Nova opção para o Artix: Dinit

Semana passada (08/11), mais uma opção de inicialização foi adicionada para o Artix: Dinit.

É uma adição curiosa para o Artix, já que não é nem integralmente baseado em shell scripts (como o OpenRC), nem é um “primo” do daemontools (como runit e s6). Em vez disso, possui arquivos de configuração no formato opção=valor, bem mais parecido com um .service do systemd que qualquer uma das opções anteriores.

Combinar boot paralelo (uma área onde o OpenRC é fraco) com uma interface bem “mastigada” (quem usou o runit e especialmente o s6 sabe que há algumas rodinhas que não são colocadas na bicicleta) me parece uma adição bem-vinda, e ele parece estar empatado com o s6 em termos de recursos.

Quem quiser testar, já há ISOs semanais disponíveis para download.

8 curtidas

Só pra atualizar a notícia do @Capezotte . Agora também com o suite66. Os inits novos já constam na base das isos estáveis.

1 curtida

Complementando minha própria notícia anterior o suite66 não é mais suportado no Artix. A distribuição recomenda a substituição do init, existe documentação no próprio site explicando o processo.

Segue o site da distro com a notícia

Link com a Wiki da distro com as explicações para alteração do init

https://wiki.artixlinux.org/Main/SwitchInit

2 curtidas

A retirada do suite66 é meio triste, mas estava no horizonte há algum tempo. Havia apenas um mantenedor (o outro, que inclusive foi o que trouxe suite66 para o Artix, desistiu e passou a manter só o s6) e a falta de popularidade dele já havia até virado uma piada interna no Telegram do Artix.

dinit mesmo conseguiu uma base de usuários mais respeitável em menos tempo. Ele desempenhava o papel de “init mastigado” bem melhor que o suite66.

1 curtida

Recomenda o uso do dinit? Até hoje esse é o único que não testei das opções do Artix. Uso na minha máquina principal a versão com s6 e me atende muito bem.

Para um usuário novo eu recomendaria bastante. O manejo do dinit não tem muitos conceitos pra aprender logo no início e tem boot paralelo. A minha experiência com ele foi boa, mas ainda prefiro a lógica do s6 (que é o que eu uso até hoje).

Apanhei no início com o conceito dos bundles do S6. Mas a documentação do Artix é excelente. Foi só ler com mais calma e tava tudo certo.

A tranquilidade de um init que só inicia e desliga o sistema é outra vida.