Notificação de Falha de Conexão - Falha ao ativar conexão de Rede

Estou recebendo notificação constante com a mensagem “falha de conexão - falha ao ativar a conexão de rede”, tomei a decisão de mudar a versão do meu distro Ubuntu 18.04 LTS para 19.04 na esperança de com a nova versão, resolveria o problema, mas não resolveu. Preciso de ajuda. Tenho, instalado, dois sistemas operacionais, mas no Windows não aparece a mensagem. Quando a notifcação aparece, o sinal do Wi-fi cai, mas verifico a velocidade da internet pelo celular e não acusa falta de sinal. a notificação também aparece quando estou conectado via cabo. Procurei ajuda pelo forum do Vivaolinux e pelo Ubuntuforum, mas ainda tive uma resposta. Preciso de ajuda.

@Kharlus
Digite isso:

sudo lspci | grep Network

Obrigado.
carlos@carlos-Inspiron-5566:~$ sudo lspci | grep Network
[sudo] senha para carlos:
02:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter (rev 01)

Vc vai precisar de um arquivo de configuração pra sua placa de rede, caso ele não exista, crie com

sudo touch /etc/modprobe.d/ath9k.conf

depois disso, edite ele com

sudo nano /etc/modprobe.d/ath9k.conf

adicione a seguinte linha:

options ath9k nohwcrypt=1

salve e depois dê reboot
e comenta aqui se resolveu

Desculpe. faço algumas coisas pelo terminal, principalmente quando encontro um tutorial por vídeo. Eu tentei fazer o que você orientou, mas fiquei com dúvidas. Abri o terminal, copiei o comando sugerido - sudo touch… e colei o terminal. Quando você orienta “editar com o comando sudo nano…” é para trocar sudo touch… para sudo nano…? perdoe meus parcos conhecimentos.

O comando touch serve para você, neste caso, criar ou atualizar o arquivo de configuração da placa de rede.
O comando nano serve para chamar o editor de texto para que você possa editar o arquivo de configuração da placa de rede. Em algumas distros pode ser xed, leaf, ou até mesmo vim (Este é o editor de textos do próprio terminal)…

Acredito que sua dificuldade tenha sido que quando você utilizou nano, não tenha encontrado o comando. Para saber qual é o editor de textos da sua distro, vá no menu e procure pelo editor de textos. Com ele aberto, vá em ajuda > sobre
Lá vai aparecer o nome do editor de textos, aí é só trocar nano pelo nome do editor da sua distro.

Obrigado. vou seguir suas orientações.

Desculpe a demora para responder. Consegui fazer as mudanças sugeridas. mas a notificação continua. Não tive exito.

Preciso de ajuda para o meu problema ( de falha de conexão) que está se arrastando, desde quando atualizei para a versão 18.04. já fiz duas atualizações. atualmente estou com a versão Ubuntu 19.10 - pensei que fazendo atualizações para novas versões resolveria o problema.
No blog o Edvaldo Brito, ele explica detalhadamente como atualizar o driver da placa de rede - https://www.edivaldobrito.com.br/driver-wi-fi-rtl8723de-no-ubuntu-19-04/-
Alguém pode me dizer se o meu problema é atualização da placa de rede? e se a sugestão do blog pode ser uma solução?