Nova versão do Cloudready OS com gerenciador de janelas piscando

Baixei a nova versão do Cloudready 78 e fiz um pendrive bootavel . Não consegui instalar o cloudready no ssd. Então fiz um pendrive bootavel da versão 74 que eu já tinha instalado antes e o sistema instalou normalmente. Quando o sistema atualizou alguns minutos depois ele ficou bugado com alteração do gerenciador de janelas que piscava e do comportamento anormal do mouse que não permitia selecionar adequadamente os ícones clicados.
Eu uso o Linux mint juntamente com o Insync e tenho um sistema que é algo parecido com o funcionamento do Cloudready salvando no Google drive automaticamente.
Mas este bug do Cloudready me surpreendeu pois o sistema sempre foi muito bom.

Afinal, qual a é a vantagem de usar o Chrome OS por escolha? Quando vem em notebooks de baixo custo e com foco em portabilidade, eu entendo, mas por que as pessoas instalam por escolha? Pergunta séria e sem segundas intenções.

Eis uma pergunta interessante, ainda mais por ser um sistema ultra limitado, que basicamente só roda webapps.

Chrome OS e seus derivados são linux, seu post está na categoria errada

1 curtida

@TeijiW e @Daigo, além de rodar apps Android o Chrome OS também roda aplicações Linux!
Não é limitado como já foi um dia…

1 curtida

Resposta sobre escolha de sistema operacional:
Um machado é forte e pesado mas não consegue cortar cabelo.
Uma tesoura é afiada e precisa mas não consegue cortar um galho de árvore.

Chome OS:Quando você precisa apenas usar os serviços do Google no trabalho ou na vida pessoal e usar o Google Docs e Google drive é o ideal.

Windows: Quando você quer compatibilidade com qualquer hardware e software comercial e não se preocupa com travamento ou em ter que comprar um computador poderoso.

Mac: Quando você tem muito dinheiro para gastar e gosta de status e quer um sistema estável que simplesmente funcione basta pagar o preço por isto e viva feliz.

Linux: se você tem um computador modesto e hardware antigo e não gosta da obsolescência programada e tem disposição para aprender e tempo para dedicar só sistema e ao hardware pode ser a sua escolha.

É uma questão do Machado ou da tesoura.

3 curtidas

Tudo bem, mas por que não usar um Linux de cara? Sendo que usabilidade não é mais um motivo para a decisão, já que Linux se tornou bem User Friendly nos últimos anos

@TeijiW, talvez preze pela possibilidade em rodar apps Android…

Acho que a resposta é simplicidade. Chrome OS é um sistema que dificilmente quebra, mas existe uma grande diferença entre o Chrome OS da Google e o Cloud Ready. Hoje o Chrome OS roda apps de Android e aplicativos Linux também, incluindo flatpaks, não mais é mais tão limitado quanto já foi nesse quesito.
É um sistema bom para laptops de viagem, ou para trabalho, quando não envolve nada com muita potência gráfica, como games pesados (alguns pesados da google play funcionam) e edição de vídeo por exemplo.

2 curtidas

Confesso que nunca utilizei ChromeOS e afins, mas vou tentar ajudar…

Consegue dizer qual foi o erro encontrado?

Esta atualização foi do OS da versão 74 pra a 78?
Quando você utilizava a versão 74 era neste mesmo hardware?
Nesta atualização teve alteração do Kernel?
Qual é o hardware da sua máquina?

1 curtida

Mas de tudo que você falou, é tudo exclusivo do Chrome OS da Google? Ou o da Cloud Ready também pode realizar as mesmas funções/tarefas

Obrigado pela ajuda desde já.
Quando usei o cloudready 74 no passado funcionou perfeitamente, com instalação fluida.
Saiu a versão 78 e tentei instalar no mesmo hardware e no mesmo ssd com as mesmas opções de boot e configuração da bios.
Enquanto rodando do pendrive já dava sinais de problemas com congelamento do mouse , atraso na abertura das janelas do sistema, tanto do Chrome quanto das configurações e o gerenciador de arquivos.
Tentei instalar no ssd e ele ficava indicando que estava instalando mas não desligava o sistema embora a tela ficasse preta e o mouse e teclado apagassem.
Ao reiniciar a bios informava que não tinha sistema instalado.
Quando dava boot com pendrive do Linux mint ele reconhecia o ssd é mostrava as inúmeras partições que são geradas por padrão pelo cloudready com a memória parcialmente ocupada.
Fiz outro pendrive com cloudready pois no site informa que alguns pendrive falham na instalação do Cloudready e fala que o Sandisk causa problemas. Estava usando um Multilaser que nunca deu problema com ele.
Então fiz um pendrive com a versão 74 com o mesmo pendrive usado antes e deu boot normal e funcionou liso sem nenhum problema e muito rápido como da primeira vez que instalei. Tudo funcionando perfeitamente após a instalação. Uma maravilha.
Então 30 minutos depois surgiu uma notificação para atualização para a versão 78.
Informava para reiniciar.
Ao reiniciar os problemas foram os mesmos que ocorriam com o pendrive da versão 78: o mouse se movendo com falha, a tela com alterações como se fosse problema de placa de vídeo piscando em algumas regiões onde a seta do mouse passava.
Além disso notei uma coisa errrada: Quando o Cloudready instala ele gera um código alfanumérico longo ao lado da versão na tela de boas vindas logo após o boot e esta string de identificação do computador não apareceu como apareceu nas versões 74 e 76.
O computador é montado com uma placa com soc Intel dual core j1800. O vídeo é do próprio soc Intel e compatível com Linux e que funciona muito bem no Ubuntu e mint e Windows 10.
A única adição foi uma placa usb 3.0 que não interferiu na instalação da versão 74 nem do Windows 10 ou Linux mint ou Ubuntu.
Não tinha drive’s HD externos ou outros pendrives. Só estavam conectados teclado, mouse e uma impressora HP que funcionaram na versão 74.
O problema só aconteceu quando atualizou pela internet para a versão 78.
Acredito que a versão atual tem um bug sério relacionado a identificação do computador. As versões anteriores geram um string que funciona como autenticação do computador com celulares Android e serviços do Google para aumentar a segurança e inclusive gera um aviso no celular da conexão do Cloudready a conta do Google.
Eu acho que não terá solução até sair uma nova versão.
Vou aguardar a versão 79 e tentar instalar novamente.
Funcionando a versão 79 eu farei como antes e colocarei o ssd em um case usb 3.0 e usar dando boot por ele como eu fazia antes e funcionava muito bem.
Agradeço a ajuda.
Desculpe pelo texto longo.
Denis.

1 curtida

Processador de 2013 com base Bay Trail

**Intel Cherry Trail devices do not support HDMI audio output:** These devices have a history of audio issues, and in v78 were prone to severe performance problems when connected to HDMI audio. We’ve disabled those interfaces on Cherry Trail devices, including the original Intel Compute Stick, in order to prevent this issue.

Este é o texto do " Known Issues" que no caso relata uma dificuldade com o audio HDMI dos processadores com base Cherry Trail. Estes processadores são datados de 2015.

Há algum tempo atrás eu tive dificuldades com o Android X86 porque o Kernel utilizado já não dava mais suporte para o hardware da minha máquina. Acontecia a mesma coisa relatada por você, lagging piscadas de telas e afins.
Eu acredito que infelizmente o CloudReady não tenha mais suporte para o seu hardware, tomando por base a dificuldade que eles estão tendo com processadores mais recentes que o seu.

De qualquer forma…

CloudReady v79.1 now available!

December 19, 2019

Você pode tentar! A V79 foi lançada ontem!

A única exceção seriam os apps android.

1 curtida

Faz como @Miura mencionou e se não der certo e se for o caso de não dar mais suporte mesmo, testa o FydeOS, ele é um Chromium OS e tem suporte pra fazer mais coisas que o CloudReady.
Se também não der, o jeito é usar o PrimeOS. Ele é um Android OS. Pra você é recomendável usar ou a versão clássica (32 bits) ou a Standard (64 bits). O Mainline é muito pesado pra você.

@TeijiW Cara, eu uso Multi Boot aqui: Windows 10, Ubuntu, Prime OS, Phoenix OS ROC e querendo testar o Bliss OS 12 quando lançar versão final.

Porque você usa o seu sistema atual? :thinking:

O Cloud Ready roda apps Android também, com um pequeno hack.

1 curtida

Eu tentei baixar esse FydeOS, mas o download não passava de 10k, caiu antes de chegar em 50mb… :confused:

1 curtida

Eu tenho a versão atual do site no meu HD, estou fazendo upload para o Mediafire e quando terminar mando o link.

O FydeOS é Chines e o servidor de download também, aí fica osso pra baixar mesmo.
Ele está comprimido em .xz, então tem que descompactar, daí vai aparecer um .img, que é uma imagem de HD.
Para fazer o pendrive bootavel, melhor usar o Etcher

1 curtida

Relaxa, acho que tá indo agora…

1 curtida

Aí sim, mas agora já ta terminando o upload. Então pra não dar viagem perdida vou postar o link mesmo assim… huahauh :grin: :+1:

2 curtidas