Novo HD com um sistema operacional no Ubuntu

Olá pessoal, não sei se este e um fórum certo para este tipo de pergunta, se não for por favor me avise para eu apagar.

Eu tenho um HD no meu Pc, com o Ubuntu nele como mostra na primeira imagem (neste HD tbm tem um dual boot com o windows 8, mas eu nem uso mais)
Tenho um outro HD com o windows 7 aqui em casa, estou pensando em colocar ele, mas não tenho cabo, abrindo o Pc vejo que os cabos do leitor do dvd servem ou são o mesmo que o cabo para por neste segundo HD, poderiam me dizer se eu posso plugar esses cabo no segundo HD? E mesmo se der certo, oque eu poderia fazer para o grub do Linux reconhecer este sistema do HD. Este HD estava em um outro Pc de casa.

Seja bem vindo ao fórum @Joao_Manuel_de_Souza!

É sim, veio para o lugar certo.

Pode sim, os cabos são o mesmos. Se o HD estiver funcionando, vai identificar corretamente.

Depois de conectar o novo HD, é interessante acessar a bios e confirmar se está configurado para iniciar pelo HD que está o sistema operacional que deseja. Uma vez iniciado, é só atualizar o grub. Como usa Ubuntu, um sudo update-grub já deve ser o suficiente.

2 curtidas

Deu certo, reconheceu o HD mas não consigo entrar no windows, aparece isso

Quando eu coloco em iniciar o windows o Pc reinicia e volta no grub

Windows que veio de uma outra máquina dificilmente vai sumir nessa sua, são drivers instalados e configurados para dispositivos diferentes. Talvez em modo de segurança, talvez.

Pensei que a ideia seria apenas conectar o HD e acessar por outra distribuição, isso sim funcionaria tranquilamente.

1 curtida

Como eu posso formatar este HD para por o windows 7? Na verdade nem sei se vou por o windows 7, acho que só vou utilizar este HD para armazenamento mesmo

Melhor opção, o Windows 7 perdeu suporte e está defasado e vulnerável, caso queira usar um Windows, opte pelo v10 ou 11.

Caso queria instalar, recomendo deixar conectado somente o HD que formatará na hora, para não remover a inicialização dos outros. Uma vez instalado é só reconectar o que tem o Ubuntu e atualizar o grub.

1 curtida

E para eu utilizar ele como armazenamento extra, eu posso apagar tudo oque tem dentro e utilizar normalmente?

Sim, basta limpar usando Gnome Discos (tem no ubuntu) ou usar o gparted, para sitar os mais simples.

Só faça backup antes, pegue tudo que for necessário, pois uma vez formatado, não vai recuperar os dados. Caso tenho documentos, arquivos guardados nesse HD.

1 curtida

Obrigado irei fazer isso.

1 curtida

Para ter uma noção, tenho um HD conectado aqui que uso para dados entre Linux e Windows. Formatei em NTFS para poder usar em todos os sistemas:

2 curtidas

Neste HD de 320gb tem o windows 8, queria apagar ele como eu faço?

Selecione o disco (a esquerda), clique nos 3 pontinhos (canto superior direito) e selecione Formatar Disco:

Mas se eu formatar o Linux tbm vai ser formado ele está no mesmo HD

Ah sim, pensei que queria transformar o seu HD em um HD de dados.

Para remover uma partição, é necessário selecionar a partição desejada e clicar no ícone de menos (-):

Mas recomendo usar o gparted, para poder expandir depois.

Então, eu são sei qual que é kkkkk mas suspeito que seja essa aqui

Certamente essa partição tem um Windows instalado aí.

:grinning_face_with_smiling_eyes:

pronto, agora eu preciso baixar este gparted , quando eu reiniciar o pc não vai aparecer mais o grub né ?

Vai aparecer sim e se não atualizar ainda pode apontar para o Windows que acabou de excluir. O ideal é atualizar o grub novamente, para remover essa entrada de Windows que criou.

1 curtida

eu quero juntar este com o rótulo computador que eu acho que é aonde esta o linux com o hd linux, como eu faço?

Ta uma bagunça kkkkk, o hd linux era aonde tava o windows 8, o computador é aonde ta o linux, o HD é o hd novo que eu tinha colocado. eu quero junta a partição que tava o windows 8 com a do linux

Vou fazer melhor, vou te passar um vídeo do Dio que mostra como fazer, fica mais intuitivo quando vemos:

1 curtida