Nova demo do COSMIC do Pop!_OS disponível

Desde que falamos no blog Diolinux sobre o COSMIC passando a ser uma interface independente do GNOME, muitas pessoas vêm pedindo mais informações.

A verdade é que não tem muito a se contar visual, além de códigos no github, o projeto COSMIC como DE independente só chega em 2023, pelo que o CEO da System76 comentou, mas começamos a ver alguns mockups sobre como ele deve se parecer.

O conceito visual deve ser mantido, mas a forma de operar e configurar a interface, deve receber alterações. A mais significativa, ao menos em relação ao GNOME, é o uso de Applets individuais ao invés de um menu concentrado.

Existem muitos mockups nos links abaixo, mas o que me deixou mais satisfeito, e que resolve um problema antigo do GNOME, foi o de som, em particular:

E as extensões?

Um dos questionamentos naturais de se levantar quanto ao uso de uma interface própria, é que certamente perderemos a possibilidade de usar as extensões do GNOME. Com sorte, muitos dos ajustes que fazemos com as extensões possam ser solucionados nativamente pela própria interface COSMIC, porém, a System76 parece ter comentado sobre o interesse de criar uma API para permitir que as pessoas criem complementos ou applets para o Pop!_OS de uma forma organizada, o que é algo bom, sem dúvidas.

Que tal você testar um pouco?

Se quiser fazer um teste drive um pouco mais simples, visto que ainda não temos ISOs de teste e mesmo isso deve demorar um pouco para aparecer, saiba que existe uma demo no Figma que você pode visualizar e testar alguns elementos:

https://blog.edfloreshz.dev/articles/linux/system76/cosmic-panel/

4 curtidas

Gostei bastante desse novo tema dark, muito melhor do que o que vem atualmente. Espero que o tema light também fique tão belo quanto e que também deem uma repaginada nos ícones dos aplicativos, particularmente não sou muito fã deles.

Em termos de cores eu também achei, mas o design em si, eu não curti tanto em alguns apps, como o que aparece no GNOME Settings. Imagino que esteja suposto a mudanças ainda.

2 curtidas