Novidades do Xfce 4.16

Tour do Xfce 4.16

Este tour apresentará a você os novos recursos principais do Xfce 4.16. Abrange apenas as melhorias feitas na superfície (visível pelo usuário); para a lista completa de mudanças, veja o changelog.

Identidade visual: novos ícones e paleta

Para fazer o Xfce brilhar um pouco mais fora da caixa e fortalecer sua identidade visual, criamos novos ícones para todos os nossos aplicativos principais e os baseamos em uma paleta compartilhada para garantir consistência. Também definimos mais algumas restrições de design (implícitas), seguindo vagamente os princípios de Adwaita.

A paleta Xfce

Novos ícones do Xfce upstream, em vários tamanhos para uma aparência nítida

Gestor de definições (xfce4-settings)

O próprio Gerenciador de configurações recebeu uma atualização visual de sua caixa de filtro, que agora pode ser ocultada permanentemente. Ao mesmo tempo, os recursos de pesquisa da caixa de filtro foram aprimorados pesquisando a parte descritiva ‘Comentários’ do arquivo de inicialização de cada caixa de diálogo (também conhecido como .desktop).

Visualmente mais limpa e mais poderosa caixa de filtro

Aplicativos padrão

Esta nova caixa de diálogo representa uma fusão entre as caixas de diálogo ‘Configurações Mime’ anteriormente disponíveis e ‘Aplicativos preferidos’. A consolidação de ambos em um local significa que os usuários terão mais facilidade para configurar aplicativos padrão para lidar com certos tipos de arquivo.

aplicativos-padrão

A nova janela de Aplicativos Padrão

Exibir diálogo

Para melhor suportar monitores de alta densidade - que vêm em vários tamanhos e densidades - adicionamos a escala fracionária com base na extensão RandR do X11. Além disso, o modo preferido de uma tela agora é marcado com um asterisco e as relações de aspecto são mostradas junto com as resoluções de tela.

Suporte de dimensionamento fracionário

Teclas de atalho

Para tornar as coisas mais fáceis para os nossos usuários, adicionamos mais atalhos de teclado padrão prontos para uso, por exemplo, para janelas ou para abrir o Thunar. O próprio diálogo de atalhos de teclado também foi atualizado visualmente.

atalhos do teclado

Caixa de diálogo de atalhos de teclado atualizada visualmente

Gestor de ficheiros (thunar)

Nos diálogos de copiar e mover do Thunar, os usuários agora podem pausar facilmente a operação do respectivo arquivo. Além disso, foi adicionado suporte para transferência de arquivos em fila, lembrando as configurações de visualização por pasta e suporte para transparência em temas Gtk.

cópia do thunar

Thunar agora pode pausar a cópia / movimentação de arquivos

Painel (xfce4-panel)

O painel recebeu algumas atualizações dignas de nota, uma animação para autohide e intellihide, um novo plugin ‘Status Tray’ que combina suporte a item Systray legado com suporte a item StatusNotifier moderno, suporte a modo escuro, iniciadores mostrando ações adicionais ao clicar com o botão direito, janela botões que oferecem ‘Iniciar uma nova instância …’ e muito mais.

Modo escuro ativado na caixa de diálogo de configurações do painel

O novo plugin statustray

panel-autohide.gif

Ocultar animação automaticamente

Inicie uma nova instância!

Sobre a caixa de diálogo (xfce4-about)

Não apenas a guia Xfce foi retrabalhada para ser mais atraente visualmente e facilmente analisável, como também foi adicionada uma guia separada mostrando informações básicas sobre o sistema do usuário.

Sobre o Xfce

Sobre o Sistema

Gestão de energia (xfce4-power-manager)

A caixa de diálogo de configurações do gerenciador de energia foi limpa e mostra as configurações ‘na bateria’ ou ‘conectado’, em oposição a ambas em uma mesa enorme.

Configurações do Power Manager

11 curtidas

Mexeram nas configurações de energia, boa! Tava precisando mesmo.

Ficou muito boa essa nova versão do Xfce. A única coisa que eu acho que poderia ser acrescentada é a opção de deixar os aplicativos no painel só os ícones, igual o Windows. O Xfce faz isso, mas os ícones dos aplicativos abertos ainda ficam separados dos lançadores.

Gostei da nova paleta de cores, acho o XFCE muito anos 2000.

Eu considero esse o charme dele :sweat_smile:

1 curtida

Talvez agora eu crie coragem de instalar o Arch + XFCE, apesar de não ser uma mudança completa já é uma melhoria kkk

Qualquer melhoria que vier no XFCE pra mim é bem vinda, já que uso no meu dia a dia. Taí, gostei!

2 curtidas