Novidades no Coreboot da System76

A System76 é desenvolvedora do Pop!_OS e fabricante de hardware open source. Recentemente Jemmy Soller, um engenheiro da empresa, escreveu um tweet:

tweet

Tradução: “Eu vi a luz dos grandes @LisaSu. Hoje começa minha jornada para transportar coreboot para Matisse e Renoir. Vejo você do outro lado!"

O Coreboot é um projeto de código aberto que visa eliminar todo o firmware proprietário que acompanha o computador e substituí-lo por um firmware leve e enxuto que possua a quantidade mínima de código necessária para carregar um sistema operacional.
Quanto mais leve o código, mais rápido o computador irá iniciar e por ser de código aberto, ele pode ser auditado e editado, dando a você mais controle - mais propriedade - sobre o seu PC.

No momento, no entanto, não há variante do Coreboot para os chipsets Matisse e Renoir da AMD - o que conhecemos como processadores Ryzen 3000 e Ryzen 4000, respectivamente. É isso que torna o próximo trabalho de Jeremy Soller tão importante.

“Seremos os únicos no universo a oferecer esses processadores com firmware de código aberto, se funcionar”, diz Soller.

O que você achou dessa notícia? Deixe pra gente nos comentários e confira nosso Feed RSS para não perder nada! Até a próxima notícia dica ou tutorial!

6 Curtidas