Novo PC para usar Linux

Boa tarde amigos.

Hoje uso um notebook com placa híbrida que é um I5 conectado a um monitor aqui em casa. É um Lenovo comprado ano passado…um I5 8250 com uma NVidia MX150. Mas estou pensando seriamente em adquirir uma cpu para usar em casa…na verdade não jogo no PC, então estava pensando em adquirir um Dell Vostro I3 por ser uma case pequeno e ter qualidade. Vi ele e achei legal por ser pequeno e de boa construção. Cheguei a pensar em montar uma máquina, mas queria um gabinete pequeno…e ITX hoje é impossível…preço muito alto das placas. Outra solução era montar uma AMD 2200 ou 2400, mas não sei como está o funcionamento dos Ryzen com vídeo onboard no Linux. O que vocês me dizem ? Outra coisa que preciso é de indicação de um adaptador 5Ghz para usar no Linux.

1 curtida

Você precisa de uma distro bem atualizada para utilizar os Ryzen Raven Ridge, o Ubuntu 18.04 e derivados não são adequados.

2 curtidas

Se for usar algo muito “novo”, passar longe de distros como Debian e CentOS, recomendo instalar o Manjaro ou o Fedora, ou mesmo qualquer distro RR

1 curtida

Acho que por isso que tô pensando em pegar esse Dell Vostro mesmo…que é um I3 8100.

Então se for usar o Ubuntu talvez só as versões de teste/beta já que elas acompanham o kernel mais atual

1 curtida

Em termos de estabilidade compatibilidade a Intel é melhor, o suporte aos Ryzen Raven Ridge ainda não está 100%.

1 curtida

Hoje o que você montaria para usar Linux ?

Como eu tenho um console e não jogo no PC, recentemente comprei um Dell OptiPlex 3060 Micro, com processador Pentium G5500T, 8GB de RAM e um SSD de 128GB, ele veio com Ubuntu 16.04 pré-instalado, troquei o Ubuntu pelo Fedora, para uso básico funciona muito bem, não houve nenhuma lentidão.

Sou um entusiasta de mini PCs, também tenho um Raspberry Pi, gosto do fato de serem pequenos, silenciosos e não consumirem muita energia, por consequência do baixo TDP também geram pouco calor. A Intel e ARM dominam o segmento de mini PCs, que eu saiba a AMD não tem nenhum produto na categoria. Eu escolheria a Intel mesmo que fosse montar um desktop, os drivers da Intel são melhores que os da AMD, e a Intel contribui mais para o desenvolvimento do Linux.

1 curtida

Tô na mesma…tenho console…queria um PC…pois acho ruim ficar usando no notebook conectado ao monitor…ocupa muito espaço…estava pensando nesse Optiplex ou em um Vostro que é um Core I3. Acho que vou ficar com uma das duas soluções da Dell mesmo.

Também considerei usar um notebook conectado ao monitor, mas de fato ocupa muito espaço, e os cabos ficam todos no meio da mesa. Não tenho reclamações quanto ao OptiPlex 3060 Micro, funciona muito bem e é silencioso.

Uma dica, no site da Dell não existe opção para trocar o HD por um SSD, mas se você comprar por telefone e conversar com a atendente ela faz troca. Claro, fica um pouco mais caro.

1 curtida

Tô na dúvida sobre o mesmo que você pegou e o Vostro com I3 8100…e o Vostro mesmo não sendo muito pequeno…o case é bem pequeno. Acho que vou ficar com essas soluções da Dell. Só preciso de um Wifi bom também…de preferência um de 5Ghz que funcione bem no Linux. Hoje uso Mint mas estou cogitando mudar de distribuição.

A atendente me ofereceu uma placa wireless, mas como utilizo cabo recusei, não sei o valor, mas é algo que você pode ver por telefone também. Se você comprar um PC com Ubuntu eles vão te mandar hardware compatível, mas se comprar um máquina com Windows pode ter problemas com drivers.

1 curtida

Independente a geração… i3 não me parece boa escolha. O mínimo tolerável deveria ser o i5.

Tudo depende do uso da pessoa, uma pessoa que utiliza o navegador e a suíte de escritório não tem nenhuma necessidade de ter um Core i5. Tenho um Pentium Gold G5500T, eu navego na internet, vejo vídeos, ouço música, enfim, uso básico, utilizo o Gnome, que não é exatamente o DE mais leve, ainda assim não tive nenhum problema de performance. Em 99% dos casos os vilões são a memória e o HD, com 8GB de RAM e um SSD até mesmo um Celeron é rápido.

Se a pessoa utiliza o computador para jogar, editar vídeos, rodar máquinas virtuais e outros usos mais específicos, aí sim um Core i5 ou Core i7 seria vantajoso, mas para uso básico, Celerons e Pentiums dão conta do recado.

1 curtida

Principalmente quando se estamos tratando do Linux que é maleável.

Eu iria de AMD Ryzen APU, como disseram a distro precisa estar atualizada, se for ir de Ubuntu 18.04, eu aconselho o repositório do Padoka (drivers de vídeo atualizados) e o UKUU pra atualizar o kernel pro 5.0. Eu tenho um sistema todo AMD (Vega64 e Ryzen) e funciona perfeitamente nessas condições com o ElementaryOS.

Não sei se vcs encontram aí no BR mas eu ando usando uma placa Wifi 5.0 + Bluetooth da ASUS e não tive absolutamente nenhum problema de drivers, plug & play.

Os preços e vantágens da AMD hoje no mercado são imbatíveis na minha opnião. Não compensa investir em Intel ultimamente.

2 curtidas

Problema que vejo que os Ryzen tem diversos problemas em relação a memórias…tem que fazer overclock…e são coisas hoje em dia que não me chamam a atenção mais. Por isso que estava pensando em pegar um micro que não fosse ter dor de cabeça…por isso pensei em uma máquina Intel da Dell…essa máquina vai ser para chegar e usar…e não ficar 3 horas na frente dele mexendo em drivers…esse foi um dos motivos de ter abandonado o mundo Pc para jogos.

Bom, se você estiver querendo memória a mais de 3000MHz você vai ter que configurar de qualquer forma na placa-mãe, independente do sistema ser Intel ou AMD. O Dell me parece uma ótima opção, mas se memória é teu foco, ele aceita 2400MHz pelas especificações, então veja bem. Pela praticidade de comprar e usar DELL e ASUS são as melhores marcas.

PS: Ficar na frente do pc configurando driver por 3 hrs é coisa de windows… como eu disse o meu sistema é completamente PnP e nada de OC. Só com a resalva de adicionar um ppa mais novo, e kernel com freesync integrado. O que leva no máximo 10 min do teu tempo, incluíndo a pesquisa google e reboot. :wink:

1 curtida

Amigo, recentemente montei um pc com a seguinte configuração: placa-mãe asus a320prime, ryzen 3 2200, 8gb, de ram, 240 de ssd, 1tb de hd, com monitor widescreen. A máquina voa no manjaro. Não tenho do que reclamar o boot é quase instantâneo. Quando pego o notebook da minha esposa, não consigo mais trabalhar pois a diferença de tela é sem comparação.Fica a dica.

1 curtida