Galera recentemente está tentando instalar o drive da nvidia, mas me deparei com essas 3 coisas.
Nouveau, mesa 3D e o drive proprietário, queria saber se tem alguma diferença de performance se alguém já viu um teste em jogos usando esses drives diferentes. e qual seria a melhor opção hoje em dia para gpu nvidia, a minha é 1660 super e estou usando o debian 12.
O nouveau é um driver da comunidade, não é tão bom quanto o proprietário.
O Mesa3D é API gráfica como Vulkan, OpenGL.
Driver proprietário é o driver fechado do fabricante.
Eu estou usando no momento o proprietário, mas a duvida seria se algum deles poderia da um destaque diferente em jogos, porque estou criando conteúdo de games no linux, então eu entendendo como funcionar cada um, poderia me da alguma noção a mais de como configurar alguma coisa.
Eu raramente jogo no Linux, e quando jogo não preciso ficar mexendo muito, meu hardware roda os jogos que eu quero a 60 fps. Então só configuro o jogo 1 vez e depois nunca mais mexo em nada.
Nouveau = Alternativa ao driver de código fechado da Nvidia. Costuma não ter um bom desempenho e ser usado por placas de vídeo antigas da Nvidia.
Mesa = É um API para lidar especificamente com OpenGL e Vulkan. Maioria dos sistema instala ela por padrão e nada precisa ser configurado.
Driver propietário = Como o próprio nome já diz, é propietário, então é mantido pela própria Nvidia. É o driver padrão para quem precisa trabalhar/jogar com total desempenho da sua placa.