Olá!
Estou encomendando peças avulsas (sai maia barato) para montar meu novo equipamento… já encomendei gabinete, fans RGB, processador Ryzen 5 3600, placa-mãe MSI X 570 Pro e SSD. Vou manter meu HD de 2TB com os arquivos, HD de 500GB (para sistemas de testes). No SSD de 240GB vou instalar o sistema principal. Já tenho fonte de 650W tb. Falta memória ( acho que vou instalar 32GB) e VGA (penso em uma 1650 com 4GB ou uma 1660 com 6GB, vai depender do valor).
Pretendo instalar o VirtualBox para testar sistemas, firewall , mySQL, etc.
Bem, atualmente utilizo o linux mint 19.3.
Pergunta: no novo equipamento manter o Mint ou trocar por outra distro para melhor aproveitamento do hardware?
Se a sugestão for trocar, qual seria a distro mais adequada? (visto que minha experiência é com Mint, Debian e derivados).
Não vejo motivos para você trocar de distro. Se usa o Mint e não tem problemas com ele. Eu ficaria com ele mesmo.
Pergunta: no novo equipamento manter o Mint ou trocar por outra distro para melhor aproveitamento do hardware?
Em relação a hardware, você só terá “problema” se não instalar os drivers da placa de vídeo. Isso você consegue fazer em qualquer distro. Alias, em relação a aproveitamento de hardware, nunca vi diferença entre distros. Algumas, naturalmente, gastam mais recursos que outras, mas todas, tendencialmente, funcionam bem se você souber usar. Como disse, eu ficaria com o Mint mesmo. Não vejo motivos para você trocar.
Caso ainda não tenha saído o Mint 20 até a conclusão da montagem da máquina, acredito que não terá problemas com a versão 19.3.
Porém, sendo lançada a próxima versão, acredito que fazer uma instalação limpa seja mais interessante.
Sim, quanto a atualização de drivers, ok,eu sempre mantenho atualizado.
Talvez eu instale alguma coisa de jogos, pois não vivemos só de testes e trabalhos,
Creio que nos próximos 2 meses eu encomende o que falta. Futuramente, até posso colocar um M.2 nvme.
No meu note coloquei um m.2 ssd e ficou ótimo, imaginoque no PC um M.2 nvme vai quase levitar.
Então vou repetir o que disse: não vejo motivo para a troca. Se o sistema te atende bem, e disponibiliza suporte tranquilo ao seu futuro hardware, não precisa trocar. O Mint é uma ótima distro, acho melhor que o Ubuntu. A equipe deles é focada e organizada. Dificilmente você vê algum problema sério no Mint.
O que mais importa nesse caso são o Kernel e o Driver da GPU, pensando na questão da performance e suporte ao HW. O Kernel principalmente pode fazer uma boa diferença para dispositivos mais novos, pelo fato das versões mais novas trazerem suporte para os HWs mais novos. A versão 19.3 do Mint já vem com o Kernel 5.3, que não é o mais novo mas o suficiente para grande maioria dos casos, e a versão 435 do driver da NVidia.
Porém, agora em Abril vai sair o Ubuntu 20.04 LTS, no qual várias outras distros incluindo o Mint irão basear os próximos lançamentos. Essa versão vem com o Kernel 5.4, pelo menos agora no Beta mas tem chance de atualizarem para o 5.5 antes do lançamento oficial, e versão 440 do driver da Nvidia. Isso pode sim fazer uma boa diferença, especialmente o driver da Nvidia caso você deseje jogar.
Porém, em mais alguns meses começarão a sair novas versões das distros baseadas no 20.04, que consequentemente vão trazer essas mesmas versões do Kernel e driver da Nvidia, além de vários dos pacotes que foram atualizados do 18.04 para o 20.04. Quando isso acontecer eu digo que não vale a pena mudar, a não ser que você só esteja usando o Mint porque seu PC atual não roda muito bem as outras distros. Eu mesmo uso o Mint atualmente, talvez mude para o Ubuntu 20.04 por algum tempo, e depois volte para o Mint quando a v20 for lançada.
Opa, quero avisar que só estou querendo ajudar, ok? Se você for comprar Nvidia, não compre a GTX 1650 (como você disse que “estava de olho nela”) ela esta muito cara pelo desempenho que oferece, pela parte da Nvidia, a boa pedida mesmo é a GTX 1660 6gb. Agora, se você queira utilizar a AMD, eu recomendo a RX 580 8GB (tem um desempenho um pouco inferior a GTX 1660) ou a RX 5500 XT (que tem desempenho semelhante a GTX 1660) só cuida porque as RX são bem quentinhas, então é bom ter um gabinete bem refrigerado.
Realmente recomendo a pesquisar comparativos na internet entre as placas antes de comprar. espero ter ajudado.
show… valeu… eu estava fazendo levantamento de preços e comparativos mesmo… vi que a 1660 realmente está melhor e com preço semelhante… bem provável que eu compre algo nessa linha mesmo.
Embora eu seja fã de processadores AMD, mas, as VGAs AMD nunca me chamaram atenção. Até poderei cotar, talvez até a RX 590, mas, minha tendência é mesmo nVidia.