Notebooks hybridos no linux

Fala pessoal tudo tranquilo?, tenho uma duvida tenho um notebook híbrido Intel/AMD e confesso que apanhei para fazer os drivers funcionarem, alguém tem notebook híbrido tambem e que possa compartilhar um pouco de como faz o processo? para que outros membros possam aprender, e compartilhar experiencias.
Meu notebook:
i3 5005U HD GRAPHICS 5500
RADEON R5 M330
4 GB RAM
SSD 256

1 curtida

Qual sistema você tá usando? Geralmente as pessoas recomendam o Pop!OS para notebooks híbridos, só que geralmente é por conta da combinação intel + nvidea. Mas, você pode tentar e ver no que dá. Outra opção é o manjaro, na parte inicial da instalação selecione drivers = nonfree, pode ser que ajude. Mas é só um palpite meu, nunca tive um note assim.

1 curtida

Nunca tive um notebook híbrido, e também nunca tive uma GPU AMD.

Os drivers Intel e AMD já são inclusos no kernel, eu acho que seria só instalar uma distribuição e usar. Você teve que fazer alguma coisa a mais?

1 curtida

Atualmente estou usando o debian com muito suor conseguir fazer o sistema usar a integrada no lugar do HD graphics

Eu instalei o driver nonfree para ter um melhor desempenho, e a dificuldade era trocar do hd graphics para a R5 integrada

Poderia compartilhar com a gente o que você fez pra conseguir?

Tenho um combo parecido (UHD 620 + R5 M230). Quase todas as distros que eu joguei nele reconheciam as duas tranquilamente e tinham um desempenho satisfatório com os drivers open source.

O único grande “configureba” que tive que fazer é ativar o Vulkan na minha Radeon (necessário se sua placa for Radeon R de primeira geração ou segunda geração). Artigo explicando como saber se esse é o caso e como ativar.

De resto, apps Vulkan pegam a AMD por padrão e apps OpenGL a Intel, sendo que DRI_PRIME=1 %command% nas opções de inicialização de jogos OpenGL o mandam para a AMD.

1 curtida