Noteboook Acer, modelo Aspire ES1-533, processador Celeron N3350

Olá Pessoal, estou com o seguinte problema:

Estou com um Noteboook Acer, modelo Aspire ES1-533, processador Celeron N3350, e não consigo fazer a instalação de nenhuma Distribuição Linux que já tentei.

O que já fiz:

• Testei Memória, ok

• Testei o HD, ok

• Atualizei BIOS, ok

• Ativei a tecla de escolha de inicialização F12, que estava desativada na BIOS.

• Existia um problema de travamento do GRUB quando chegava nesse ponto da Instalação: foi resolvido colocando senha na BIOS.

O problema atual é que a instalação congela do nada, durante a instalação do grub, ou um pouco mais adiante que isso.

Estou usando o RUFUS em sua ultima versão para fazer o Pen drive Bootavel.

DISTRIBUIÇÕES QUE JÁ USEI: ubuntu-mate-20.04-desktop-amd64, ubuntucinnamon-20.04-desktop-amd64, ubuntu-14.04.6-desktop-amd64, linuxmint-20-mate-64bit, linuxmint-18.1-cinnamon-32bit, deepin-20Beta-desktop-amd64, ubuntu-20.04-desktop-amd64.

Você pode apelar e testar uma instalação do debian com lilo, só por desecargo de consciência.

Não tinha conhecimento dessa possibilidade. Tenho dúvidas. Dei uma procuradinha rápida e não achei a distribuição Debian com Lilo. Pode me ajudar com isso? Outra questão, posso fazer uma iso da distro Linux Mint com o Lilo injetado nela e tentar instalar ou é uma idéia ruim? Estou perguntando sobre o Linux Mint por conta do ambiente gráfico, mas se tiver dicas de como trocar o ambiente gráfico do debian após testes bem sucessidos, para o Mate por exemplo ai a pessoa que vai usar vai ficar satisfeita.

Na ultima vez que instalei ele tinha essa opção no instalador. No debian o ultimo passo de instalação é o gerenciador de boot. Se você na hora de fazer a instalação do grub, que é o gerenciador padrão, voltar para o menu de instalação deve aparecer a opção de instalar o lilo como gerenciador de boot.

boa sorte!

Todos com base Deb. e Grub. falharam na instalação. Lembrei do Manjaro, vou testar o XFCE pra ver o que rola.

Rufus faz tempo que não funciona pra mim. Sugiro Etcher ou Fedora Media Writer. Já testou várias distros, quem sabe vale a pena testar outro aplicativo aí. E verificar a ISO depois de fazer o pendrive de boot, não é impossível ser o pendrive.

Testei com pendrive diferente, e gravação de dvd também, também usei o etcher, mesmo problema.

Tente por exemplo o Manjaro/Fedora. Pode ser problema do Ubuntu

Tentei o Fedora, mesmo erro. Tem uma dica de um outro grupo que estou. Vou testar, e se der certo, vou postar aqui a resposta. Pra que todo mundo tenha acesso a ela.

Mas continuo aceitando ajuda aqui, enquanto não resolver.

As suas tentativas todas foram com a Família Ubuntu e com um beta do Deepin, então seria interessante tentar com outras bases, sugestões:

http://www.pclinuxosbrasil.com.br/

Caso queira tentar novamente o Deepin, recomendo usar o próprio criador de pendrive da distro:
http://cdimage.deepin.com/applications/deepin-boot-maker/windows/

É muito estranho isso acontecer justo com um Acer, esses notebooks normalmente estão entre os mais amigáveis para se mexer.

1 Curtida

Tentei o Deepin também, e não deu certo.

Mas, você tentou a versão beta e não a final segundo o seu relato.

^
^
^
Essa versão acima ainda está em desenvolvimento e ainda por cima terá uma mudança radical de interface, se quer tentar o Deepin, tem que tentar uma versão atual como essa:
https://sourceforge.net/projects/deepin/files/15.11/deepin-15.11-amd64.iso/download

Tente o OpenSuse, Manjaro e o PCLinux que mencionei.

Ou até Manjaro / Fedora…
Qualquer coisa fora da base debian para ver se continua o problema.

1 Curtida

Poderia detalhar o teste do seu HD?

Eu testei ele com o HD Tune, mas não apresentou bad block. Compreendo que vocês do grupo podem alegar que são testes insuficientes. Porém eu tirei o Hd do notebook, e pluguei um pendrive, como HD e em outro Pen drive eu usei para fazer a instalação, e no extato momento em que no HD dá problema, no Pen drive aconteceu a mesma coisa. Quando a instalação vai fazer a configuração do Grub a mesma trava. Tentei fazer a instalação de acordo com a orientação desse video que me passaram em outro grupo de ajuda: Installing Ubuntu / Lubuntu on Acer Aspire ES1 with UEFI - YouTube. E o mesmo ocorreu, no mesmo momento, a instação do grub.

Entendi. É que as vezes o pessoal não testa muito aí fica a pulga atrás da orelha.

To testando o Manjaro nesse exato momento, instalando ele, percebi uma diferença em relação ao que fiz antes, o espaço pro Boot Loader dele esta formatado em FAT32, se ele instalar até o final eu vou testar a mesma solução do tutorial do video, mas formatando o espaço de Boot Loader em FAT32 também.

1 Curtida

Manjaro, não deu, travou a instalação no mesmo momento.