Novidades do mocaccinoOS, o "Android" de PC

Eae galera, nos últimos dias andei a tentar caçar o máximo de informação possível e já posso dizer algumas coisas em relação ao que vai estar na primeira release do mocaccino os

Em primeiro lugar, vamos ter entre aspas um app de boas vinda que fornecido pelo mocaccino status bar, que mostra umas páginas de boas vindas, pacotes disponíveis nos repositório, possibilidade de reportar bugs, conversar no fórum do mocaccino, etc, isto para o usuário leigo, já ajudará muito na hora de instalar aplicações por AppImage, flatpak ou através do luet

Segunda coisa importante, o luet é único,eu ainda não sei mexer em todas as funções, mas estava a tentar desinstalar o vlc que por enquanto, ainda é uma dependência do layers/plasma e do apps/apps-kde-minimal, é automaticamente, não deixou remover, porque como é óbvio, teria que remover o layer e o app para que o vlc fosse removido, agora, imaginem vocês se fosse algum app qualquer, que dependia de outro app ou layer

Terceira coisa

Se no tópico anterior eu falei de imutablidade para os leigos então aqui eu vou falar de interfaces

No momento, só estão disponíveis iso do mocaccino os mate, gnome e kde plasma, só que vasculando os repositórios vê se que temos cinnamon xfce e enlightenment, o que de ponto de vista, vai ser a primeira distro imutável que vai ter várias opções assim que for lançada

Quarta coisa - filosofia

Aqui eu tenho que salientar o segunda tópico, porque como eu disse sobre o que seria para ser o meu desastre

A filosofia do mocaccino os baseia se na facilitar de um usuário instalar e usar, podemos pressupor algumas coisas

Todos os apps/x Podem podem ser considerado como os apks do Android/harmony os

Todos os layers/podem ser considerado como se algum usuário estivesse a fazer root e a mexer por dentro do sistema

E finalmente temos as isos, que suportamente consideramos como roms diferentes

Presupondo isto, já faz muitas diferença para aquelas pessoas que não sabem mexer computadores, mas sabem mexer em celulares

Espero que tenha escrarecido algumas dúvidas sobre o mocaccinoOS e só lembrando que ainda está em alpha, assim que houver algo de mais importante fazei outro post falando sobre isso

Quem tiver curiosidade em baixar o gnome já dá para baixar, tomando atenção que a password da ISO é mocaccino , já no kde plasma, escreva sddm na tela preta, espere um bocado, pesquise por konsole, digite su, a palavra passe é mocaccino e depois é só digitar calamares

3 Curtidas

Minha primeira distro foi o Sabayon, esse novo gerenciador de pacotes promete :cowboy_hat_face:.

1 Curtida

Fora o gestor de pacotes (que eu não vi muita vantagem sobre o nixpkgs, mas anyway usar docker) qual o real diferencial dela? Pelo seu post:

Posso pressumir que seja facilitar a vida do usuário leigo, eu fui baixar e fui apresentado a uma lista com 120 opções de download, sendo dessas 59 as ISOs… já dá pra notar que não é bem esse o caso… então eu te pergunto: qual seria?

Precisas de ler melhor

Ainda está em fase alpha
Portanto estou a usar o sistema por me próprio risco

Segundo, a documentação ainda está incompleta devido a ser um alpha, logo meu caro amigo, é melhor esperar, mas por enquanto podes ir pesquisando no github, About Luet | Luet
E se tiveres alguma dúvida, aconselho vivamente a perguntares no:https://community.mocaccino.org/

Sistemas imutáveis são o futuro do desktop Linux! (já é o presente aqui…)

1 Curtida

Eu li, você que não leu meu comentário:

Isso não significa muito, um sistema em “fase alpha”, significa “não tá pronto ainda, espere bugs” e não “o botão de download é um link para uma página com histórico de versões” para isso existe o link “Histórico de versões”

Mas o que eu quero saber é o que deu origem a distro, isso precisa ser desenvolvido durante o pré alpha antes de sair o alpha público, o alpha público é também chamado de MVP, nele o mínimo de todo o diferencial precisa estar desenvolvido e funcional só que obviamente incompleto e bugado, repetindo: qual o diferencial dessa distro? É o wrapper pro docker (aka Luet)?

1 Curtida

É tal e qual como perguntar qual é a a diferença do ka os é do arch Linux

Rpm pacman zypper yum apt etc,

É segundo, eu planeio elaborar um texto escrevendo sobre a imutablidade, e compatararei luet rpm-ostree ostree e btrfs, para além do Android e do Mac os, o pacote do nix não está incluindo por uma série de fatores, mas também tem um pouco de imutablidade e o pop os também embora não seja esse o propósito dessas duas distros

De onde surgiu o mocaccino os?

Junção do funtoo com o sabayon Linux, só que atualmente trabalhando no que realmente interessa para as pessoas leigas,