Notebooks híbridos, Vale a pena comprar um Com placa Nvidia ?

Olá pessoal. Chamo-me Samuel Cavalcanti e estou pensando em comprar um novo notebook.
Eu vou utilizar o notebook tanto para jogos quando para estudo. Tudo no linux. Sabendo dos problemas da Nvidia com os notebooks e da AMD liberando o código dos seus drivers. Será que hoje é mais interessante comprar um notebook com uma placa AMD integrada ou a Nvidia ainda se sai melhor nos notebooks híbridos ?
Afinal quem é melhor para os notebooks pensando em linux AMD ou Nvidia ?

desde já, grato pela sua atenção :slight_smile:

Olá, a questão dos gráficos híbridos no linux costumava ser um problema, felizmente isso está mudando, comprando um note com placa da Nvidia você terá suporte de driver e a aplicação nvidia-settings, onde você pode facilmente alternar entre as placas de vídeo com um único clique. No caso da AMD, você terá os drivers oficiais se o modelo da placa for recente, se for antiga, usará drivers genéricos, ambos funcionam perfeitamente, mas para alternar entre as placas é via terminal com alguns comandos e um pouco de quebra cabeça, não muito intuitivo. Eu recomendaria a placa da Nvidia especificamente para o linux.

Se quer poder de fogo, sem dúvida Nvidia! E se precisar de drivers, vc consegue instalar manualmente os proprietários (em sua última versão).

AMD esqueça drivers proprietários… é uma novela conseguir instalar. Por isso a galera recomenda usar o driver aberto, é o quebra galho.

O Linus Torvalds (criador do Linux) não recomenda…

2 curtidas

o que não recomenda, AMD , Nvidia ou notebooks híbridos ?

Mas a AMD abriu o código fonte. Pelo que eu entendi não tem mais código proprietário.
Estou usando nesse exato momento um notebook da Dell com uma placa dedicada Nvidia.
E no windows esse sistema era tão fluido que nem sabia da existência desse problema.
Depois que aprendi a usar o Arch linux, não tive dificuldade em instalar os drives da Nvidia.
Será que alguém já teve um notebook com placa dedicada da AMD para me dizer o desempenho dela no linux ?

1 curtida

Há a possibilidade de instalar o driver proprietário - inclusive tem uma interface para gerenciar a GPU - apenas para as placas novas. O driver genérico apenas faz funcionar a GPU… vc não tem como controlar ela e o cooler vai a loucura - drena a bateria rapidinho.

A pouco tempo circulou um console de controle de GPU… da AMD; em meu notebook simplesmente não reconheceu a placa; apesar de eu fazer funcionar ela de outras formas.

1 curtida

Na minha humilde opniao, por hora não. Compensa mais comprar um notebook somente com a GPU do processador junto com um desktop com mais poderia de “fogo”. Enquanto a NVIDIA e as distros trabalharem juntas para solucionar alguns problemas com os notebooks híbridos, não recomendo. E segundo o Alfredo Heiss (da AMD), se vc tiver um notebook hibrido com GPU da AMD, o RegataOS é a melhor opção no momento. Tweet dele falando isso (do RegataOS).

1 curtida

Então podemos chegar a um consenso que a Nvidia é a melhor em placas de vídeo dedicadas para notebooks ?

1 curtida

Na minha opiniao a unica vantagem que a NVIDIA te traz é a performance, de resto a NVIDIA apenas te limita a usar o melhor do mundo LINUX.