. Se você for jogar no Win, recomendo colocar no mínimo algumas centenas de GBs.

2. Instala o Linux na outra partição. No processo de instalação, use a opção avançada, cria uma partição no espaço que sobrou e a defina como a partição “/”, que é usada para armazenar os arquivos do sistema Linux. Se quiser, pode criar outras partições também, para o /home e Swap, por exemplo.

Só isso. Não se preocupe com o seu HD. Sobre essa questão de que uma partição menor vai bootar mais rápido, isso não faz sentido. No máximo, vai demorar alguns segundos a mais para verificar a integridade da partição, mas você pode cancelar esse processo e continuar o boot sem problemas, se for preciso.
Não precisa usar o “grub2dos”, e nem nada do tipo. Só instalar o Win e depois o Linux. Dessa forma o Grub já vai ficar instalado e reconhecendo os dois sistemas.

obrigado por me ajudar de novo.

Achei um vídeo do canal do Diolinux em que ele explica esse processo. É antigo (de 2016) mas, como o processo não mudou desde então, continua válido pelo menos para se ter uma base.