Nova distribuição Linux se inspira no iPad

Então, vc está falando de hardware e politica interna da empresa, isso eu concordo que a Apple peca bastante, mas a questão é a nível software

Sei que essa distro não é focada em tablets, mas esse Manjaro aí pode acabar indo para os tablets caso tenha sucesso.

O preço dele é bem salgado quando se converte pra reais…

2 curtidas

Queria ver mais distros linux em dispositivos móveis, porém há um obstáculo enorme pra isso: Dominância de Android e iOS. Nem a Microsoft conseguiu emplacar o windows mobile, imagina uma distro linux. Mas claro, imaginando que se queira uma margem significativa do mercado, mas é possível que faça sucesso em um nicho de usuários que já utilizam linux, o Pinephone me parece ser promissor :thinking:

Queria poder utilizar uma dessas alternativas algum dia :v:

2 curtidas

Espero que em breve uma distro focada nos celulares e tablets seja lançada e “se popularize”, isso irá manter o Linux para uso pessoal vivo.

1 curtida

É verdade, mas o Windows viveu vários anos gloriosos no mercado de handhelds, PDAs, smartphones e outros dispositivos de nicho (coletores de dados, por exemplo). A HTC, que foi quase uma “revelação” parecida com a Xiaomi, lançou aparelhos incríveis baseados no Windows Mobile.

1 curtida

Acredito que os “power-users” de Android também se interessariam, se houvesse compatibilidade com hardware e um acervo considerável de software (pelo menos o zap zap, que é essencial). Estes users (eu incluso, quando ainda tinha um mobile) muitas vezes já utilizam OSs modificados ou “de-Googled” para alguns mais paranoicos.

1 curtida

Isso é uma curiosidade que tenho sobre o Pinephone (com Manjaro ou Sailfish, tanto faz) - como funcionam neles os apps típicos de Android, como Whatsapp, Signal, Telegram etc.?

1 curtida

Bem, para dispositivos suportados oficialmente, no Sailfish, dá pra instalar pacotes .apk normalmente como faria em um Android, só não rola Google Services. Como é a mesma arquitetura, a camada de compatibilidade fica mais fácil de implementar (é basicamente um Anbox aprimorado). No Manjaro (e outros, como postmarketOS, Ubuntu Phone, etc) também tem como instalar, pra funcionar da mesma forma.

2 curtidas
1 curtida

https://docs.ubports.com/en/latest/userguide/dailyuse/anbox.html

1 curtida

O Windows Mobile foi assassinado pela MS (isso os próprios engenheiros do WP e executivos da MS falam), basicamente cometeram muitos dos erros que as distros Linux cometem

1 curtida

Pra quem acredita no mito de que é impossível competir com Android, iOS e iPadOS, sugiro pesquisar sobre KaiOS, um sistema operacional que tem praticamente tudo pra dar errado, mas só pelo fato de quem está por trás não estar tentando matar o sistema, ele tá crescendo

2 curtidas

Caramba eu amei! Mas tenho uma duvida: pelo visual ser tão parecido com o sistema da apple, a empresa poderia processar?

3 curtidas

Acredito que não, Xiaomi já teria caído faz tempo (UX é uma cópia descarada do iOS)

1 curtida

Não, a Apple não pode patentear, porque essas interações foram usadas no Windows 8, no Android e Chrome OS, e como Google e Microsoft não patentearam, se tem um uso anterior livre de patentes, o problema é referenciarem diretamente a marca “iPad” isso vai dar dor de cabeça se o projeto não morrer